ORA-PRO-NÓBIS: 22 Dicas Sobre os seus BENEFÍCIOS
Ora-pro-nobis | Palavra nativa que significa “fruta com espinhos”, a Peireskia aculeata é uma planta perene pertencente à família dos cactos que está presente na zona intertropical das Américas.
A Ora-pro-nóbis é uma Panc, ou seja, planta alimentícia não convencional .
Embora seu consumo pela população não atinge a ingestão diária recomendada, ela pode contribuir como fonte alimentar de nutrientes e compostos bioativos, sendo uma alternativa para diversificar a dieta alimentar.
Características e usos
Cresce como arbusto ou trepadeira, com caules espinhosos, folhas grandes e suculentas, flores rosas ou brancas e pequenos frutos amarelos.
O nome científico vem do astrônomo e botânico francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc (1580 – 1637), enquanto seu nome local parece estar ligado a um padre que a cultivou para seu próprio uso.
A expressão “ora pro nóbis” vem do Latim, e significa em português “Orai por nós”. Conta a lenda dos tempos coloniais, que na cidade de Sabará em Minas Gerais, a igreja da cidade possuía grandes moitas de ora-pro-nóbis, mas o padre não permitia que ela fosse colhida.
Os escravos então, aproveitavam o momento das orações na igreja, geralmente bem extensas, para colherem a hortaliça sem serem vistos .
A planta é utilizada como cerca viva, graças aos seus espinhos pontiagudos, resistência e robustez, mas também na apicultura, graças à sua boa produção de pólen e néctar.
As folhas, frescas ou secas, quando transformadas em pó, são utilizadas como suplemento no combate à anemia (também conhecida como “carne de pobre”). As folhas são ricas em mucilagem (que ajuda a manter o intestino em ordem), proteínas, vitaminas A, B e C, ferro, cálcio e fósforo.
Na culinária local, as folhas e flores são utilizadas no preparo de sopas, omeletes, bolos fartos, cozidos e em saladas. Até as bagas, delicadas e doces, são comestíveis.
Seu uso e a comercialização são mínimos, concentrando-se em sua maioria em algumas cidades mineiras, onde é servido em pratos tradicionais de porco, frango e pato. Embora a planta seja bem difundida em Minas Gerais, e principalmente na região da Serra da Piedade (cerca de 30 km fora de Belo Horizonte) em hortas, hortas e canteiros de flores, seu uso na cozinha limita-se basicamente às cidades de Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Sabará.
Mas, também é possível encontrar variedades nativas da Flórida, nos Estados Unidos e região sul do Brasil.
Cultivo
De fácil cultivo, a planta se configura bem em vários tipos de solo e se adapta facilmente a diversos climas, podendo chegar até 5 metros de altura. As pequenas flores brancas, com miolo alaranjado, são perfumadas e ricas em pólen e néctar.
São muito procuradas pelas abelhas. Os frutos ocorrem de junho a julho, pequenas bagas amarelas, redondas e sem muito sabor.
O cultivo e beneficiamento do ora-pro-nóbis poderia contribuir para o equilíbrio dos recursos alimentícios de comunidades inteiras e integrar os planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome em regiões áridas.
Benefícios
Na medicina tradicional, é conhecida por curar inflamações e queimaduras.
Rica em vitaminas A, B, C, proteína (até 25% da matéria seca), magnésio, fosforo e cálcio, as folhas da ora-pro-nóbis, frescas ou secas, são saborosas e podem ajudar a curar anemias e outras carências nutricionais .
A presença de mucilagem nas folhas, por isso a planta auxilia no bom funcionamento intestinal e no aumento da imunidade.
Representa uma ótima alternativa comercial e gastronômica que, além dos valores nutricionais e medicinais, cresce rapidamente e dispensa tecnologia avançada, adubação e agrotóxicos.
Como ficou conhecida
A relação da comunidade com a ora-pro-nóbis começa a partir de Dona Maria Torres, moradora de Pompéu, que durante o 1º Festival da Cachaça de Sabará, montou uma barraca onde serviu marreco com ora-pro-nóbis, prato de sua criação .
A inusitada história dos marrecos, criados pela própria Dona Maria e a invenção do prato, são contadas cem detalhes por seu filho.
O fato é que no Festival seguinte, Dona Maria participou com a mesma receita e, em dias, acabou com seu estoque de marrecos. Para continuar a servir o público faminto, Dona Maria teve que adaptar a receita e usar o frango.
A ora-pro-nóbis passou a ser um ingrediente obrigatório em todas as festividades na cidade, atração na barraca e no restaurante de Dona Maria, mas logo em seguida nos cardápios dos diversos restaurantes da cidade e no Festival da Ora-pro-nóbis.
O sucesso do ora-pro-nóbis trouxe renda para as famílias de Pompéu e fortaleceu a identidade da comunidade, agora reunida ao redor desta planta generosa e versátil, que hoje é explorada não só na combinação clássica com carnes ensopadas, mas também em sopas, tortas, bolinhos, doces, sorvetes, licores e outros pratos criativos.
Como folhas frescas ou secas e moídas, elas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas, refogados, saladas, misturadas com farinha para enriquecer massas e pães em geral, garantindo um sabor especial e maior riqueza nutricional.
O frango, uma galinha caipira e a costelinha com ora-pro-nóbis são comuns tradicionais da culinária mineira, servidos diariamente nas cidades históricas do estado, como Diamantina, Tiradentes, São João Del Rey e Sabará, além de alguns restaurantes em Belo Horizonte.
Como germinar
Coloque de duas a três sementes em uma profundidade de 2cm e cubra com terra. Mantendo o substrato úmido, elas devem germinar em sete dias. O plantio mais eficiente é feito por meio de estacas de uma planta adulta, bastando colocá-las na terra.
Como preparar o vaso
Escolha um vaso com furos ou sistema de drenagem e complete com um substrato.
Como plantar
Se o plantio for por meio de sementes, basta deixar que as mudas se desenvolvam. Para plantar por estacas, retire pedaços de 20 cm do caule de uma planta adulta e enterre numa profundidade de 5-8 cm.
Qual a melhor época para plantar?
Essa planta não é muito exigente. Logo, você pode plantar em qualquer época do ano! Nos primeiros meses de vida, é importante garantir um bom fornecimento de água. Então, se for cultivar na época seca fique atento à irrigação.
De que tamanho minha planta vai ficar?
No começo da vida, ela é trepadeira e arbustiva, mas com o passar do tempo forma-se um tronco lenhoso, que possibilita um maior crescimento vertical. Esse processo vai ser parecido em todas as variedades, mas o tamanho final varia de 2 a 8 metros.
Posso plantar em vasos?
Sim, utilize recipientes de pelo menos 30cm de profundidade para garantir um bom enraizamento.
Necessidade de sol
Por ser bastante rústica, a ora-pro-nobis irá se adaptar facilmente à qualquer disponibilidade de luz, podendo ser cultivada até mesmo dentro de casa. Recomendamos de 4 a 8 horas de sol, por dia, para que a planta se desenvolva plenamente.
E se eu plantar direto na horta?
Ótima ideia! Tenha em mente que a ora-pro-nobis é uma trepadeira e vai escalando tudo o que estiver em seu caminho. Por essa razão, precisa estar próxima à árvores ou cercas para que possa crescer bem.
Como irrigar
Por ser da família dos cactos, ela não exige muita água. Faça irrigação moderada e deixe que o solo fique quase seco, de vez em quando. Regue a cada 2-3 dias. Isso pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.
Como faço para adubar?
Ela vai crescer em qualquer solo, inclusive naqueles pouco férteis. Mesmo assim, com boa disponibilidade de nutrientes, se desenvolverá melhor. Recomendamos adubação mensal.
Quando começo colher?
A colheita é parcial e contínua, ou seja, as folhas serão utilizadas conforme a planta cresce. A partir do terceiro mês, quando perceber que algumas folhas já estão grandes (7-10cm), comece a realizar a colheita. Com moderação, para não enfraquecer muito a planta.
Como devo colher?
Retire as maiores folhas manualmente e de modo disperso, deixando sempre algumas no caule. Quando a planta florir, realize a colheita das flores e frutos, que também são comestíveis. Tome cuidado com os espinhos e utilize uma luva de jardinagem se achar conveniente.
Tenho que podar?
Com exceção das folhas secas e danificadas, não é necessário. Nessa planta, a colheita faz o papel da poda, permitindo que folhas mais jovens possam se desenvolver e outras novas possam brotar.
Quais outras plantas posso colocar no mesmo vaso?
Para aproveitar melhor o espaço, cultive junto com plantas rasteiras. Tenha em mente que a ora-pro-nobis possui espinhos, que podem dificultar o manejo do vaso.
Quais as pragas e doenças mais comuns?
Mantendo uma boa nutrição e irrigação constante a maior parte dos problemas serão evitados. Essa planta é extremamente resistente, sendo raríssimos os casos de pragas e doenças.
Quanto tempo dura uma ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nobis é uma planta perene, o que significa que vive por vários anos e tem um ciclo de vida longo. O período de floração começa a partir do segundo ano de vida, quando ela começará a produzir frutos. Existe divergência sobre o tempo de vida dessa planta, embora se saiba que comumente vive mais do que 10 anos.
Como posso reproduzir a ora-pro-nobis?
A melhor maneira é com estacas. Selecione um exemplar bem desenvolvido e retire pedaços do caule com aproximadamente 20 cm. Para garantir um bom enraizamento, recomendamos selecionar estacas da região de transição, onde o caule não é lenhoso, nem verde. Enterre estas estacas com 5-8 cm de profundidade no solo e espere que a muda se forme.
Se quiser produzir sementes, deixe que sua ora-pro-nobis entre no período de floração, para que produza frutos. As sementes da ora-pro-nobis estarão dentro pequenas bagas amareladas, com aproximadamente 3cm de diâmetro, que contém em seu interior, várias sementes. Utilize elas para germinação e produza novas mudas, é o começo de um novo ciclo.
Espécies de Ora-Pro-Nóbis
– Pereskia aculeata
Trepadeira perene, muito espinescente(que se cobre d eespinhos). Nativa do Brasil (Sul, Sudeste e Nordeste ).
Podemos comer crua e refogada. Refogada podemos ingerir em maior quantidade, crua com mais parcimônia.
Podemos comer folhas, flores e frutos. Suas flores são brancas com miolo alaranjado. Os frutinhos são muito suculentos e espinhudinhos.
Retirando as sementes podemos fazer deliciosos pratos com ele. De cor alaranjado, é rico em carotenoides e quando imaturo é fonte de vitamina C. As sementes germinadas viram brotos suculentos e deliciosos.
De textura babentinha ela é aliada dos vegetarianos e veganos, pois suas folhas (flores e frutos também) são ricos em proteína vegetal (nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio, zinco, ferro)
Pereskia bleo
Nativa da Floresta ombrófila da América Central.
Aqui suas flores são laranjas e os frutinhos são mais ovalados, cortados ao meio lembram um sininho. Cultivada no Norte do país , dá o ano todo na Amazônia. Na Malásia e Panamá é muito usada como hortaliça e também para a prevenção do câncer.
Essa espécie pode sim ser consumida crua. Infusões são feitas para tratar gastrites e diabetes. Refogada ela pode substituir o espinafre. Já esses frutinhos são mais ácidos e recomenda-se usar como doces e compotas.
Pereskia grandifolia
Nativa do Nordeste, sudeste e Sul do Brasil.
Pode ser em forma de arbusto grande ou arvoreta. Suas flores são rosa com o miolo amarelo. Podemos comer tanto as folhas como as flores, mas só depois de branqueamento ou refogadas.
Ela possui saponina que é um composto existente no sabão e ingerida crua causa incômodo na garganta. Essa principalmente tem que ser consumida com moderação, não devemos comer diariamente e em doses muito grandes.
Gostou de conhecer a Ora-pro-nóbis? Que tal experimentar essas sugestões de receitas?
Receitas:
FRANGO COM ORA-PRO-NOBIS – CULINÁRIA MINEIRA TÍPICA
INGREDIENTES
- 1 frango limpo, cortado e temperado
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 tablete de caldo de galinha (preferência caipira)
- 2 dentes de alho picados em pequenos pedaços
- 2 cebolas cortadas em pedaços médios
- 1 pedaço de pimentão vermelho (preferência) picado
- Suco de 1/2 limão pequeno
- Algumas pitadas de molho inglês
- 30 folhas de ora-pro-nóbis (aproximadamente)
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Junte, em uma panela o azeite, o suco de 1/2 limão e os pedaços de frango.
- Mexa em fogo médio até que o frango comece a dourar.
- Acrescente os dentes de alho picadinhos e mexa por mais alguns minutos.
- após dourar levemente os pedaços de frango, retire o excesso de gordura da panela.
- Acrescente as cebolas e o pimentão, misturando-os aos pedaços de frango.
- Junte algumas pitadas de molho inglês e o caldo de galinha e 1 xícara de água quente.
- Acrescente água quente, aos poucos, em pequenas quantidades, até que o frango cozinhe (assim o caldo ficará mais grosso e saboroso).
- Prove o caldo e acrescente sal, caso julgue necessário.
- Após o frango cozido, espalhe as folhas de ora-pro-nóbis por cima do frango, sem mexer ou misturar, de maneira a cobrir caldo de folhas.
- Tampe bem a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 3 minutos.
- Sirva com arroz branco, feijão batido e angu.
OMELETE COM ORA-PRO-NÓBIS
INGREDIENTES
- 4 ovos inteiros
- um punhado de folhas de ora-pro-nóbis (cuidado com os espinhos ao colher)
- 1 colher de sal (ou a gosto)
- pimenta da jamaica a gosto
- 1 pitada de curry
- orégano e manjericão a gosto
MODO DE PREPARO
- Bata os ovos e reserve.
- Pique as folhas de ora-pro-nóbis já lavadas.
- Adicione as folhas aos ovos já batidos, adicione os temperos e mexa.
- Prepare na frigideira ou micro-ondas (aproximadamente 4 minutos, mexendo na metade do tempo).
SOPA MINEIRINHA COM ORA-PRO-NÓBIS
INGREDIENTES (2 porções)
- 1 coxa de frango (pode substituir por peito de frango, ou lombo de porco)
- 1 colher (sopa) de cebola picadinha
- 1 colher (chá) de azeite
- 2 colheres (sopa) de quiabo picadinho (pode substituir por vagem, ervilha torta)
- 3 colheres de sopa de abobrinha em cubinhos (pode substituir por abóbora, moranga, berinjela, jiló)
- ½ xícara de folhas de ora-pro-nóbis
- 2 xícaras de água
- 1 ramo de salsinha
MODO DE PREPARO
- Frango
- Doure o frango em um fio de azeite e uma pitada de sal, junte a água e deixe cozinhar com a panela tampada até soltar do osso (se for preciso junte mais água).
- Coe o caldo, desfie a carne. Reserve.
- Sopa
- Refogue a cebola em azeite, junte o frango desfiado, o quiabo e a abobrinha. Refogue.
- Junte a água em que cozinhou o frango e um ramo de salsinha e deixe cozinhar por 2 minutos.
- Junte a ora-pro-nóbis, tampe a panela, apague o fogo e deixe descansar 2 minutos antes de servir.
SUCO VERDE COM ORA-PRO-NÓBIS
INGREDIENTES
- 4 maçãs
- 200 ml de água
- 6 folhas de azedinha
- 8 folhas de ora-pro-nóbis
- 1 colher de sobremesa de gengibre fresco picado
MODO DE PREPARO
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um suco bem grosso
- Coe no saco de voil ou passe por uma peneira bem fina
- Está pronto para beber!
Conheça o Canal da NATURARTE NO
Gostaria de saber o porque.do nome Ora pro nobis ( orai por nós) qual a origem? Quem nomeou ??
A história conta que durante períodos de escassez de alimentos em Minas Gerais, as pessoas começaram a utilizar a planta ora-pro-nóbis como uma alternativa nutritiva para complementar suas refeições. As folhas dessa planta são ricas em proteínas, ferro e outros nutrientes essenciais, o que fez dela uma excelente opção para garantir a nutrição em tempos difíceis.
Reza a lenda que, enquanto colhiam as folhas da planta ao redor de igrejas e quintais, as pessoas costumavam recitar orações, pedindo a Deus que intercedesse por eles em momentos de fome. Daí a expressão “ora-pro-nóbis” se tornou o nome popular da planta, simbolizando um pedido de proteção e sustento.