ZAMIOCULCA: Guia Completo com 10 Passos sobre a Planta
ZAMIOCULCA – Procurando uma planta de casa de baixa manutenção? Acabou de encontra-la!
Também conhecida como a Joia do Zanzibar, caracterizada por suas folhas verdes brilhantes e ovais, as plantas ZZ são excelentes para qualquer casa ou escritório.
As Zamioculcas são notórias por serem plantas caseiras de baixa manutenção e fáceis de cuidar que até mesmo os jardineiros mais inexperientes conseguem manter vivas.
De nome científico Zamioculcas Zamiifolia, é originária da África Oriental e pertence à família das Aráceas. É uma planta tropical perene que chama atenção pela sua beleza peculiar.
Tudo que elas precisam para crescer é luz adequada e uma boa rega a cada duas semanas. No entanto, não se preocupe muito em esquecer de regar sua planta, pois elas crescem de rizomas que as ajudam a armazenar água sob o solo, tornando-as uma planta ‘tolerante à seca’.
Felizmente, as Zamioculcas não são propensas a nenhuma praga em particular. No entanto, fique atento a pragas comuns de plantas domésticas , como percevejos, mosquitos de fungo e pulgões, pois também podem ser infestadas por essas pragas.
As plantas ZZ têm folhas naturalmente brilhantes que podem começar a parecer opacas com o tempo, à medida que a poeira se acumula. Nunca limpe as folhas de uma planta com um brilho de folha comercial, pois isso obstruirá os poros da planta! Em vez disso, limpe suavemente a poeira e resíduos com uma toalha úmida para restaurar seu brilho.
Como cuidar:
Luz
As Zamioculcas são tolerantes a uma ampla gama de condições de iluminação, o que as torna adequadas para o cultivo interno. Embora possam sobreviver “tecnicamente” sem luz natural , elas se dão melhor com luz indireta e brilhante e podem rapidamente ficar estioladas quando não recebem luz suficiente. No entanto, evite a luz solar direta, pois isso pode queimar as folhas de uma planta.
Solo
Essas plantas não são excessivamente exigentes quanto ao meio de envasamento, desde que seja bem drenado. A maioria das misturas de envasamento padrão deve ser suficiente para a Zamioculca.
Se for necessária drenagem adicional, misturar terra vegetal com perlita ou areia ajudará.
Água
Graças aos seus rizomas grossos, as Zamioculcas são extremamente tolerantes à seca e podem lidar com irrigação pouco frequente. Em geral, devem ser regadas assim que o solo secar completamente – geralmente uma ou duas vezes por semana, dependendo das condições de cultivo.
Mas, se necessário, podem sobreviver meses sem água, então é melhor regá-la sem excesso.
Temperatura e Umidade
A temperatura média doméstica e a umidade são boas para as plantas ZZ. Em geral, as plantas não toleram bem temperaturas frias, portanto, evite colocar a planta em um local próximo a correntes de ar ou áreas particularmente muito frias de sua casa. Também Não requerem condições especiais de umidade.
Fertilizante
Geralmente, as Zamioculcas não requerem fertilização regular para prosperar. No entanto, para manter a planta em ótima saúde, fertilize com adubo para plantas de interior diluído até a metade, uma a duas vezes durante sua estação de crescimento ativa.
Envasamento e troca de vaso
As plantas ZZ devem ser replantadas apenas depois de terem crescido mais do que o seu recipiente de envasamento anterior. Isso geralmente é evidente pelos rizomas sob o solo pressionando contra a borda do recipiente ou deformando a forma do recipiente, caso for de material flexível.
Como acontece com a maioria das plantas de interior, geralmente é uma boa ideia esperar até a primavera ou verão para replantar as plantas ZZ, pois elas serão mais capazes de tolerar distúrbios durante o período de crescimento ativo. Certifique-se de escolher um recipiente de envasamento com orifícios de drenagem para sua planta.
Propagação
As plantas Zamioculcas propagam-se de duas maneiras principais: por divisão e por cortes de folhas.
A propagação por divisão é a maneira mais simples de criar mais plantas – basta separar os rizomas na próxima vez que você replantar sua planta e plantar em um recipiente separado.
Alternativamente, também podem ser propagadas por estacas de folhas. Pegue uma muda da planta madura que tenha pelo menos duas folhas e uma parte do caule e plante-a em uma mistura de solo bem drenada. Coloque a estaca em um local quente que receba luz forte (mas não direta) ao longo do dia. Este método leva mais tempo do que a propagação por divisão e você pode esperar de seis a nove meses antes que novos rizomas comecem a crescer!
Variedades de Zamioculcas
Zamioculcas zamiifolia Raven: uma variedade relativamente nova que se distingue por sua folhagem roxa-marrom escura.
Zamioculcas zamiifolia Variegada: caracterizada por folhagem verde, variegada de branco e amarelo. A variegação desaparece se não receber luz adequada.
Toxicidade das Zamioculcas
Durante o início da década de 2010, circularam rumores de que as Zamioculcas eram tão tóxicas que podiam causar câncer e que deveriam ser evitadas a todo custo. Embora isso tenha provado ser falso, infelizmente, elas são levemente tóxicas para humanos e animais de estimação, pois todas as partes da planta contêm cristais de oxalato de cálcio.
Os sintomas de toxicidade das plantas ZZ incluem irritação na área afetada e mal-estar estomacal se consumido.
Zamioculcas com folhas amarelas: o que fazer?
Como já falado, é melhor pecar pela falta do que pelo excesso de água. Com o solo encharcado, as folhas podem amarelar e apodrecer o rizoma da Zamioculca, que nada mais é do que o caule subterrâneo dela. Caso algumas folhas mudem de coloração, é importante removê-las para não comprometer a sua saúde e, assim, cuidar novamente para que isso não aconteça, regando só quando realmente o substrato estiver seco.
Embora as folhas tenham apenas alguns centímetros de comprimento, elas são carnudas, brilhantes, com variedades de tons de verde, vibrantes e agradáveis de se olhar. Isso torna a planta comum e popular, mas também única e, portanto, uma adição interessante para qualquer ambiente.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481