Mundo Naturarte

SAMAMBAIAS: 24 DICAS PARA Aprender A CULTIVAR

As samambaias constituem uma divisão antiga de plantas, algumas delas tão antigas quanto o período carbonífero (começando há cerca de 358,9 milhões de anos) e talvez mais antigas.
Planta de milhões de anos

SAMAMBAIAS | Você já deve ter visto um vaso de samambaia pelo menos em uma casa que você esteve, não é mesmo?

 Elas constituem uma divisão antiga de plantas, algumas delas tão antigas quanto o período carbonífero (começando há cerca de 358,9 milhões de anos) e talvez mais antigas. 

O número de espécies existentes de samambaias é de cerca de 10.500, mas as estimativas vão até 15.000, o número variando porque certos grupos ainda são pouco estudados e porque novas espécies ainda estão sendo encontradas em áreas tropicais inexploradas.

Neste artigo você vai saber tudo sobre as Samambaias, que nos remete ao tempo de infância quando íamos visitar nossas avós e lá estavam elas enfeitando as varandas.

Características Gerais

Habitam áreas quentes e úmidas do mundo

Estas plantas são extremamente diversas em habitat , forma e métodos reprodutivos. Em tamanho, variam de plantas finas e finas com apenas 1–1,2 cm de altura a enormes samambaias de 10 a 25 metros de altura. 

A maioria das samambaias habita áreas quentes e úmidas do mundo. Crescendo em áreas tropicais, e poucas são encontradas em lugares secos e frios.

Florestas tropicais

Algumas samambaias crescem das fendas de exposições rochosas nuas e abertas, outras em pântanos . O gênero de samambaia mais conhecido em grande parte do mundo, Pteridium, é caracteristicamente encontrado em campos antigos ou florestas desmatadas, onde na maioria dos lugares é frequentemente seguida por vegetação lenhosa.

Algumas crescem nas fendas abertas de rochas

Distribuição e abundância

Elas se naturalizaram e se espalharam pela floresta nativa.

Geograficamente, as samambaias são mais abundantes nos trópicos.  As regiões árticas e antárticas possuem poucas espécies. 

Além disso, muitas das espécies crescem  nos troncos e galhos das árvores. Várias famílias são quase exclusivamente tropicais, por exemplo: Marattiaceae , Gleicheniaceae , Schizaeaceae , Cyatheaceae, Blechnaceae e Davalliaceae. 

Algumas espécies de samambaias foram introduzidas em áreas tropicais ou subtropicais (por exemplo, sul da Flórida e Havaí ) e, em alguns casos, se naturalizaram e se espalharam pela floresta nativa.

Duas espécies do Velho Mundo ( Cyclosorus dentatus e Macrothelypteris torresiana ) foram introduzidas na América tropical por volta de 1930 e agora estão entre as espécies mais comuns, mesmo em algumas áreas remotas.

Cyclosorus dentatus
Macrothelypteris torresiana

Devido à sua capacidade de se dispersar por esporos e de se autofertilizar, parece lógico supor que as samambaias possuem maiores poderes de dispersão e estabelecimento a longa distância do que as sementes de outras plantas.

Esporos ficam no verso das folhas

Importância para os humanos

Também têm sido usadas como uma fonte secundária de alimento

Como grupo de plantas, as samambaias não têm grande valor econômico.  Muitas espécies diferentes têm sido usadas como uma fonte secundária de alimento e como medicamento em várias partes do mundo. 

Ciclo da vida

Brotinhos

A samambaia típica, um esporófito , consiste em caule , folha e raiz. O esporófito da maioria das samambaias é perene (vive por vários anos) e se reproduz vegetativamente pela ramificação do caule subterrâneo semelhante a uma raiz, ou rizoma , freqüentemente formando grandes colônias.

Ecologia

Gostam de áreas sombreadas e úmidas

Ecologicamente, as samambaias são mais comumente plantas de florestas úmidas sombreadas de zonas temperadas e tropicais. 

Algumas espécies de samambaias crescem igualmente bem no solo e nas rochas; outros estão confinados estritamente a habitats rochosos, onde ocorrem em fissuras e fendas de faces de penhascos, pedras e taludes.

As samambaias crescem ao ar livre. Elas aparecem mais após as chuvas e seu crescimento e ciclo de vida são realizados rapidamente, provavelmente como uma adaptação à necessidade de fazer uso rápido da água. 

Cresce rápido ao ar livre

Os parasitas e animais que mais atacam as samambaias são os fungos , caracóis, lesmas e vários besouros. No entanto, folhas parcialmente comidas ou danificadas por insetos não são comumente observadas na maioria das espécies de samambaias, o que sugere que elas podem conter substâncias repulsivas que afastam os parasitas. 

Parasita comum

Como cuidar de samambaia dentro de casa?

Se adapta fácil

A samambaia se adapta facilmente a lugares com pouca luz, não sendo necessária muita manutenção. Veja a seguir 6 dicas para cuidar de samambaias dentro de casa:

Escolha um local adequado para acomodá-la

Precisa receber sol levemente

A samambaia deve ser colocada em um ambiente com sombra, mas não pode deixar de receber os raios de luz de forma suave. Por isso, o local mais adequado para cultivá-la é próximo à janela.

Só fique atento para deixá-la longe das janelas que estejam a leste ou oeste porque recebem alta incidência de luz solar. Prefira as janelas voltadas para o sul ou norte.

Prefira colocar a samambaia em um vaso de plástico ou fibras vegetais, já que os de barro não retém tanta umidade que é o que ela mais precisa. Se quiser aumentar a umidade do lugar, use um umidificador no local.

Mantenha a temperatura frequente

Ótima no banheiro

A temperatura de sua casa precisa estar próxima dos 21º, já que as samambaias não são criadas em ambientes frios abaixo de 15º. Se onde mora estiver com o clima abaixo dessa temperatura, você precisa encontrar formas para aumentar a temperatura.

Uma boa dica é colocar a planta dentro do banheiro porque é um dos lugares mais úmidos da casa. Se tiver chuveiro elétrico, melhor ainda porque o calor ajuda a aumentar a temperatura do ambiente.

Como regar

Precisa de regas todos os dias

Como falado anteriormente, as samambaias devem ser cultivadas em ambientes úmidos e os solos também precisam estar úmidos, porém não encharcados. Por isso, você precisa regá-la todos os dias, mas faça isso pausadamente e se certifique de que o substrato não esteja cheio d’água, mas apenas úmido.

Adube as samambaias regularmente

Escolha um adubo próprio para elas

Para adubar as samambaias será necessário encontrar um bom adubo. Para isso, procure alguns centros de jardinagem para comprar um adubo de plantas caseiras. Você precisa especificar que a espécie é a samambaia.

Posteriormente, você deve aplicá-lo mensalmente nas samambaias para que elas recebam os nutrientes necessários que não são proporcionados no plantio. Entretanto, você precisará aguardar em torno de seis meses após o plantio no vaso para começar a adubá-la.

Pode as samambaias quando necessário

Use uma tesoura de poda

Não é por estar dentro de casa que as samambaias não ficam expostas a doenças. Apesar de serem resistentes, se não tiverem em ambientes úmidos, algumas doenças podem aparecer.

Caso isso ocorra, corte as áreas que estiverem parecendo danificadas. Se ela não estiver sendo cuidada, pode chegar a morrer.

Nesse momento, você precisa usar uma tesoura de poda para remover a parte danificada. Entretanto, se a planta inteira parecer estar doente, é melhor retirá-la do ambiente para evitar que a doença se prolifere para as outras plantas.

Faça o transplante das samambaias

Mude de vaso

Como a samambaia é uma planta que cresce rápido, é capaz dela ultrapassar o tamanho do vaso. Para evitar isso, o ideal é fazer o transplante da samambaia para um vaso maior.

Antes de fazê-lo, você precisa observar a saúde da planta. Porém, após seis meses você precisará fazer o transplante de qualquer forma.

Como cuidar de samambaia no jardim ou quintal

É bem simples

Cuidar de uma samambaia em seu quintal ou jardim acaba sendo mais simples do que fazer isso dentro de casa. Mesmo assim, você precisará de alguns cuidados.

Veja os 4 procedimentos que devem ser feitos:

Mantenha o solo da samambaia sempre úmido
Importante manter o solo úmido

Se você mora em uma região que não chove muito e se não regar as samambaias diariamente, elas correm o risco de ficarem doentes e até morrerem. Por isso, regue as samambaias para deixar o solo sempre úmido.

Para ajudar a conservar a umidade e deixar o ar mais úmido, deixe a samambaia sempre junto de outras plantas criando um ambiente onde cada planta irá ajudar o ar ficar mais fresco e úmido.

Adube as samambaias
Após 6 meses do plantio, adube a samambaia

Toda samambaia precisa ser adubada. Entretanto, o correto é fazer isso somente seis meses após ela ter sido plantada. Dessa forma, a samambaia crescerá muito mais rápido e de forma saudável.

Ao escolher um adubo, prefira o orgânico em spray. Mas antes de aplicá-lo, siga todas as instruções da embalagem.

Você ainda pode adicionar uma fina camada de composto e aproveite para colocar húmus de minhoca ao solo. Isso ajuda a melhorar o ambiente de crescimento para as samambaias.

Corte a samambaia em casos de doenças
A parte danificada deve ser cortada

Os predadores naturais da samambaia são as lesmas e algumas doenças muito raras. Por isso, dificilmente você precisará podá-la. Contudo, caso você perceba que as folhas estão doentes ou danificadas, corte a parte doente com uma tesoura de poda.

Transplante quando necessário

As samambaias crescem muito e podem incomodar com o tempo, dependendo do espaço em que elas estiverem sendo cultivadas. Por isso, divida as samambaias e faça o transplante delas.

Divida a samambaia

E para finalizar, mais 14 dicas sobre os cuidados com a samambaia

São ótimas para decorar

Agora que você aprendeu como cuidar de samambaia, deu para perceber que apesar dela ser uma planta simples, exige alguns cuidados essenciais.

Portanto, escolha onde você pretende cultivá-la e deixe o ambiente do seu lar ainda mais belo!

Conheça também o Canal da NATURARTE NO

Sair da versão mobile