4 Dicas para Escolher os MELHORES VASOS PARA PLANTAS

Há uma gama muito grande de estilos
Os melhores vasos para plantas : 4 dicas para escolher

VASOS PARA PLANTAS | Existe uma maneira infalível de sucesso com uma planta nova em casa: combine-a com o vaso perfeito. 

As plantas recém- compradas em recipientes de plástico para viveiros podem ir para um novo vaso assim que você as levar para casa. 

Passe a muda para o vaso assim que chegar em casa
Passe a muda para o vaso assim que chegar em casa

Depois de passar meses (talvez até anos) em um pequeno vaso em crescimento, sua nova planta provavelmente cresceu mais que o espaço que ela tem e precisa ter mais espaço para crescer. 

Outras candidatas que precisam de uma atualização de vaso são quaisquer plantas domésticas adultas que tenham crescido muito em relação ao tamanho do vaso. 

Se suas plantas precisam de replantio ou se você tem algumas adições recentes à sua coleção de plantas.

Vasos para Plantas: Veja como selecionar as melhores novas “casas” para elas.

1. O tamanho importa

A escolha de um novo recipiente começa com a identificação do tamanho do pote de que você precisa.
Tamanho certo

A escolha de um novo recipiente começa com a identificação do tamanho do pote de que você precisa. 

Aqui está uma orientação prática: aumente o tamanho do vaso em 2,5 a 5 cm de diâmetro para plantas que estão crescendo em vasos de 25 cm ou menos. Para plantas maiores, aquelas que crescem em vasos com mais de 25 centímetros de diâmetro, aumente o tamanho do vaso em 5 ou 7,5 centímetros de diâmetro.

Por exemplo, uma planta  nova em folha em um pote de plástico de 10 centímetros está pronta para a transição para um recipiente com 12,5 centímetros ou mais de diâmetro. 

Um filodendro crescendo em um vaso de 30 cm pode atingir um tamanho de até 35 cm de diâmetro. Embora você possa ficar tentado a escolher um vaso alguns centímetros maior do que o prescrito para acomodar o crescimento futuro, resista. 

As plantas de casa crescem lentamente. Um vaso muito grande parecerá desproporcional à planta. Além disso, vasos muito grandes para a planta podem causar problemas de saúde porque o excesso de solo para vasos seca muito lentamente. O solo que fica úmido por muito tempo estimula o apodrecimento da raiz e do caule.

2. Drenagem é a chave

Escolha sempre um vaso com orifícios de drenagem, o que também garante que o solo do vaso não fique muito úmido depois de regar as plantas .
Vaso com orifícios de drenagem

Escolha sempre vasos para plantas com orifícios de drenagem, o que também garante que o solo do vaso não fique muito úmido depois de regar as plantas . O excesso pode escapar livremente pelo fundo do recipiente, permitindo que o oxigênio chegue até as raízes das plantas (se você usar um pires ou bandeja embaixo do pote, certifique-se de esvaziá-lo para evitar que as raízes fiquem molhadas).

Se você encontrar uma bela jardineira sem orifícios de drenagem, ainda assim poderá usá-la. O truque é usá-la como cachepot, que é um termo para um recipiente externo decorativo que esconde um recipiente um pouco menor, mas simples com orifícios de drenagem no qual sua planta está crescendo.

Use vasos sem furos como cachepots
Use vasos sem furos como cachepots

Você pode retirar esse recipiente interno (vaso) e leve-o para uma pia para regar e deixar escoar bem, ou deixe-o onde está, regue-o e depois retire o excesso de água do cachepot .

3. Encontre o seu estilo

 Os potes de cerâmica são o tipo de recipiente mais popular para plantas domésticas atualmente. Você os encontrará em todos os tipos de estilos, cores e tamanhos.
Escolha um vaso que mais lhe agrada.

O tamanho do recipiente e a drenagem disponível são os dois fatores mais importantes na seleção de vasos para plantas da sua casa. Depois de satisfazer essas duas necessidades, escolha um vaso que tenha uma aparência que mais lhe agrada.

 Os potes de cerâmica são o tipo de recipiente mais popular para plantas domésticas atualmenteVocê os encontrará em todos os tipos de estilos, cores e tamanhos.

Vasos de cerâmica esmaltada
Vasos de cerâmica esmaltada

Ao mesmo tempo, o pote de barro era o recipiente mais comum para plantas de interior. Os vasos de barro são atraentes, pesados ​​(ideais para plantas grandes) e porosos (excelentes para bromélias, cactos , samambaias, orquídeas e suculentas ). No entanto, os potes de barro requerem regas mais frequentes e são difíceis de limpar.

Vasos de barro são os mais comuns
Vasos de barro são os mais comuns

Os potes de plástico e fibra de vidro oferecem várias vantagens. Disponível em todos os tipos de cores e estilos, esses potes leves são fáceis de limpar e baratos. 

Os potes de plástico e fibra de vidro não precisam ser regados com tanta frequência quanto a argila.

Outros materiais para recipientes de plantas de casa incluem metal, cestaria, madeira tratada ou resistente ao apodrecimento, cerâmica vitrificada e vidro.

4. Mantenha-o limpo

Mantenha os potes limpos para prevenir doenças. Se você planeja reutilizar um pote, limpe-o bem por dentro e por fora. 

Os potes de barro geralmente ficam com uma crosta branca após o uso prolongado, causado pelo acúmulo de minerais após a evaporação da água. 

Vaso com acúmulo de minerais
Vaso com acúmulo de minerais

Para remover essa crosta, esfregue com uma esponja de lã de aço ou uma escova de cerdas duras em uma solução de vinagre e água. Se a crosta for espessa, pincele primeiro com uma esponja de lã de aço seca . Enxágue os potes e depois mergulhe-os em uma solução de alvejante (1 parte de alvejante para 9 partes de água) por 20 minutos para matar qualquer bactéria, fungo ou ovo de praga neles. Enxágue novamente. 

Limpe os potes de plástico com um pano umedecido em água morna com sabão. Esfregue a panela até que esteja completamente livre de sujeira e sujeira. Mergulhe o vaso em uma solução de alvejante, como faria com o de barro.

Conhecer as características dos materiais de vasos para plantas é um critério que também pode ajudar a manter suas plantas saudáveis!

Conhecer as características dos materiais de um vaso é um critério que também pode ajudar a manter suas plantas saudáveis!
Escolha o seu

Entre em Contato

Conheça o Canal da NATURARTE NO

youtube

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *