A Compostagem é a melhor maneira de adubar suas plantas, porque é orgânica!
Adubo Natural | Mas, além de restos de vegetais e frutas, você sabia que as folhas secas e aquelas que caem das árvores também funcionam muito bem para fazer uma compostagem nutritiva para seu jardim?
O que é o composto com folhas?
O composto com folhas é uma mistura de folhas e materiais orgânicos, como aparas de grama ou desperdício de alimentos. O melhor de tudo é que o composto é simples de fazer! Porém, isso leva tempo. Portanto, paciência é uma obrigação.
Como fazer seu Adubo Natural?
- Coloque as folhas que você juntou com a limpeza do seu quintal em uma caixa de compostagem ou empilhe-as em um canto do seu quintal.
- Cubra as folhas com um item rico em nitrogênio, como aparas de grama, desperdício de alimentos ou esterco.
- Construa a pilha até que ela esteja com um metro e meio de altura e largura. Alterne entre folhas e um produto nitrogenado. Uma boa regra é usar quatro partes de folhas por nitrogênio de uma parte.
- Vire o composto uma vez por mês. Mas, no inverno, o processo de compostagem costuma parar por causa das temperaturas frias. Portanto, apenas vire o composto no inverno se ele estiver isolado.
- Verifique a umidade. Se você encontrar partes secas, adicione água. Se o seu composto cheira a podre ou parece encharcado, seque-o adicionando ingredientes como folhas, palha ou serragem.
- Continue virando e monitorando a umidade do seu composto até que esteja pronto. O composto final é de cor escura, textura seca e quebradiça e cheira a terra. Se você virar a pilha continuamente, poderá adubar em alguns meses.
Mas, tem como acelerar esse processo (Adubo Natural)?
Se você deseja criar um composto tradicional, use estas dicas para ter sua compostagem um pouco mais rápido:
- Vire a pilha toda semana ou duas, em vez de mensalmente.
- Certifique-se de usar as dicas de rega acima. Uma pilha muito seca ou muito úmida levará mais tempo.
- Mantenha caixa de compostagem bem fechada ou empilhe com plástico para ajudar a reter a umidade.
Que tal começar seu jardim? Deixe nos comentários suas experiências!
Conheça o Canal da NATURARTE NO