Mundo Naturarte

Jardins Verticais: 12 Dicas Úteis de Design

Jardins Verticais.
Jardins Verticais

Jardins Verticais | Quer adicionar cores e cheiros em sua casa, mas tem um espaço pequeno? Saiba que é possível ter um jardim vertical com todo o charme que plantas e flores podem proporcionar!

Neste artigo você encontrará ideias de design de acordo com o que você tem em sua casa e pode aproveitar.

1. Jardim na entrada

Você pode emoldurar um caramanchão

A entrada da casa é o local que as pessoas têm as primeiras impressões! Que tal transformá-la em um jardim vertical criativo?  Um portão ou caramanchão atraente acrescenta personalidade, recebe os visitantes e também pode compartilhar um pouco da sua personalidade. Use sua criatividade para dar exclusividade à entrada de sua casa.

2. Estrutura permanente vertical

Escolha materiais leves para reposicionar seu jardim, se necessário

Considere o quão permanente suas estruturas verticais realmente precisam ser. Escolha materiais leves que sejam facilmente removidos ou que possam ser movimentados e reposicionados facilmente para apanhar sol durante o dia.

Você pode utilizar também uma treliça vertical inteligente e desanexada e um jardim feito com vasos é uma solução portátil para pessoas com sol limitado em sua área de jardim. Uma estrutura leve com ganchos suspensos pode ser adaptada a muitas situações.

3. Escolha sua planta com sabedoria

Escolha plantas que tenham um crescimento adequado

Se você estiver cultivando uma trepadeira, considere que tipo de planta você irá cultivar e se precisará de acesso para podar à medida que amadurecer. Pense em quão fácil é chegar ao topo da treliça ou estrutura, se você precisar fazer as podas. Leia o rótulo da planta para escolher uma espécie que cresça até uma altura adequada e forneça a tela que você precisa sem criar trabalho futuro para você.

4. Altura e resistência da estrutura

Posicione cestos pendurados ou vasos onde você não baterá a cabeça ao passar e verifique se há suporte adequado para o peso deles. Evite pendurá-los muito alto ou eles serão difíceis de molhar e manter. Se você não tiver outra opção, invista em um sistema de polias para poder abaixar e elevar suas plantadeiras.

5. Caixas para janelas e floreiras

Evite materiais pesados

Como estes geralmente são posicionados no alto, por razões de segurança, verifique se estão bem presos! Evite materiais pesados ​​e use plástico leve ou arame ou instale em torno do perímetro da estrutura onde o edifício foi projetado para ter a maior resistência possível. As caixas de janelas são geralmente longas e estreitas e, como acontece com os cestos suspensos, tendem a reter apenas uma pequena quantidade de solo; portanto, são melhor usadas para exibições sazonais ou atualizadas regularmente.

6. Tome cuidado com plantas invasoras

Evite trepadeiras que danifiquem estruturas

Tenha cuidado ao cultivar plantas com gavinhas adesivas do tipo almofada, pois elas podem se tornar rapidamente invasivas e grudar em praticamente qualquer superfície. Plantadas perto demais das paredes do prédio, podem danificar a pintura, a madeira, a argamassa e outros materiais externos.

7. Altura adulta da planta

Informe-se sobre a altura das plantas quando adultas

Considere a altura máxima que a planta provavelmente crescerá quando estiver adulta. Isso afetará o tipo de estrutura que você escolher e afetará a acessibilidade para irrigação, fertilização, poda e manutenção. Considere o quão alto você pode alcançar confortavelmente!

8. Peso das plantas

Pense no peso das plantas e na estrutura que você quer usar

O peso das plantas também terá um impacto na estrutura que você selecionar. A força da estrutura precisará apoiar o que você cultiva. Não adianta cultivar plantas pesadas em uma cerca precária – você apenas apressará seu fim. Plantas pesadas podem precisar de apoio extra, amarrando uma mini rede de tecido por baixo delas, por exemplo.

9. Rega extra

Regue com sabedoria sempre verificando o substrato

Dependendo da localização do seu jardim vertical , as plantas que não são plantadas no solo e estão expostas a mais sol e vento podem precisar de água com mais frequência. Eles também podem ser vulneráveis ​​a alterações mais amplas de temperatura. Adicione cobertura extra para compensar, regue com sabedoria e escolha cuidadosamente as espécies de plantas.

10.  Estrutura antes do plantio

Instale a estrutura

Certifique-se de erguer ou instalar sua estrutura de suporte vertical antes do plantio para evitar danos nas raízes quando as plantas começarem a crescer.

11. Suportes e laços da planta

Algumas plantas precisam ser sustentadas

Algumas plantas como tomates, precisam de uma ajuda extra para crescer verticalmente. Use estruturas apropriadas, como gaiolas, estacas e treliças com laços ou clipes regularmente espaçados, eles podem ser extremamente produtivos mesmo contidos em um espaço compacto.

12. Fator Vento

Fixe bem a estrutura do jardim vertical

Em áreas com ventos fortes ou jardins expostos de apartamentos e varandas, considere ancorar estruturas verticais leves de jardins.  Os quadros e as tendas podem ser fixados prendendo estacas nos cantos ou perfurando as estacas e passando uma corda ou arame para conectá-los a uma estrutura mais forte ou a um contêiner pesado.

Você achou essas ideias úteis para iniciar com jardins verticais? Deixe sua opinião e dúvidas nos comentários!

Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE no Youtube

Sair da versão mobile