JARDIM SUSTENTÁVEL | Todos nós sabemos a importância da preservação do meio ambiente. Através de práticas diárias podemos ajudar e muito começando pelo nosso próprio jardim.
Jardineiros em todos os lugares do mundo estão aderindo ao movimento sustentável. E quando você considera todas as recompensas de uma paisagem sustentável, não é difícil entender por quê.
Normalmente usa menos água, requer menos mão-de-obra, custa menos para manter e coloca menos toxinas no meio ambiente. Sem falar que também é tão bonito quanto um jardim convencional.
O desafio para muitos jardineiros é descobrir como adaptar métodos mais verdes à sua rotina. Fazer apenas uma mudança simples costuma ser suficiente para obter resultados.
Veja as plantas nativas, por exemplo. Ao plantar várias espécies nativas em seu jardim, você fornece um lar para polinizadores e outros insetos benéficos. Melhor polinização significa mais flores e maior produção de vegetais, enquanto mais insetos predadores ajudam a controlar as pragas, reduzindo a necessidade de inseticidas.
Ou seja, tudo reagindo certinho promove um ciclo perfeito da natureza e reações em cadeia para seu jardim se auto sustentar.
Não sabe por onde começar? Então, responda a este questionário e você provavelmente encontrará novas maneiras de economizar tempo, cortar custos e “pisar mais leve na terra.”
Faça o teste
Para cada pergunta, escolha a resposta que melhor descreve seu jardim. Em seguida, some seus pontos para ver como seu jardim está se saindo.
1. Do que é feita a sua garagem/quintal? É possível fazer seu jardim sustentável?
a | Pavimento permeável (3 pontos)
b | Cascalho ou terra nua (2 pontos)
c | Concreto impermeável ou blocos de pavimentação convencionais (1 ponto)
d | Asfalto (0 pontos)
➤ Por que é importante: as superfícies pavimentadas tradicionais causam inundações urbanas, direcionam os poluentes para as vias públicas e cursos de água e impedem as plantas e os organismos do solo de usar a água da chuva à qual, de outra forma, teriam acesso.
As calçadas de asfalto são os piores infratores porque, além de serem impermeáveis, também exigem a reaplicação periódica de selantes tóxicos. A opção mais saudável e sustentável é um pavimento permeável ou uma superfície impermeável com vãos não pavimentados, que permite que a água da chuva e o oxigênio entrem no solo.
2. Você agrupa as plantas de acordo com as necessidades de água?
a | Eu mantenho as plantas tolerantes à seca em uma parte do jardim e as plantas com sede em outra. Elas estão em circuitos de irrigação separados para que recebam a quantidade certa de água. (3 pontos)
b | É algo que tenho em mente, mas farei uma exceção se duas plantas ficarem realmente lindas lado a lado. (2 pontos)
c | Nunca pensei em considerar as necessidades de água. Eu só me concentro na exposição ao sol e na estética ao agrupar plantas. (1 ponto)
d | Eu misturo as coisas como eu quero. O que importa para mim é a aparência das coisas, não como funcionam. (0 pontos)
➤ Por que é importante: ao organizar seu jardim de forma que as plantas que amam a água fiquem isoladas das que são tolerantes à seca, você economiza água e estabelece plantações mais saudáveis.
3. Quando chove, para onde vai a maior parte da água?
a | Fica no jardim a que pertence. (3 pontos)
b | Parte disso corre para a rua. (2 pontos)
c | Eu não tenho idéia. Nunca me ocorreu pensar sobre isso. (1 ponto)
d | A maior parte da água parece escorrer da propriedade. (0 pontos)
➤ Por que é importante: em geral, quanto mais água da chuva você mantém em sua propriedade, melhor. Embora os sistemas convencionais de calha e drenagem sejam necessários para proteger contra inundações, eles muitas vezes carregam a água que você poderia estar usando. Colete essa água em tambores.
Até mesmo táticas simples, como direcionar canos para canteiros, podem ajudar a reduzir as contas de água. Apenas certifique-se de não criar zonas úmidas dentro de um raio 2 metros da casa.
4. Quanta atenção você dá ao seu solo?
a | Eu amo meu solo! Eu faço uma cobertura com composto de alta qualidade, aplico cobertura morta para proteger o solo e conservar a água e nunca cavo quando o solo está úmido. (3 pontos)
b | Espalho cobertura morta toda primavera e ocasionalmente uso fertilizante orgânico. (2 pontos)
c | Solo é apenas terra para mim. Eu não penso nisso. (1 ponto)
d | Eu uso fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas. E eu não gosto da aparência de cobertura morta. (0 pontos)
➤ Por que é importante: um jardim é tão saudável quanto seu solo. Muitos jardineiros arruínam seu solo usando regularmente fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas que destroem o complexo equilíbrio dos microrganismos do solo, que são essenciais para a saúde das plantas.
Para um grande jardim, alimente as plantas aplicando composto, não produtos químicos. Você também deve cultivar o solo o mínimo possível.
5. Como você descreveria seu gosto por plantas?
a | Eu cultivo principalmente plantas nativas e comestíveis. Antes de comprar uma espécie não nativa, certifico-me de que ela crescerá na minha região sem mimos. (3 pontos)
b | Eu me entrego a algumas plantas que precisam de cuidados extras. (2 pontos)
c | Eu amo os clássicos – como rosas híbridas, cerejeiras e muitos anuários. (1 ponto)
d | Eu cultivo principalmente plantas desafiadoras, então preciso de pesticidas e bastante água para mantê-las saudáveis. (0 pontos)
➤ Por que é importante: se você optar por plantas que combinam bem com seu tipo de solo e clima, economizará muito tempo e dinheiro. Plantas nativas devidamente localizadas são melhores porque geralmente são de baixa manutenção e oferecem habitats para a vida selvagem nativa e insetos.
Não há nada de errado com as plantas não nativas, no entanto, contanto que venham de um ambiente semelhante ao seu e não sejam invasivas. As plantas comestíveis também são boas, porque cultivar sua própria comida significa que você importará menos de lugares distantes.
6. Quanto de espaçamento você dá às plantas?
a | Eu dou espaço para todas as minhas plantas crescerem. Eu verifico os tamanhos maduros em meus livros de jardinagem ou online antes de decidir o que plantar. (3 pontos)
b | Muitas vezes planto perenes muito próximas umas das outras, mas dou às árvores e arbustos o espaço de que precisam. (2 pontos)
c | Eu aglomerei as plantas para que elas preencham rapidamente, mesmo que isso signifique ter que movê-las mais tarde. (1 ponto)
d | Não penso muito sobre o tamanho maduro da planta na hora do plantio, e não me importo de podar ou transplantar se uma planta crescer demais. ( 0 pontos)
➤ Por que é importante: a poda para controlar o tamanho gera mão de obra e resíduos verdes. E se você usar uma motosserra com grande consumo de gás em vez de tesouras manuais, isso também cria ruído e poluição do ar. É mais fácil para você e suas plantas se você simplesmente praticar “planta certa, lugar certo” desde o início.
7. Qual método de rega você usa com mais frequência?
a | Um sistema de irrigação por gotejamento (3 pontos)
b | Sprinklers suspensos com bicos eficientes e cobertura uniforme (2 pontos)
c | Irrigação manual em solo bem drenado (2 pontos)
d | Sprinklers suspensos, mas a cobertura é irregular e sai muita água (1 ponto)
e | Rega manual em solo densamente argiloso e com pouca drenagem (0 pontos)
➤ Por que é importante: um bom sistema de irrigação por gotejamento usa cerca de metade da água de um aspersor suspenso, e a água penetra na zona da raiz – onde ela pertence.
Os melhores sistemas de gotejamento consistem em linhas paralelas de tubos, com emissores devidamente espaçados, de modo que toda a zona radicular seja irrigada; isso é chamado de sistema de “grade”.
Sprinklers suspensos funcionam bem para gramados e coberturas do solo; Os aspersores modernos aplicam a água com mais eficiência do que os sistemas antigos.
A rega manual é boa em solo arenoso ou argiloso, mas é melhor evitá-la se você tiver solo argiloso, caso em que a água tem maior probabilidade de escorrer do que de penetrar.
8. Qual é a sua abordagem para o controle de ervas daninhas?
a | Eu nunca mais toquei em herbicidas. Cubro o solo com cobertura morta e puxo à mão as poucas ervas daninhas que aparecem. (3 pontos)
b | Estou a bordo com cobertura morta, mas admito que tenho um frasco de herbicida à mão para trabalhos extras. (2 pontos)
c | Passo horas toda semana arrancando ervas daninhas de todos os meus canteiros. (1 ponto)
d | Não vejo nada de errado com herbicidas. Meu quintal está ótimo e não preciso trabalhar tanto. (0 pontos)
➤ Por que é importante: a prevenção é metade da batalha quando se trata de ervas daninhas. Jardins estabelecidos certamente têm a vantagem: a competição de raízes por densas coberturas do solo pode impedir a proliferação de ervas daninhas, e a sombra de altas plantações de folhas evita a germinação de sementes indesejadas.
Usar um sistema de irrigação por gotejamento e irrigar menos também evita que as sementes de ervas daninhas criem raízes, assim como uma camada de cobertura orgânica de 7a 10 centímetros de espessura, como lascas de madeira ou casca de árvore desfiada. Se você precisar usar um herbicida, porém, use um orgânico, como um que contenha vinagre ou óleo de cravo.
9. Qual é a sua rotina de cuidar do gramado?
a | Substituí meu gramado por coberturas de solo tolerantes à seca. (3 pontos)
b | Eu tenho um gramado, mas uso fertilizante orgânico, administro a água com cuidado e cortei a grama com um cortador de grama (ou um cortador elétrico). (2 pontos)
c | Ocasionalmente, uso fertilizantes químicos e pesticidas e provavelmente poderia usar menos água. (1 ponto)
d | Eu amo meu gramado. Eu uso pesticidas químicos, herbicidas e fertilizantes, e rego várias vezes por semana. (0 pontos)
➤ Por que é importante: não ter gramado costuma ser a melhor opção, mas se você quer mesmo manter um canteiro com grama, considere estas dicas de manejo sustentável:
Corte a grama de 5 a 7 cm de altura (para a maioria das variedades de gramado) reduza o uso de água, fortalece os sistemas radiculares e supera as ervas daninhas.
Deixe as aparas no gramado para colocar os nutrientes de volta no solo e minimizar o desperdício verde.
Não regue, a menos que veja sinais de estresse hídrico: se a grama não voltar a crescer quando pisada, é hora de retirar o irrigador.
Lembre-se de que é muito melhor regar profundamente e com pouca frequência do que regar levemente e regularmente. E evite fertilizar – até os fertilizantes orgânicos podem drenar para os cursos de água e vazar para o lençol freático.
10. Como você controla pragas e doenças?
a | Eu cultivo principalmente plantas resistentes a pragas e doenças, então raramente tenho problemas. Quando necessário, uso métodos orgânicos, como insetos benéficos e os pesticidas menos tóxicos ou caseiros. (3 pontos)
b | Não sou rígido em ser orgânico. Às vezes uso produtos orgânicos; às vezes não. (2 pontos)
c | Gosto da idéia de usar métodos orgânicos, mas o preço mais barato das opções não orgânicas geralmente vence. (1 ponto)
d | Acho que a abordagem orgânica é muito exagerada e não vale a pena gastar. (0 pontos)
➤ Por que é importante: os métodos orgânicos de controle de pragas e doenças realmente funcionam – embora você possa evitar muitos problemas simplesmente cultivando uma variedade de plantas resistentes com reputação de não apresentarem problemas.
Também ajuda a dar às suas plantas ótimas condições de crescimento, o que as mantém saudáveis e as tornam menos vulneráveis a pragas e doenças. Se você tiver problemas, opte por abordagens que são más notícias para pragas e doenças, mas inofensivas para a vida selvagem, animais de estimação e pessoas.
Lembre-se: Nem todos os produtos orgânicos são totalmente seguros, portanto, siga as instruções do rótulo com atenção.
Qual é a sua pontuação?
25–30 | Você é uma estrela sustentável. Parabéns!
15–24 | Você está fazendo muitas coisas certas. Agora é hora de turbinar seu jardim. Escolha as duas ou três questões com as quais obteve a pontuação mais baixa e comece a trabalhar nelas.
0–14 | É difícil quebrar velhos hábitos. Mas se você não fizer mais nada, pelo menos corte a rega e espalhe um pouco de cobertura morta. Esses dois atos simples oferecem algumas das maiores recompensas, incluindo menos manutenção, contas de água mais baixas e plantas mais saudáveis.
Jardim Sustentável! Gostou do artigo? Deixe nos comentários se você aplica essas dicas em seu jardim.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável Jardim Sustentável