20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços | Plantas de casa são uma maneira testada e comprovada de trazer cores vibrantes para sua casa e trazer a natureza para dentro. Sem falar que as plantas são uma ótima maneira de purificar o ar da sua casa .
Filodendros grandes e bonitos e palmeiras majestosas são perfeitos para dar o toque final a qualquer ambiente e para preencher cantos e paredes vazias. No entanto, plantas enormes como essa nem sempre são as melhores para apartamentos pequenos casas pouco espaçosas. Felizmente, existem muitas opções de pequenas plantas de interior que podem ajudar a dar o toque certo de verde sem ocupar muito espaço!
Plantas pequenas de interior para pequenos espaços, como suculentas e plantas áreas, como tilandsias, são perfeitas para adicionar vegetação à sua mesa ou mesa de cabeceira. Plantas um pouco maiores, como lírios da paz, podem ocupar algum espaço no chão, mas não sobrecarregam nenhum canto da sala com folhas exuberantes ou raízes grandes.
A melhor parte sobre a maioria plantas pequenas de interior é que elas podem caber em quase qualquer lugar da sua casa. Você pode até ser criativo! Pense em adicionar algumas plantas pequenas em lugares inesperados, como perto da janela do banheiro, em um vaso suspenso ou até mesmo na parede com um jardim vertical que economiza espaço.
Vamos conhecer as plantas que irão enfeitar a sua casa na lista abaixo:
2o Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços
Para ajudá-lo a começar, reunimos nossas pequenas plantas de interior favoritas e incluímos algumas dicas para estilizá-las em um espaço pequeno . Dê uma olhada e veja quais você pode aplicar ao seu próprio espaço.
1. Planta aérea
As plantas aéreas são plantas interessantes, pois não precisam de solo para sobreviver. Elas são ótimas se você estiver procurando por uma planta pequena e não quiser lidar com vasos ou solo. Se você optar por abrigar sua planta aérea em um terrário, certifique-se de que ela tenha uma abertura para que haja bastante circulação.
Para manter sua planta saudável, procure um local com boa circulação de ar e claridade natural (não sol direto). Para regar: borrife água três vezes por semana.
2. Aloe Vera
Aloe vera é uma planta suculenta que cresce em climas tropicais ao redor do mundo. No coração de suas folhas, há um uma substância gelatinosa, usado em múltiplos produtos farmacêuticos, cosméticos e dermocosméticos.
Tida como a “planta da imortalidade” no Antigo Egito, ela é famosa pelas propriedades analgésicas, regenerativas e antioxidantes, além de ser altamente nutritiva: a polpa das folhas, mesmo com 95% de água, é rica em vitaminas e minerais e contém 20 dos 22 aminoácidos existentes.
3. Antúrio
Antúrios de portes mini e pequeno são perfeitos para adicionar um toque de cor brilhante a qualquer cômodo da casa sem ocupar muito espaço. Eles podem tolerar todos os tipos de luz, mas crescerão melhor com luz indireta brilhante.
Por sua delicadeza e aspecto exótico, a planta também é símbolo de luxo e bom gosto. Presentear com ela significa desejos de fortuna e boa sorte. Com sua flor em forma de coração, muitas vezes também é associada ao amor.
4. Samambaia Aspargos
Ao contrário do seu nome, a samambaia espargos é na verdade uma parte da família do lírio (liliaceae). Se possível, dê a esta planta algum espaço para respirar em ambos os lados para que suas folhas possam se espalhar. Ele irá adicionar um belo toque de verde em qualquer prateleira ou me
É uma planta muito resistente, que cresce em terrenos muito difíceis e rochosos.
5. Fenestraria
Essas lindas plantas também vêm da família das suculentas. Seu nome popular, Dedos de bebê, deriva de sua pequena estatura e semelhança com os dedos dos pés de uma criança.
A planta é nativa da região costeira da África do Sul, incluindo Namaqualand na Namíbia. é bem resistente ao clima subtropical brasileiro.
O botânico da planta dedos de bebê origina-se da palavra latina fenestra, que significa janela, referindo-se à qualidade única de janela translúcida do dedo do pé do bebê nas pontas achatadas que permitem a passagem da luz.
6. Pilea
Essas lindas plantas são conhecidas por suas lindas folhas redondas e pela dificuldade de obtê-las. As pileas também são chamadas de plantas missionárias. Isso ocorre porque o missionário norueguês Agnar Espergen levou mudas para casa na década de 1940 e as compartilhou com seus entes queridos. Foi assim que a planta acabou se espalhando pelo mundo. Essas plantas são fáceis de propagar, portanto, a maneira mais fácil de adquirir a sua é encontrar um amigo ou uma troca on-line disposta a ajudá-lo.
7. Echeveria
A echeveria é um dos tipos mais comuns de suculentas. Plantas pequenas como essas são mais comumente encontradas em mesas de escritórios e residências devido ao seu fácil cuidado e tamanho pequeno. Uma causa comum de morte, no entanto, é o excesso de água. Certifique-se de deixar o solo de suas plantas secar completamente antes de regar e deixar o vaso em local com muita luminosidade natural..
8. Planta Jade
As plantas jade são mais conhecidas por suas folhas grossas e ovais. Elas podem viver por anos, desde que recebam os devidos cuidados. Para manter as folhas da sua planta bonitas e brilhantes, limpe-as de vez em quando para evitar o acúmulo de poeira. Isso manterá as folhas brilhantes e aumentará sua capacidade de absorver a luz solar.
9. Kalanchoe
Kalanchoes são uma variedade de plantas com flores conhecidas por suas belas flores. Coloque-as perto de uma janela para que tenham bastante energia para florescer. A kalanchoe também é da família das suculentas, por isso prefere solo seco e bem drenado.
Também é conhecido como flor-da-fortuna e possui um significado especial para presentear amigos e familiares, pois é considerado uma planta que traz alegria e proteção. Além disso, é visto como um sinal de amizade e símbolo de agradecimento.
10. Lithops
Muitos se referem aos lithops como “pedras vivas”, uma vez que essas plantas se assemelham a seixos e pequenas pedras. Como as suculentas, essas pequenas plantas podem sobreviver em temperaturas quentes e pouca água.
Os Lithops geralmente florescem no Outono Inverno e apenas uma flor por fenda, apresentaram mais de um par de folhas. Ao contrário da maioria das plantas, os Lithops entram em dormência no verão, nessa altura a escassez de água é elevada e estas suculentas entram em dormência com o objetivo de se protegerem.
11. Bambu da Sorte
Essas pequenas plantas podem crescer tanto no solo quanto na água. Se você optar por cultivar seu bambu da sorte na água, substitua a água a cada 7 a 10 dias e use água filtrada, se possível. Se você plantá-lo no solo, certifique-se de regá-lo quando a primeira polegada de seu solo começar a secar.
12. Oxalis
Essa variedade específica de oxalis também é conhecida como “trevo roxo” ou “trevo falso”. Ganhou esse nome por causa de sua semelhança com o trevo irlandês, mais conhecido como trevo de três folhas. Além de seu nome, também é conhecido por sua natureza fotofílica. Isso significa que suas flores e folhas abrem e fecham em resposta à luz.
O gênero de plantas Oxalis é nativa de diversos lugares ao redor do globo, e é conhecida como falso trevo, pois os trevos verdadeiros que conhecemos pertencem ao gênero Trifolium. São lindas espécies que enfeitam diversos jardins ao redor do mundo. O gênero leva esse nome devido a sua alta concentração de ácido oxálico, que é usado como componente para substâncias limpadoras.
As folhas das plantas do gênero Oxalis, muitas vezes, tem um sabor agradável ao paladar, e ao mesmo tempo ácido, devido ao componente químico que dá nome a planta. Podem ser consumidas por inteiro, desde as folhas, flores e bulbos, em pequenas quantidades. Entretanto, o uso mais comum das espécies de Oxalis é decoração ornamental, categoria em que fazem a diferença.
13. Lírio da Paz
Os lírios da paz são uma das melhores plantas que você pode ter em casa devido à sua variedade de tamanhos, aparência atraente e capacidade de limpar o ar. Os lírios da paz também podem prosperar sob luz fluorescente, por isso são perfeitos para quartos com pouca ou nenhuma luz natural.
o lírio-da-paz é popularmente conhecido por seu poder de “absorção” de energias negativas de ambientes e pessoas. A flor é resistente a espaços internos, por isso é uma ótima opção para decorar todos os ambientes da casa, como varanda, sala de estar, quarto ou cozinha.
Chiques sem esforço, eles irradiam tranquilidade e simplicidade, mas às vezes podem ser um pouco temperamentais. Eles preferem solo úmido, mas a boa notícia é que essas plantas avisam quando estão com sede, pois as folhas caem.
14. Peperômia
As folhas de Peperomia crescem em cachos apertados, tornando-as escolhas ideais para pequenas prateleiras ou escrivaninhas. Suas folhas grossas podem reter água e permitir que aguentem períodos de tempo sem hidratação. Eles também podem sobreviver sob luz fluorescente, mas crescem melhor com luz solar indireta e brilhante.
A peperômia é uma das plantas queridinhas por quem ama ter a casa sempre verde. Fáceis de cuidar, elas são ótimas para o cultivo em ambientes internos.
15. Fitônia
São plantas coloridas que fornecem uma pitada inesperada de cor a qualquer prateleira ou mesa. Essas pequenas plantas são comumente conhecidas por sua cor verde, mas recentemente se tornaram disponíveis em outras cores (como vermelho, rosa e branco). Embora prefira a luz solar indireta, um pouco de luz solar direta durante as primeiras horas do dia é bom para sua planta se ela ainda não estiver muito colorida.
Às vezes a Fitônia também pode ficar murcha e com algumas folhas amareladas por excesso de água. Por isso, é importante ter um vaso com furo, para eliminar o excesso de água das regas. E sempre verifique como está a umidade da terra antes de se regar novamente.
16. Pothos
As plantas Pothos são plantas de videira que podem facilmente enfeitar uma estante de livros ou uma parede lisa com suas folhas. Eles são outra planta popular que purifica o ar. Sua aparência elegante e habilidade de purificação do ar os tornam uma boa escolha para um escritório doméstico ou sala de estar.
Dentro de casa, a planta pothos geralmente se limita a cerca de 2 a 3 metros. Suas folhas são brilhantes e cerosas com um notável formato de coração pontiagudo e geralmente são verdes ou variegadas em branco, amarelo ou verde pálido. É raro que floresçam ou produzam bagas, especialmente dentro de casa, mas certas variedades podem ter pequenas flores brancas sem pétalas que apresentam pequenas bagas.
Com uma enorme variedade de folhagens de cores diferentes para escolher; verde neon e verde azul prateado são apenas duas opções marcantes, você pode adicionar impacto real a praticamente qualquer cômodo da casa. As hastes carnudas podem atingir mais de 20 metros na natureza, mas provavelmente atingirão menos em ambientes fechados. Apare se necessário.
17. Violeta
Para um crescimento saudável, as violetas precisam de luz natural, por isso, não deixe os vasos em locais escuros. Apesar de gostarem de luz, é indicado que a flor não esteja em contato direto com os raios solares, pois podem queimar e danificar a planta. O recomendado é meia-sombra, seja dentro de casa ou no jardim.
Assim como a maioria das flores, a violeta necessita de água para florescer. Porém, tenha bastante cuidado na hora de regar! Quando muito molhada, a flor pode estar mais propensa a criar fungos e, consequentemente, apodrecer. Assim sendo, é recomendado manter o solo úmido, mas não encharcado. E lembre-se de molhar a terra e não as flores e as folhas que podem manchar.
18. Sanseveria
Essas plantas são fáceis de cuidar e também são úteis para purificar o ar. Crescem verticalmente, por isso são ideais para cantos apertados que precisam de um pouco de vegetação. Podem crescer em uma variedade de condições de luz, mas prosperam melhor sob luz solar indireta. Por serem originárias do deserto, elas também podem suportar longos períodos de tempo sem água. Você deve deixar o solo secar entre as regas.
Historicamente, as Sansevierias foram valorizadas nas culturas chinesa, africana, japonesa e brasileira. É um elemento de decoração popular para uma infinidade de espaços. Existem cerca de 70 espécies diferentes de sanseveria, nativas da África, Madagascar e sul da Ásia. Foi originalmente valorizada por suas fibras, que foram usadas para fazer cordas e cestos.
19. Planta Aranha
Essas plantas têm muitas folhas longas e finas que saem de seus vasos. As plantas aranha são interessantes plantas suspensas graças às suas folhas pendentes. Os outros apelidos da planta-aranha incluem a “planta de avião” e a “planta de fita” – graças à sua folhagem icônica.
É uma planta purificadora do ar. Ou seja, ter esta planta em casa ajuda a filtrar e purificar o ar do vosso lar. Para além de absorverem o dióxido de carbono e produzirem oxigénio, eliminam o monóxido de carbono e combatem outras toxinas e impurezas como o benzeno, o formol e o xileno.
Um fato curioso sobre plantas de aranha é que seus brotos de crescimento rápido produzem brotos menores para o lado que você pode replantar. Além disso, eles prosperam melhor em sol parcial e indireto
20. Colar de Pérolas
A planta colar de pérolas é uma planta cada vez mais popular com uma aparência única. Sua folhagem perolada paira sobre o recipiente e é uma peça de decoração atraente para todos os seus convidados. Esta planta fofa é mais um membro da família das suculentas e, portanto, requer muita luz e pouca água.
Raramente produzem pequenas flores brancas e pouco chamativas, mas seu aroma assemelha-se ao da canela. É uma planta que se adapta a climas amenos, com temperaturas sempre acima de 5ºC.
É uma planta excelente para vasos e jardineiras, cultivada como planta ornamental e de fácil manutenção, quais podem ser plantadas em estufas, varandas e sacadas.
Como estilizar pequenas plantas de interior em espaços pequenos
A falta de espaço é um convite para inovar e ver como você pode adicionar folhagens à sua casa! Você pode simplificar com alguns pequenos vasos de plantas ou ser criativo com jardins de parede para aproveitar seu espaço vertical escolhendo plantas pequenas de interior para pequenos espaços.
Pequenos projetos como terrários de plantas modernas e jardins de cordas kokedama, são outras maneiras de incorporar pequenas plantas de interior em seu pequeno espaço.
Além de serem divertidos e decorativos, os terrários também são fáceis de cuidar e simplesmente lindos. Se você está procurando um elemento de decoração ou uma ideia de presente exclusiva, considere fazer um terrário.
Pequenas plantas de interior são as mais versáteis que você pode encontrar. Comece escolhendo algumas para ver onde elas se encaixam. A partir daí, você terá uma ideia do que funciona melhor no seu espaço e quais outras plantas deseja adicionar!
Se você deseja ser um pouco mais criativo, por que não tentar fazer um suporte de planta de escada ou um jardim vertical? Esses projetos permitem que você tenha um divertido jardim interno sem ocupar muito espaço utilizando plantas pequenas de interior. Vasos de parede e suspensos exclusivos são o caminho a seguir se você estiver com pouco espaço.
As plantas pequenas de interior que você escolher deve funcionar para o seu estilo de vida e preferências. Ter uma planta é um processo de aprendizado e pode ser um pouco estressante se você for novo nela ou tiver muitas outras obrigações na vida.
Portanto, opte por plantas pequenas de interior para pequenos espaços de baixa manutenção se estiver apenas começando a vida dos pais da planta. Quando se trata do que vai prosperar em sua casa, você deve avaliar a quantidade de luz que seu espaço recebe. As plantas têm necessidades de iluminação um tanto específicas, portanto, selecionar uma planta que corresponda ao seu nível de luz significa que ela prosperará.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481
20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços
20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços 20 Plantas Pequenas de Interior Para Pequenos Espaços