Como Cuidar de Bonsai: 20 Curiosidades Sobre Essa Técnica
Como Cuidar de Bonsai: 20 Curiosidades Sobre Essa Técnica | Bonsai é uma das plantas mais originais que existem. Representam o exotismo oriental e conferem ao espaço onde estão colocados uma elegância e distinção especiais. Hoje, eles se tornaram a expressão máxima da arte floral .
Ainda é um equívoco comum que as árvores de bonsai são geneticamente anãs, embora o nanismo natural exista.
Muitas pessoas que ainda estão entrando na arte do bonsai podem não estar familiarizadas que é através do corte cuidadoso dos galhos, raízes e caules, bem como da aplicação de técnicas de estresse conforme necessário que mais de 400+ espécies de plantas podem ser transformadas em bonsai.
Apesar de seu pequeno tamanho, os bonsais são obras de arte que exigem diligência, conhecimento, dedicação e amor sincero, além da capacidade de aceitar erros e aceitar desafios com um sorriso para serem nutridos.
Como Cuidar de bonsai é uma arte milenar e sua origem remonta à China antiga, onde essas árvores em miniatura eram objetos de culto para os monges taoístas. A árvore representa a ponte que liga o céu e a terra, o elo entre o humano e o divino. Dessa filosofia milenar nasceu esse tipo de arte floral , que consiste em ter plantas e árvores em miniatura, que representam a natureza em pequena escala.
Um bonsai não é uma planta “anã” ; essas proporções são mantidas graças ao cuidado e atenção contínuos . Estamos falando de uma árvore de menor porte, que necessita de podas periódicas de raízes, tronco e folhas, aliadas a outras técnicas, como pinçar ou aparar brotos para manter seu pequeno porte.
Neste artigo, quero falar sobre 20 curiosidades sobre Como Cuidar de Bonsai, entre elas: seu significado, como são mantidos, a relação entre os bonsais e a decoração, ferramentas necessárias para cuidar deles, e muito mais!
Como Cuidar de Bonsai: Confira as 20 Curiosidades Sobre Essa Técnica
1. Seu significado
A palavra bonsai significa “árvore em um vaso de flores”. Como mencionei na introdução deste artigo, ao contrário do que possa parecer, não é uma árvore geneticamente anã, mas seu pequeno tamanho é alcançado graças a um paciente trabalho de poda e atenção constante.
Essa técnica bimilenar vem da China. Os monges taoístas consideravam o bonsai um símbolo da eternidade, uma espécie de ponte entre o divino e o humano. Durante séculos, apenas as classes altas podiam tê-los. Foi considerada uma tarefa para nobres e ricos devido à sua delicadeza e ao minucioso trabalho e paciência que o seu cuidado exige. É por isso que eles foram considerados objetos de culto.
Ter um bonsai em casa é como ter um pedaço da natureza. O bonsai representa o equilíbrio perfeito entre natureza e paisagem, característica muito comum na cultura asiática. Se você olhar para seus jardins, composições florais e arranjos de arte floral , a ordem das plantas e flores cria harmonia. Nada é deixado ao acaso para que a combinação de elementos transmita uma sensação de paz e serenidade que estimula a meditação.
Contemplar essa natureza em miniatura é algo mágico e especial e concentra todas as forças opostas do yin e do yang .
É por isso que ter um bonsai em casa não é apenas um prazer para os olhos. Também simbolizam virtudes como independência, grandeza de espírito, saúde, longevidade, dignidade e sabedoria, por isso é o presente perfeito para desejar a alguém uma vida próspera e longa, felicidade e amizades duradouras.
2. Fatos que você não sabia sobre como cuidar de Bonsai
Vou contar alguns dos fatos e mistérios mais surpreendentes sobre essas maravilhosas criações em miniatura.
- Na China e no Japão existem bonsai com mais de 1000 anos.
- Eles são considerados verdadeiras relíquias da arte floral e vegetal do passado e podem chegar a preços acima de US$ 400.000.
- A primeira menção de bonsai remonta ao século III aC, na China.
- Criar um bonsai é uma obra- prima que, ao contrário de outras formas artísticas, evolui e muda todos os dias.
- Bonsai é uma árvore e, portanto, uma planta ao ar livre que precisa de água e luz solar para sobreviver.
- Elas precisam ser regadas diariamente, em toda a área do recipiente, incluindo as folhas e o tronco.
- No Japão, até poucos anos atrás, para uma família ser considerada de “descendência nobre” deveria ter pelo menos um bonsai com mais de 300 anos.
- Para um bonsai ser considerado “perfeito”, ele deve ter algum tipo de semelhança em seu estado original em forma, tamanho e aparência.
- Cultivar bonsai nos tempos antigos era reservado para as classes altas, pois representava qualidades como refinamento, grandeza de espírito e nobreza.
- Algumas das espécies mais bonitas, especialmente coníferas e árvores de folha caduca, desenvolvem-se melhor em climas frios.
- Os bonsais são as únicas árvores que não são plantadas para usufruir dos seus frutos, para aproveitar a sua madeira ou para repovoar as florestas. A sua função tornou-se exclusivamente um elemento decorativo poderosamente bonito e relaxante.
- No passado, acreditava-se que, ao cultivar um bonsai, você seria capaz de alcançar a imortalidade.
3. Manutenção e cuidado do bonsai
A manutenção e cuidado de como cuidar de Bonsai requer paciência e dedicação, ainda mais se quisermos cultivá-los no interior. Nesta seção, falarei sobre as necessidades básicas dessas pequenas árvores:
- O local deve ter luz solar direta e também deve ter boa circulação de ar.
- O solo deve estar constantemente úmido, em toda a área do recipiente. O tronco e as folhas também devem estar úmidos. O recipiente deve permitir a drenagem adequada da água.
- De vez em quando você deve aparar as estacas para dar o formato desejado.
- Aproximadamente a cada 3 anos, o solo deve ser trocado.
- Você tem que monitorar constantemente para combater o aparecimento de insetos ou doenças.
- Use arames para direcionar a forma que deseja dar ao tronco. Os fios devem permanecer no local por alguns meses até que a árvore atinja a forma e a posição desejadas.
4. Ferramentas para como cuidar de bonsai
Devido ao seu pequeno tamanho, para cuidar de um bonsai você deve ter ferramentas específicas:
- Tesoura de beliscar fina : Usada para podar galhos pequenos e beliscar galhos jovens.
- Tesoura de poda grande : usada para cortar galhos grossos e largos.
- Podadoras côncavas : usadas para cortar galhos e remover crescimentos do tronco.
- Cortadores côncavos ou podadores esféricos : Utilizados para evitar o fechamento brusco de “cortes”.
Com a ajuda dessas ferramentas, você pode modelar verdadeiras obras de arte naturais e desfrutar de suas árvores em miniatura.
Embora pequenos bonsais sejam realmente bonitos de se ver, nem todos podem dedicar o tempo necessário para a atenção que eles exigem. O minucioso trabalho de manutenção, poda, rega e adubação, exige séria dedicação pessoal.
Além disso, você deve monitorar constantemente a luz e a temperatura do ambiente ao seu redor. Não se esqueça que são árvores e, como tal, destinam-se ao exterior, pelo que a manutenção das mesmas em espaços interiores nem sempre é possível.
Para todas as pessoas que adoram ver bonsai mas não têm tempo nem condições adequadas para o seu cuidado, existem lojas que oferecem bonsais preservados, Idênticos em aparência às versões vivas, essas plantas preservadas conservam suas características e aparência fresca e são incrivelmente naturais por muito tempo.
Além disso, oferecem a vantagem de não necessitarem de cuidados regulares e contínuos. Isso significa que você também não precisará de ferramentas ou produtos especiais, o que sem dúvida economiza dinheiro.
5. Bonsai e decoração de interiores
Os bonsais estão intimamente ligados ao conceito de decoração de interiores. Bonsai são árvores criadas pela arte da engenhosidade, da poda e de muito cuidado, práticas introduzidas pelo estilo Zen de decoração.
O estilo zen é um tipo de decoração que se assemelha à decoração oriental. No entanto, este estilo é muito mais simples e procura sempre um equilíbrio entre todos os seus componentes.
Este tipo de decoração é inspirado nos ensinamentos de Buda, no hinduísmo e em algumas das tradições mais espirituais de todos os tempos.
Recentemente tornou-se fácil criar espaços inspirados nas tradições zen graças a materiais naturais como bonsai, madeira e muitos outros.
6. Bonsai Procumbens Preservado
Bonsai Procumbens é uma das árvores mais bonitas e únicas que existem. Além disso, é um produto que serve como um perfeito elemento decorativo e relaxante quando colocado em espaços interiores, seja em casa ou no escritório.
É adequado para todos os tipos de ambientes, incluindo cozinhas, banheiros, entradas, salas de estar, salas de jantar, etc.
As curiosidades que vem a seguir são fatos que não apenas te surpreenderão, mas também te inspirarão e expandirão seus horizontes quando se trata de segredos surpreendentes, sabedoria, e beleza que residem por trás do termo “bonsai” bem conhecido, mas comumente incompreendido.
7. O menor bonsai do mundo caberá na palma da sua mão
Árvores de bonsai ultra pequenas ou minúsculas exibem claramente os extremos impressionantes que a arte do bonsai pode alcançar.
É difícil de acreditar, mas quando cuidadosamente cultivado em um vaso muito pequeno, você pode criar uma doce obra-prima de bonsai para bebês.
O menor bonsai é um Acer Momiji e ainda está pendente de um recorde do Guinness.
8. O bonsai mais caro foi vendido por US$ 1,3 milhão
O bonsai mais caro foi vendido dentro das fronteiras do Japão durante a Convenção Internacional de Bonsai em Takamatsu .
O pinheiro branco centenário ainda está esperando para ser substituído pelo detentor do título de “o bonsai mais caro”.
No entanto, o valor real das obras-primas de bonsai que muitas vezes são transmitidas de uma geração para outra não pode ser medido em dinheiro. Este tipo de espécimes de bonsai simplesmente nunca será oferecido para venda.
9. O cultivo de bonsai data de 2.000 anos atrás
A evidência escrita mais antiga de bonsai é encontrada em registros das antigas dinastias chinesas. Com isso em mente, o cultivo de pequenas árvores em pequenos vasos nasceu na China.
No entanto, foram os japoneses que formaram a tradição e a estética do que hoje conhecemos como bonsai – portanto, a arte de como cuidar de Bonsai é uma invenção e desenvolvimento japoneses.
10. A maior coleção de bonsai exposta é composta por 2.649 árvores
A maior exposição de árvores bonsai foi orgulhosamente apresentada na Convenção e Exposição Internacional de Bonsai que aconteceu em Avadhoota Data Peetham .
11. Uma obra-prima de árvore bonsai estilo hobbit se tornou viral
Os inúmeros fãs do “O Senhor dos Anéis” ficaram maravilhados depois que Chris Guise compartilhou sua obra-prima de bonsai inspirada em uma das paisagens mais lendárias do Senhor dos Anéis – resultando na paisagem encantadora em tamanho miniatura.
12. Muitas futuras árvores de bonsai não parecem muito atraentes
Se você está cultivando um bonsai a partir de sementes ou cortes, isso significa que você passará por todas as diferentes fases que ocorrem nos primeiros anos de crescimento e treinamento da planta.
Normalmente, a maioria dos entusiastas de bonsai iniciantes prefere comprar uma árvore de bonsai de um viveiro que já passou por seus estágios iniciais.
Logo no início, o futuro bonsai bebê não se parecerá em nada com a imagem de um majestoso bonsai a que estamos acostumados.
13. Um pinheiro bonsai de 50 anos foi lançado 30.000 metros na estratosfera!
Como parte de um de seus projetos de performance artística, Makoto Azuma anexou um pinheiro branco de 50 anos a uma estrutura de fibra de carbono rígida conectada a um balão de hélio!
Cada estado da jornada da árvore bonsai 19 milhas na estratosfera foi cuidadosamente documentado.
14. Qualquer árvore pode ser um bonsai?
A princípio, qualquer árvore pode ser adaptada e se tornar um bonsai, por isso existem até mesmo espécies de bonsai de frutas e flores. Na verdade, o bonsai é um método de cultivo de árvores que visa criar uma imagem de uma grande árvore madura, mas em miniatura. Assim, você pode criar um carvalho bonsai, por exemplo, pegando um carvalho existente e modelando-o como um bonsai.
15. Quais árvores você pode usar para fazer um bonsai?
Você pode transformar a maioria das espécies em um bonsai. Isso inclui muitas árvores nativas, como, acerola, amora, azaleia, bougainvillea, cerejeira, fícus, ipê, jabuticaba, macieira, paineira, pitangueira e romã.
Você também pode usar árvores de todo o mundo. Árvores de folha caduca( folhas que caem) e perene podem ser usadas. Você também pode fazer bonsai de muitas coisas que você pensaria como arbustos no jardim – Cotoneaster e Pyracantha, por exemplo.
13. Algumas árvores fazem um bonsai melhor?
Agora, algumas espécies funcionam melhor do que outras. As árvores de bonsai ficam melhores com folhas pequenas, então as árvores que já têm folhas pequenas as tornam mais fáceis de bonsai.
Várias árvores perenes, zimbros , por exemplo, não têm folhas da maneira que você imagina quando pensa em uma folha pela primeira vez. No caso do zimbro, o crescimento é pequeno e semelhante a escamas. O teixo tem folhas muito pequenas, com apenas alguns milímetros de comprimento.
Você pode podar árvores de Bonsai regularmente para mantê-las em forma. É um pouco como topiaria em alguns aspectos. Algumas árvores não se importam em ser podadas. Eles apenas jogam fora um novo crescimento. Isso torna mais fácil. Por outro lado, algumas árvores não reagem tão bem. Chamamos isso de retrobrotação. Quão bem os brotos de uma árvore afetarão como você a estiliza.
É importante dizer agora que só porque uma árvore tem folhas naturalmente grandes, ou não brota muito bem, não significa que não vamos tentar estilizá-la como um bonsai. Significa apenas que temos que tratá-lo de maneira diferente.
Os pinheiros, por exemplo, tendem a não brotar facilmente, mas muitas belas árvores de bonsai foram criadas a partir de diferentes espécies de pinheiros. É aqui que entra sua habilidade como cultivador de bonsai. O fato de que diferentes árvores crescem de maneiras diferentes é uma das coisas que torna o bonsai fascinante.
17. Onde cultivar e como cuidar de Bonsai
Se você quer começar a cultivar árvores de bonsai, a maior dica que posso lhe dar é cultivá-las ao ar livre.
Fazendo um espaço para Bonsai em seu jardim
Um dos equívocos comuns que as pessoas têm sobre os bonsai é que eles são plantas de interior. Quando novas pessoas vêm nos ver, elas tendem a pensar que todas as árvores que temos podem ser cultivadas dentro de casa. Frequentemente, há algum desapontamento quando descobrem o número limitado de árvores que podem sobreviver de forma realista em ambientes fechados.
A maioria das árvores “interessantes” fica ao ar livre. Pine, Juniper e Maple estão todos ao ar livre. A maioria das árvores floridas, incluindo azaléia, macieira, cotoneaster, amora, glicínia e romã*, são todas cultivadas ao ar livre. Todas as árvores nativas britânicas estão ao ar livre.
Portanto, a maneira de cultivar essas árvores é abrir espaço em seu jardim para como cuidar de Bonsai. A boa notícia é que é fácil criar o ambiente certo em jardins grandes e pequenos. Vamos pensar sobre como cultivar bonsai ao ar livre em seu jardim.
18. Bonsai não são tão frágeis quanto você pode pensar
Há um costume de se pensar que bonsai são frágeis e difíceis de manter, no entanto é muito mais difícil manter as árvores vivas em um ambiente doméstico do que ao ar livre. Sua casa costuma ser quente, o ar seco e não há muita luz. As árvores geralmente gostam de ar fresco e úmido e muita luz.
O número limitado de árvores cultivadas como bonsai de interior tende a vir de partes tropicais do mundo, tornando-as capazes de lidar com os tipos de temperatura que achamos confortáveis em nossas casas. Muitas dessas árvores, como o Ficus, crescem naturalmente em ambientes florestais onde os níveis de luz podem ser baixos, o que significa que podem lidar com a falta de luz em ambientes fechados.
Outras espécies como a Portulacaria provêm de paisagens áridas e secas e por isso conseguem enfrentar a falta de umidade nas nossas casas. Outras árvores são selecionadas como bonsai de interior devido à sua natureza vigorosa. Apesar de selecionar árvores que tenham características que permitam o cultivo em ambientes fechados, ainda é mais difícil do que cultivar bonsai ao ar livre.
Em seu jardim, os bonsais precisam ser elevados para que você possa vê-los. Boas localizações incluem bancos, mesas e paredes. Não os deixe no chão – você quer poder ver os troncos e toda a bela estrutura dos galhos.
Você pode enterrar postes no chão e prender uma pequena prancha no topo para fazer um suporte em forma de T. Isso significa que dá para controlar a altura do poste, para que a árvore seja exibida exatamente como queremos. Esses postes podem ser colocados em um de seus canteiros de flores, no gramado ou em uma área de cascalho.
Um banco de bonsai é outra opção. Um banco básico de bonsai pode ser nada mais do que blocos de brisa e alguns comprimentos de madeira 2 × 2.
Algumas árvores gostam de ser cultivadas em pleno sol, outras em um local semi-sombreado. Um bom livro de bonsai com um guia de espécies irá falar sobre isso. Acho que um local com vento muito forte é uma boa ideia, portanto, exibir árvores contra uma cerca funcionaria bem.
Você realmente não precisa de muito espaço também. Frequentemente, partes negligenciadas ou não utilizadas do jardim funcionarão bem. Se você tem um belo pátio ou um lago, um bonsai bem cuidado tornará este espaço ainda mais encantador. Daí vem a importância de como cuidar de Bonsai corretamente.
19. Como fornecer proteção no inverno
E o tempo frio? Vamos começar dizendo que nem todas as árvores são sensíveis a isso como você pensa. E vai depender muito da região do país que você mora, se é inverno rigoroso com geada ou até mesmo neve. Um bom livro de bonsai ou vendedor de bonsai será capaz de dizer quais árvores são resistentes.
A seguir, algumas dicas importantes de como cuidar de Bonsai:
- Ainda é uma boa ideia mover as árvores para um local protegido quando o tempo fica muito frio. Se você tem um conservatório ou estufa, é muito fácil fazer isso. Caso contrário, um coldframe, uma caixa de madeira com tampa de vidro, é fácil de construir. Se você construiu um banco de bonsai, as árvores podem ser movidas para baixo do banco.
- Alguns outros produtores de bonsai protegerão as raízes de suas árvores embrulhando os vasos em plástico bolha. Outra maneira é cavar um pequeno buraco em seu jardim e colocar as raízes da árvore no solo, cobrindo-as com terra.
- Não posso simplesmente trazê-los para dentro de casa? Com algumas árvores sim, embora com a maioria das árvores, esse aumento de temperatura fará com que brotem folhas no meio do inverno, o que interromperá seu ciclo natural.
- As árvores de folha caduca não precisam de luz quando não estão cobertas de folhas, portanto podem ser colocadas em garagens ou galpões. Algumas pessoas também dizem que as árvores perenes podem ser movidas para garagens / galpões no inverno.
- Uma observação final sobre isso – não fique tentado a mover suas árvores muito rapidamente. É importante para a saúde do seu bonsai que eles tenham a chance de ficar dormentes durante o inverno. Deixe-os pegar um pouco de frio.
- Todos nós sabemos que às vezes parece que nunca para de chover por dias. Não se preocupe com as árvores, elas não se importam nem um pouco com isso. Nunca houve problemas com muita chuva, pois o solo de bonsai que se usa drena bem.
- Não presuma que a chuva fará a rega por você. Leva um período de chuva forte e contínua para colocar água suficiente no vaso de bonsai. Um banho leve não será suficiente.
20. Outras plantas podem acompanhar seu bonsai
Uma planta companheira ou planta de destaque pode ser uma planta com flor, bambu, grama, samambaias, uma variedade de almíscar ou até mesmo alguns cogumelos. Depende da época e do estilo Bonsai. Elas são chamados de kusamono ou shitakusa que significa literalmente “objeto herbáceo” e “erva que fica embaixo”. Eles têm que acentuar a árvore bonsai em exibição e criar uma sensação de harmonia.
Uma grande variedade de gramíneas ornamentais está disponível em uma variedade de cores. Algumas têm cabeças de sementes atraentes.
O bambu fica ótimo com bonsai. Tenha cuidado ao plantar bambu diretamente em seu jardim. Existem dois tipos de bambu. Alguns estão se espalhando e outros estão formando touceiras. O Spreading Bamboo vai tomar conta do seu jardim, e deve ser plantado em floreiras. Se quiser, cave um buraco no jardim e coloque um grande vaso de plástico no buraco. Isso vai impedi-los de assumir o controle.
A formação de touceiras de bambu não se espalha tão rapidamente e pode ser plantada diretamente no jardim. Um bom centro de jardinagem saberá dizer qual é qual.
Os bordos japoneses estão disponíveis em uma gama brilhante de cores e formas de folhas. Tire o melhor proveito delas plantando diretamente no jardim, em uma posição protegida do vento forte.
Um plantio companheiro bem-sucedido é bonito por si só, mas não deve se tornar a parte dominante. Normalmente bonsai tem uma exibição de três peças – árvore bonsai, um pergaminho (pintado finamente) e uma planta de destaque – que representam respectivamente homens, céu e terra .
A arte do Bonsai é tão charmosa e cheia de história que revela tanto sobre a cultura japonesa. Só podemos admirá-lo! Se você entrar em um viveiro de bonsai ou em uma exposição de bonsai, não perca a oportunidade de conhecer este mundo incrível!
Espero ter conseguido inspirá-lo com essa lista de 20 curiosidades interessantes sobre a técnica de como cuidar de Bonsai e que você também tenha aprendido algo novo!
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481
como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai como cuidar de Bonsai