Conheça as 12 PLANTAS RARAS do Mundo

Plantas raras
Plantas raras pelo mundo

Plantas Raras do mundo. Ao longo de uma história tão longa e rica, as plantas tiveram que se adaptar. Elas lidaram com eventos de extinção, eras glaciais, fragmentação de continentes e mudanças ambientais causadas por humanos.

As plantas raras nesta lista são pedaços de história viva. Elas têm ciclos de vida únicos, flores lindas apreciadas por colecionadores ao redor do mundo e adaptações estranhas para atrair polinizadores … ou presas. 

Continue lendo para saber mais sobre essas plantas extraordinárias e saiba qual é a mais rara de todas!

1 – Orquídea-fantasma

Orquídea-fantasma
Orquídea-fantasma

Encontrada em: áreas remotas da Flórida e Cuba
Descoberta: 1844
Aparência: a orquídea tem flores claras e caules finos

Um colecionador de plantas raras em uma excursão tropical descobriu essa orquídea rara. É conhecida por sua cor branca pálida e  aparência delgada e fantasmagórica . Embora seja muito procurada por colecionadores ela só prospera em ambientes extremamente úmidos com uma temperatura consistente. 

Ao contrário da maioria das orquídeas, esta não tem folhas. Em vez disso, depende da extração de nutrientes de outras plantas. As flores finas são brancas, com até 9 cm de comprimento e cheiram a maçã.

2 – Árvore Sangue de Dragão

Árvore Sangue de Dragão
Árvore Sangue de Dragão

Encontrada em: uma ilha na costa do Iêmen
Descoberta: 1835
Aparência: esta árvore tem uma forma única de guarda-chuva

Para ver esta árvore rara, você terá que viajar para o Iêmen, alugar um barco e visitar a ilha de Socotra.  Socotra, como as Ilhas Galápagos, possui uma grande variedade de  espécies nativas  únicas encontradas apenas lá. 

Se você ficar embaixo de uma Árvore Sangue do Dragão e olhar para cima, ela se parece com a base de um cogumelo. Encontre uma árvore com um corte na casca e você aprenderá de onde ela tirou o nome: a seiva é vermelha como sangue.

3 – Flor-Cadáver

Flor-Cadáver
Flor-Cadáver

Encontrada em: certas florestas tropicais no sudeste da Ásia
Descoberta: 1878
Aparência: ela se assemelha a uma enorme flor vermelha de cinco pétalas com um cone amarelo central

Nem toda flor é uma experiência agradável. A flor-cadáver é semelhante às plantas de jarro. Ela usa seu cheiro único e desagradável (semelhante a carne podre) para atrair polinizadores. No entanto, a flor-cadáver precisa crescer por  até sete anos  antes de florescer pela primeira vez. 

É improvável que esta planta rara e fedorenta seja encontrada em jardins botânicos. Às vezes, você pode descobri-las em selvas úmidas e ricas do sudeste da Ásia. Apenas siga seu nariz.

4 – Árvore Quiver

. Árvore Quiver
Árvore Quiver

Encontrada em: África do Sul e partes da Namíbia
Descoberta: desconhecido
Aparência: esta árvore apresenta uma base alta e espessa e sua copa é uma massa de galhos estreitos e emaranhados

Em vez de folhas normais, essa árvore obtém energia do sol por meio de pontas estreitas. À distância, parece mais uma planta de babosa crescida demais do que uma árvore. Os povos indígenas usaram a madeira desta árvore para fabricar aljavas para segurar suas flechas. 

Uma das subespécies está extremamente ameaçada, restando apenas 200. O melhor lugar para encontrar as árvores Quiver restantes é  em uma reserva  na remota cidade de Keetmanshoop, na Namíbia.

5 – Flor Kadupul

Flor Kadupul
Flor Kadupul

Encontrada em: florestas remotas no Sri Lanka
Descoberta: desconhecido
Aparência: esta flor branca contrasta brilhantemente com sua base de folhas escuras

A flor Kadupul tem um perfume único. É também um dos ingredientes de perfume mais raros e exóticos que existem. As flores Kadupul são incrivelmente difíceis de localizar e colher. A flor desabrocha por  apenas uma noite  à meia-noite e se vai ao amanhecer. 

Se você quiser encontrar uma flor Kadapul, é melhor você se sentir confortável explorando a floresta à noite. Os poucos sortudos que encontram a Kadapul ficam maravilhados com suas lindas flores e seu perfume inebriante.

6 – Orquídea Subterrânea

Orquídea Subterrânea
Orquídea Subterrânea

Encontrada em: abaixo da Austrália Ocidental
Descoberta: 1928
Aparência: este minúsculo exemplar branco como a neve da família das orquídeas tem flores rosadas

Esta orquídea passa toda a sua  vida no subsolo . Por não ter clorofila, é branco puro. Como a orquídea sobrevive a uma vida na terra escura? É parasita, pegando nutrientes das plantas próximas. A planta floresce de maio a junho, com flores vermelhas e brancas fortemente perfumadas que têm apenas 1, 50 cm de altura. E se você está se perguntando por que uma planta subterrânea se preocupa com flores: é para atrair mosquitos polinizadores e cupins. 

Acredita-se que esta planta esteja extremamente ameaçada, mas, por ser tão difícil de encontrar, pouco se sabe sobre a misteriosa Orquídea Subterrânea.

7 – Orquídea Sapatinho de Rothschild

Orquídea Sapatinho de Rothschild
Orquídea Sapatinho de Rothschild

Encontrada em: altas montanhas de Bornéu
Descoberta: desconhecido
Aparência: a planta tem até 6 flores grandes com pétalas manchadas de vermelho e verde.

Esta orquídea rara e ameaçada de extinção precisa crescer por 15 anos antes de florescer. No mercado negro, sabe-se que é vendida por até US $ 5.000 a flor. Sua melhor aposta para ver uma é viajar para Bornéu, colocar suas botas de caminhada e subir o Monte Kinabalu. Comece procurando entre 1600 e 4000 pés. Esta  orquídea meticulosa  só cresce em certas altitudes.

8 – Jarro de Attenborough

Planta Jarro de Attenborough
Planta Jarro de Attenborough

Encontrado em: Mt. Victoria, Filipinas
Descoberto: 2007
Aparência: este jarro cresce até 30 cm de altura, grande o suficiente para prender ratos

As plantas jarros não são especialmente incomuns. Na verdade, elas eram uma planta de casa na moda alguns anos atrás. No entanto, a planta de Jarro de Attenborough é altamente única e rara. Você só pode encontrá-la no  cume do Monte Victoria  nas Filipinas.

Acredita-se que existam apenas algumas centenas. No entanto, o Monte Victoria é tão resistente e difícil de alcançar que nunca foram devidamente contadas. Esta planta exótica e perigosa foi descoberta em 2007.

9 – Palmeira Tahina

Palmeira Tahina
Palmeira Tahina

Encontrada em: certas áreas de Madagascar
Descoberta: 2005
Aparência: uma palmeira alta com uma copa ampla

Madagasgar é conhecido mundialmente por sua biodiversidade. Entre as plantas mais incomuns da ilha está a Palmeira Tahina. Esta palmeira foi descoberta pela primeira  vez em 2005  por um fazendeiro de Madagascar em um passeio. 

É extremamente rara, com apenas cerca de 90 encontradas na natureza. Esta palmeira distinta vive por 50 anos, floresce e morre. É também uma árvore bastante elevada, podendo atingir alturas de até 18 metros. Suas folhas de palmeira em leque se estendem por 15 metros, sombreando amplas áreas do solo de Madagascar.

10 – Stenogyne kanehoana

Stenogyne kanehoana
Stenogyne kanehoana

Encontrado em: Oahu, Havaí
Descoberto: redescoberto em 2004
Aparência: um membro difuso da família das mentas

Às vezes acontece um milagre e uma planta, antes considerada extinta, é redescoberta. Esse foi o caso da Stenogyne kanehoana, que foi declarada extinta em 2000.

No entanto, em 2004, uma  única grande planta  foi redescoberta. Esta planta tem quatro metros de diâmetro e pode, na verdade, ser vários indivíduos que cresceram juntos. Quer mais notícias boas? A maior quantidade delas pode ser cultivada a partir de estacas e raízes. Sob supervisão científica, o Oahu stenogyne (nome popular) está voltando.

11 – Encephalartos woodii

.Encephalartos woodii
Encephalartos woodii

Encontrada em: um jardim botânico sul-africano
Descoberta: 1895
Aparência: um cone central amarelo rodeado por folhas semelhantes a samambaias

Esta planta altamente ameaçada foi descoberta em 1895 em Zululand (agora parte da África do Sul). Agora ela existe em apenas um jardim botânico na África do Sul. Requer temperaturas específicas para crescer e prosperar, por isso só sobrevive em um jardim climatizado. 

Devido à sua raridade, os cientistas sabem relativamente pouco sobre ela. No entanto, eles acreditam que a espécie tem variedades masculinas e femininas. Infelizmente, o jardim só tem machos. A espécie enfrenta a extinção, a menos que os pesquisadores encontrem uma maneira de  criar uma variedade feminina .

 12 – Camélia Middlemist’s Red

Camélia Middlemist's Red
Camélia Middlemist’s Red

Encontradoaem: jardins botânicos em Londres e Nova Zelândia
Descoberta: 1804
 Aparência: esta planta se parece com uma rosa, mas na verdade é um membro da família Camélia

Esta planta, originalmente da China, foi nomeada em homenagem ao importador de flores John Middlemist em 1804. Há 200 anos atrás, as Middlemist’s Reds eram muito procuradas pelos europeus. A planta foi colhida de forma tão agressiva que agora está extinta na China. 

Vive em apenas 2 lugares:  jardins botânicos em Londres  e Nova Zelândia. Isso mesmo, existem apenas dois espécimes restantes no mundo. Camélia Middlemist’s Red é a planta mais rara do mundo.  O espécime de Londres tem uma história incrível: a planta sobreviveu a uma bomba plantada por um paciente de asilo que fugiu!

Sendo a Camélia Middlemist’s Red a planta mais rara do mundo, ela merece destaque aqui. Mais duas fotos desta linda flor para a nossa apreciação!

Camélia Middlemist’s Red
Camélia Middlemist’s Red

Gostou de conhecer as 12 Plantas Raras do Mundo? Se ficou alguma Dúvida Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE NO

logo youtube 1 - Descubra 17 Fatos Surpreendentes sobre Jardins

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

whatsapp logo 1 - Descubra 17 Fatos Surpreendentes sobre Jardins

(11) 9 4210-7481

Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras Plantas Raras

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *