Mosquitinho Flor: A Mais Usada em Casamentos e Eventos

A Flor Mais Usada em Casamentos: Mosquitinho:1 Guia Completo
Folhas pequenas e estreitas

Mosquitinho Flor Mais Usada em Casamentos e Eventos | Seu nome científico é Gypsophila, mas quase ninguém procura por esse nome nas floriculturas e garden centers.

A Mosquitinho flor tornou-se um clichê em arranjos florais . Mas ela também pode ficar linda no jardim. Existem mais de 100 espécies anuais e perenes dentro deste gênero com aparências variadas. Alguns têm um hábito de crescimento rastejante, formando uma atraente cobertura do solo florida. E outras crescem em montículos mais eretos e contidos com extensa ramificação de seus caules delgados, dando às plantas uma sensação leve e arejada. 

Suas folhas pequenas e estreitas são de cor cinza-esverdeada a azul-esverdeada. No verão, são cobertas de pequenas flores brancas ou rosa de cinco pétalas que duram várias semanas. As flores são conhecidas por atrair borboletas e outros polinizadores. A Mosquitinho deve ser plantada na primavera após o período de geada ter passado. As plantas têm uma taxa de crescimento rápido.

Cuidados com a Mosquitinho Flor

De pouca manutenção

As plantas Mosquitinhos geralmente requerem muito pouca manutenção. Plante-as em um local que receba muita luz e tenha boa drenagem do solo, e elas praticamente cuidarão de si mesmas. Além disso, elas raramente têm problemas sérios com pragas ou doenças. 

Normalmente, você só precisará regar durante os períodos de seca e adubar anualmente. Depois que suas plantas amadurecerem, talvez seja necessário fornecer suporte, como estacas de jardim, para evitar que os caules finos caiam. Você também pode instalar estacas proativamente no momento do plantio em que a Mosquitinho possa crescer. 

Essas plantas não precisam de desbaste (remoção de flores gastas). Mas elas podem se beneficiar de uma poda leve após a floração, o que ajudará a manter sua forma e poderá promover outra floração.

Luz

A Mosquitinho cresce melhor em pleno sol 
Planta de sol pleno

A Mosquitinho cresce melhor em pleno sol, o que significa pelo menos seis horas de luz solar direta na maioria dos dias. Mas ela tolera um pouco de sombra, especialmente do sol quente da tarde. No entanto, muita sombra resultará em plantas com pernas longas e floração ruim.

Solo

Pode crescer em uma variedade de tipos de solo
Solo alcalino

Pode crescer em uma variedade de tipos de solo, desde que tenham boa drenagem. O solo arenoso funciona bem, enquanto o solo argiloso úmido não. Portanto, se o seu solo for pesado, considere planta-la em canteiros ou recipientes elevados. 

Essas plantas também gostam de um pH do solo ligeiramente alcalino, portanto, se o seu solo for ácido, corrija-o com uma aplicação de cal de jardim .

Água

A Mosquitinho tem pouca necessidade de água e prospera em solo seco.
Regas espaçadas

A Mosquitinho tem pouca necessidade de água e prospera em solo seco. Mantenha o solo moderadamente úmido para plantas jovens. Mas, você normalmente não terá que regar as plantas já adultas com tanta frequência, a menos que tenha um longo período de seca. O excesso de água pode causar apodrecimento das raízes e matar a planta.

Temperatura e Umidade

A Mosquitinho pode tolerar uma variedade de temperaturas dentro de suas zonas de crescimento.
Gosta de boa drenagem

A Mosquitinho pode tolerar uma variedade de temperaturas dentro de suas zonas de crescimento. Algumas espécies têm mais tolerância ao frio do que outras. Estas plantas preferem um clima seco ao invés de um úmido. Portanto, se você tiver alta umidade, é necessário garantir que sua planta tenha excelente drenagem do solo e não fique em umidade constante.

Fertilizante

Essas plantas não precisam de muito adubo e muito fertilizante
Adubo orgânico

Essas plantas não precisam de muito adubo e muito fertilizante pode causar um crescimento flexível. Para promover um crescimento saudável e flores abundantes, basta colocar um pouco de composto orgânico no local de plantio a cada primavera.

Variedades da Mosquitinho

Há uma diversidade no gênero Gypsophila 
Existem muitas variedades

Há uma diversidade no gênero Gypsophila que talvez você encontre no comércio floral. Aqui estão algumas variedades diferentes da planta:

  • Gypsophila elegans: Esta espécie é considerada anual, mas tende a se auto-semear e voltar ao jardim ano após ano. Apresenta flores notavelmente grandes e abertas em comparação com suas outras espécies.
  • Gypsophila paniculata ‘Bristol Fairy’: Este cultivar possui flores duplas brancas e com cerca de 0,6 centímetros de largura. Cresce em montes que atingem cerca de 60 a 91 centímetros de altura e largura.
  • Gypsophila paniculata ‘Compacta Plena’: Esta é uma variedade compacta que cresce em montes de apenas 38 a 45 centímetros de altura e largura. Suas flores são muito semelhantes às da cultivar ‘Bristol Fairy’.
  • Gypsophila paniculata ‘Perfekta’: Esta variedade pode crescer até 3 metros de altura e largura. Suas flores são muito semelhantes em aparência à cultivar ‘Bristol Fairy’, exceto que são cerca de duas vezes o tamanho.
  • Gypsophila paniculata ‘Viette’s Dwarf’: Esta é outra cultivar compacta que atinge apenas cerca de 30 a 38 centímetros de altura e largura e, portanto, normalmente não precisa de estaca para mantê-la na posição vertical. Possui flores duplas em rosa que desaparecem lentamente para o branco.

Perguntas frequentes

É uma planta com flores anuais ou perenes
Anuais e perenes
  • Quanto tempo dura uma Mosquitnho depois de ser colhida? Dura de oito a 10 dias.
  • Ela é tóxica ?É levemente tóxica tanto para animais quanto para pessoas. Se ingeridos por um animal, eles podem apresentar vômitos e diarréia, enquanto um humano pode ter a pele irritada.
  • É uma planta com flores anuais ou perenes? Com mais de 100 espécies, oferece plantas anuais e perenes. As plantas perenes surgem todos os anos e as flores vêm nas cores rosa e branco. Anuais podem potencialmente se auto-semear e retornar no ano seguinte.

Curiosidades

Antes de colocar a planta na água, a cada 2 dias corte cerca de um centímetro da ponta da haste. Isso vai abrir a ponta e ajudar na absorção de água.
Conserva-se bem em vasos com água

Os maiores cultivadores da planta no Brasil são os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Somente em São Paulo, a Mosquitinho é responsável pela movimentação de aproximadamente 70% da produção de flores no estado.
Maio e novembro são os meses que se costuma produzir Mosquitinho no Brasil.

As hastes próximas da haste da planta, com 60 a 70 centímetros de comprimento, devem ser cortadas na colheita.

Para fazer maços de flores, é recomendado que o peso seja, no mínimo, de 300 gramas. Os maços devem estar limpos, sem galhos, raízes ou folhas murchas. Eles duram de 1 a 2 semanas.

Dá para estender por alguns dias o tempo de vida de uma planta, desde que adotando algumas práticas.

  • Antes de colocar a planta na água, a cada 2 dias corte cerca de um centímetro da ponta da haste. Isso vai abrir a ponta e ajudar na absorção de água.
  • No momento de preparo do arranjo, também se recomenda cortar as hastes. Sempre de acordo com o tipo de halo.
  • Caso necessite armazená-las por mais de 2 dias,  guarde a Mosquitinho em câmaras frias ou até mesmo dentro de um freezer. No entanto, as hastes sempre devem ficar dentro d’água. A temperatura deve estar entre 4 e 7 °C.
  • Recomenda-se também lavar os baldes em que for guardar a Mosquitinho diariamente usando bucha, detergente e água sanitária. Depois dessa limpeza, finalize enxaguando com água corrente. Dessa forma, irá garantir a retirada de resíduos tanto de sabão como de cloro. Essas substâncias em excesso podem provocar danos às plantas.
  • Não se esqueça de retirar as folhas da parte interior, pois isso evita que folhas fiquem submersas e acabem apodrecendo. Periodicamente, remova do vaso as folhas murchas ou mortas.

Conheça o Canal da NATURARTE NO

image - Costela de Adão ou Monstera Deliciosa: 7 Dicas Magníficas!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *