Mundo Naturarte

SOL PLENO? Conheça 10 SUCULENTAS que não gostam e que são de Interiores

Suculentas que não são de Sol Pleno
Suculentas que gostam de meia sombra

10 Suculentas que não gostam de Sol Pleno | Existe tanta diversidade na natureza que entre as plantas, como acontece com os seres humanos, há gosto pra tudo. Assim, ainda que as suculentas sejam um grande grupo que cresce a sol pleno, há algumas que preferem um local sombreado, onde só bata claridade.

As suculentas continuam entre as plantas de interior mais populares, mas para aquelas pessoas que não têm um local claro e ensolarado para cultivá-las, elas podem ser um desafio. 

No entanto, se sua casa ou apartamento não tiver uma janela para o sol, ainda há esperança. 

É importante entender que condições de pouca luz e nenhuma luz não são a mesma coisa.

Nenhuma planta pode viver sem luz. As condições de pouca luz são um local longe de uma janela dentro de casa ou em um ambiente com sombra leve ao ar livre.

Por exemplo, uma planta suculenta colocada em uma mesa de jantar ou em uma prateleira longe de uma janela em uma sala bem iluminada está em um ambiente com pouca luz.

Ao ar livre, as plantas que recebem luz solar indireta sob as árvores estão em ambientes com pouca luz. Já um banheiro com uma janela muito pequena ou sem janela, é um ambiente sem luz.

Vamos então a Lista de Suculentas que Não são de Sol Pleno:

1. Crassula ovata

Seu nome popular é Jade. Esta suculenta é bem resistente e tem dois requisitos principais para uma vida longa e saudável, que são água e muita luz. 

Ela tem uma aparência semelhante a uma árvore de bonsai com um tronco e galhos grossos. As folhas são de um tipo oval espesso, verde escuro brilhante e possivelmente de cor vermelha nas bordas externas. 

Elas podem produzir flores brancas ou rosa nas condições certas, uma vez que amadurecem. O aspecto mais importante de exibir este arbusto é perto de uma janela.

Alguns produtores tiveram a sorte de ter feito a Jade florescer, enquanto outros tiveram que criar condições adequadas. Muitos nunca viram um florescer em anos.

Planta-jade

2. Haworthia

Uma Haworthia comum é caracterizada por seus cachos folhosos em forma de roseta. Alguns são firmes, duros e verde-escuros, enquanto outras espécies são mais suaves e até translúcidas. 

Os da variedade firme e verde-escuro são tipicamente pontilhados com manchas brancas e podem adquirir uma tonalidade rica de vermelho-púrpura quando expostos ao sol.

Prospera em luz indireta brilhante para direta. Pode tolerar mais luz indireta média do que outras suculentas comuns. 

 Espere regar com mais freqüência com luz mais forte e menos freqüentemente com pouca luz (ambientes internos).

Haworthia

3. Sansevieria

Sansevieria é um gênero composto por setenta plantas diferentes. Essas plantas são agrupadas porque todas têm características comuns, como folhas estreitas e verticais e raízes curtas e grossas.

As plantas-cobras como são conhecidas popularmente, são sensíveis à água e tendem a apodrecer as raízes, por isso é importante plantá-las em um solo com boa drenagem. 

Quando cuidadas corretamente, as plantas cobra crescem rapidamente e são plantas ideais para a propagação. As variedades Sansevieria são muito tolerantes e resistentes à maioria das pragas e doenças. 

No entanto, recomenda-se verificar as folhas, o sistema radicular e o solo de sua planta em busca de quaisquer sinais de pragas ou doenças.

Plantas-cobra

4.Flor-de-maio

Este cacto de floresta e seus híbridos resultantes do cruzamento com outros cactos do mesmo gênero são plantas populares, amplamente cultivadas em vasos e jardineiras do mundo todo.

O motivo é a facilidade com os cuidados e também à beleza do tamanho, da forma e das cores da floração. A planta aprecia sombra parcial com boa luminosidade. 

A flor de maio pode suportar curtos períodos de seca fora da época de floração, mas, de preferência, o solo sempre deve permanecer levemente úmido. 

A água em excesso pode favorecer o surgimento de doenças e o apodrecimento da planta.

Flor-de-maio

5. Portulacaria afra

A Portulacaria afra é um complemento perfeito para o seu jardim interno ou externo. Embora um nome popular para esta suculenta seja “mini Jade”, ela não está relacionada à Crassula ovata. 

Também vem em miniaturas e formas variadas. A forma não variegada é mais tolerante ao calor.

Portulacaria afra é uma suculenta popular para bonsai.

Ela tem necessidades de água típicas para uma suculenta. É melhor permitir que o solo seque completamente entre as regas. No entanto, como as folhas da Portulacaria afra são finas, ela aguenta regas mais frequentes do que outras suculentas.

A Portulacaria afra necessita de rega menos frequente durante o seu período de dormência.

Mini jade

6. Gasteria

Gasteria é um gênero de plantas suculentas nativas da África do Sul e relacionadas às famílias de plantas Aloe, Haworthia e Sansevieria.

Gasteria inclui cerca de 80 espécies diferentes e são conhecidas por suas belas e impressionantes folhas em forma de língua, que podem variar em tamanho, desde folhas pequenas e compactas a longas.

Gasteria gosta de ser cultivada em uma posição que recebe bastante luz natural, mas essas plantas preferem ficar longe da luz direta do sol forte. Muito sol pode fazer com que as folhas dessas plantas fiquem amarelas ou vermelhas.

É aconselhável que elas sejam colocadas em uma posição brilhante, longe de sol forte, e uma janela que receba parte do sol, por exemplo, o sol da manhã.

Ela pode levar bastante água durante os meses quentes de verão, mas é muito importante sempre permitir que o solo seque totalmente antes de regar novamente. Como a maioria das suculentas, essas plantas gostam de ter um período de descanso no inverno, onde a irrigação deve ser reduzida ao mínimo.

Gasteria

7. Ripsális

Apesar de serem nativos das florestas tropicais, os Ripsális são um tipo de cacto e, como tal, ainda são bastante sensíveis ao excesso de água. Recomendamos regar uma vez por semana ou sempre que o solo ficar seco. 

Eles preferem solo levemente úmido, mas não encharcado. Garanta que tenham tempo suficiente para secar para evitar o acúmulo de água no solo que pode apodrecer as raízes.

Ripsális avisará quando estiver com sede, pois seus tentáculos começarão a se enrugar e perder a rigidez. Se as gavinhas ficarem marrons e crocantes, você esperou muito tempo desde a última rega, mas não se desespere – são plantas muito tolerantes e geralmente se recuperam.

Ripsális

8. Othonna capensis

Se você está procurando uma suculenta fácil de cultivar, não procure mais do que a suculenta Colar de Rubi.

Mas, você deve fornecer o máximo de luz possível em ambientes internos. Esta suculenta deve ser cultivada bem na frente de uma janela. Com luz relativamente baixa, as folhas serão mais verdes. 

Regue bem e deixe o excesso de água escorrer completamente. Regue novamente apenas quando o solo estiver completamente seco.

Um solo padrão apropriado para suculentas é perfeito para a Colar de rubi.

Colar de rubi

9. Senecio roleyanus

É uma bela suculenta em cascata que adicionará aquele pequeno toque especial a qualquer casa. A planta cresce rápido e se propaga facilmente e pode crescer tanto em ambientes internos quanto externos. 

A Colar de pérolas prefere luz indireta brilhante e se estiver ao ar livre, elas gostam de áreas sombreadas com alguma luz direta da manhã ou luz indireta,

Dentro de casa, gostam de estar perto da janela com luz natural forte. Eles não gostam de luz solar direta, eles se queimam facilmente.

Os fios de pérolas são muito sensíveis ao excesso de água, então certifique-se de dar a eles água apenas o suficiente. A quantidade recomendada é uma vez a cada duas semanas.

Colar de pérolas

10. Sedum morganianum

 À medida que cresce, fica muito espessa, com os caules pendentes carregados de folhas carnudas e suculentas sobrepostas que formam um padrão trançado descolado.

A Rabo de burro, como é conhecida, quando planta madura e adulta fica muito pesada. Esta planta não é para um vaso frágil com cabos suspensos fragéis. É melhor cultivado em uma cesta suspensa reforçada.

A Sedum morganianum gosta de sombra brilhante ou sol parcial. Vai queimar sob o sol forte e quente.

Todas essas folhas armazenam água, por isso certifique-se de não regar demais. A planta vai apodrecer se você fizer isso.

Rabo de burro

E então curtiu nossa lista com as 10 Suculentas que não gostam de Sol Pleno? Deixe um Comentário e Compartilhe!

Conheça o Canal da NATURARTE NO

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

(11) 9 4210-7481

sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno sol pleno

Sair da versão mobile