Lírios: Como cultivar em sua Casa
Todo mundo gosta de lírios. Com flores grandes e vistosas, os lírios acrescentam uma elegância impressionante ao quintal e ao jardim. Crescidos a partir de bulbos, os lírios são flores perenes que retornam ano após ano e requerem cuidados mínimos, desde que você os plante no lugar certo.
Características
Nome botânico | Lilium |
---|---|
Tipo de planta | Flor |
Exposição ao sol | Sol pleno , sol parcial |
Tipo de solo | Argiloso |
PH do solo | Varia |
Floração | Primavera , verão , outono |
Cor da flor | Laranja , rosa , vermelho , branco , amarelo |
As borboletas amam essas flores.
Quando os lírios florescem
Os lírios tendem a florescer do início da primavera ao outono, dependendo do tipo. Ao misturar cuidadosamente as variedades do início, do meio da estação e do final no seu jardim, você desfrutará de suas magníficas flores. Em casa, tanto em ambientes formais quanto em naturais, a maioria dos lírios também se adaptam rapidamente em vasos. Além disso, eles são ótimas flores de corte!
Quando plantar
- Plante bulbos de lírio no outono, algumas semanas antes do inverno trazer temperaturas muito frias. Os bulbos plantados no outono terão raízes bem estabelecidas na primavera.
- Aconselha-se o plantio na primavera em áreas com invernos particularmente rigorosos. Plantas de lírio cultivadas em vasos podem ser plantadas a qualquer momento durante o verão.
Como plantar
- Selecione um local com solo que drene bem. Como saber isso? Após uma boa chuva, encontre um local que seja o primeiro a secar. A água presa sob as escamas sobrepostas no bulbo do lírio pode causar podridão, portanto, um local bem drenado é essencial.
- Os lírios precisam de muito sol. Para flores mais duráveis, os lírios precisam de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia. Se estiver com muita sombra, as hastes irão se inclinar em direção ao sol ou ficarão finas até caírem.
- A maioria das variedades populares prefere solo ácido a neutro, mas algumas são tolerantes ao cal ou preferem solos alcalinos (por exemplo, lírios Madonna).
- Faça buracos fundos no solo. O plantio profundo incentiva o caule em desenvolvimento a enviar raízes para ajudar a estabilizar a planta e talvez eliminar a necessidade de aplicação de estacas. Além disso, o plantio profundo mantém os bulbos de lírio frios quando as temperaturas sobem.
- Para um bom efeito, plante lírios em grupos de 3 a 5 bulbos.
- Água o suficiente para umedecer a terra.
Como cuidar
- Durante o crescimento ativo, regue frequentemente- especialmente se o clima estiver muito seco.
- Aplique um fertilizante líquido com alto teor de potássio a cada 2 semanas desde o plantio até 6 semanas após a floração.
- Aplique uma fina camada de composto orgânico a cada primavera.
- Os lírios não florescem mais de uma vez por estação, mas você pode remover as flores desbotadas e assim as plantas não desperdiçam energia produzindo sementes.
- Após o lírio florescer, NÃO remova as folhas até elas morrerem e ficarem marrons no outono. É muito importante não cortar as folhas até o final da temporada, pois ajuda a fornecer alimento para o bulbo das flores da próxima temporada.
- Corte os talos mortos no final do outono ou no início da primavera.
- Mantenha o solo úmido também no inverno.
- Divida as plantas a cada 3 a 4 anos quando o novo crescimento começar na primavera. Basta levantar as plantas e dividir os aglomerados. Replante as novas plantas adicionando um pouco de composto orgânico .
Pragas/doenças
- Às vezes, um mofo cinza é um problema, especialmente na primavera ou verão úmido e fresco. Certifique-se de que os lírios tenham bastante circulação de ar.
- Os vírus, disseminados por pulgões , podem ser problemáticos, embora algumas espécies de lírios sejam tolerantes a vírus.
- Podem ocorrer besouros, lesmas e caracóis.
Lírios em vasos
- Os lírios fazem lindos arranjos de flores cortadas. No entanto, evite cortar mais de um terço do caule, porque pode reduzir o vigor e a longevidade da planta.
- Se você está cultivando lírios estritamente para flores de corte, considere plantá-las em um jardim designado para este fim, onde você pode plantar bulbos novos a cada ano.
- Ao cortar lírios, escolha aqueles com botões que estão prestes a abrir, com um pouco da cor da flor. Os botões mais altos se abrirão à medida que os inferiores desaparecerem.
- Antes de colocar os lírios dentro do vaso com água, apare as pontas do caule, fazendo um corte diagonal com uma faca afiada.
- Se você se preocupa que o pólen laranja dos lírios possa causar manchas ao móvel onde está o vaso, basta cortar os estames no centro da flor.
- Remova as folhas inferiores das hastes para que nenhuma folhagem fique embaixo da água.
- Um bom arranjo de lírios durará duas ou mais semanas. Troque a água a cada poucos dias.
- Para ajudar a prolongar a vida das flores, adicione alimentos de flores cortadas à água. Elas requerem apenas metade da quantidade de alimento recomendada para outras flores.
Entre em Contato ou Deixe um Comentário!
Conheça o Canal da NATURARTE NO