7 PLANTAS DIFÍCEIS | Mesmo que algumas de nossas plantas favoritas caiam na categoria de alta manutenção, mantê-las vivas não é impossível.
Todos nós já matamos uma planta (ou duas, ou três…) em nossas vidas, né? Acontece…
Mesmo plantas domésticas teoricamente indestrutíveis , como planta cobra , pothos e dracaena, podem virar poeira se negligenciadas demais. Mas, e as plantas difíceis de cultivar?
Elas merecem uma dose extra de amor! Muitas plantas difíceis de manter vivas são nativas das florestas tropicais, então elas tendem a ter dificuldades nas condições mais secas e escuras encontradas na maioria das casas.
Você não precisa transformar sua casa em uma selva para cultivá-las com sucesso, mas você terá que fornecer um pouco mais de carinho que poderia dar ao seu pothos.
Conheça aqui as sete plantas difíceis caseiras populares que exigem um pouco de trabalho extra de sua parte, mas que irão recompensá-lo com lindas folhas – e até mesmo flores!
1. Orquídea mariposa
Ser pai de uma orquídea mariposa (também chamada de Phalaenopsis ) requer um pouco de paciência. Após a floração, essas plantas precisam de tempo para se regenerar antes de lançar outra rodada de flores.
Uma orquídea perderá suas flores anteriores para que possa dar toda a sua energia a novas flores. Com o cuidado certo , você geralmente consegue fazer com que floresça duas ou três vezes por ano, embora as flores possam ser um pouco menores.
Durante o tempo de regeneração, as folhas não parecem estar fazendo muito esforço e está tudo bem. Mas, se você notar o enrugamento nas folhas ou raízes, provavelmente não está regando o suficiente. Para solucionar esse problema, mergulhe toda o vaso em uma pia ou bacia cheia de água por cerca de 15 minutos e deixe escorrer.
Além disso, aqui no site tem um artigo completo sobre cuidados com orquídeas. Vale a pena conferir!
2. Croton
Folhas grossas, brilhantes e multicoloridas são o que mais amamos nos crótons . No entanto, essas belezas tropicais podem ser um tanto exigentes quanto ao tratamento. Para começar, eles não gostam de mudanças repentinas quando você os move de um local para outro.
Se você notar que algumas das folhas ficam completamente amarelas depois de colocar seu cróton em um local diferente em sua casa, pense nisso como a versão vegetal de um acesso de raiva. No entanto, ele se aclimatará em seu novo local e crescerá algumas folhas novas em algumas semanas.
Crotons também preferem rega regular, então se as folhas começarem a cair, é mais provável que as coisas tenham ficado muito secas para seu gosto. Aumente a quantidade de água que você dá à planta, mas tome cuidado para não regar demais ou mantenha-a em um vaso sem orifício de drenagem para não afogar as raízes.
Se você começar a notar uma substância branca e levemente crocante no topo do solo, é um sinal de que é hora de replantar sua planta . Essas manchas crocantes são o sal acumulado pela irrigação e fertilização ao longo do tempo. Replantar sua planta em uma mistura de solo fresco deve resolver o problema.
3. Tradescantia
Algumas variedades de tradescantia têm folhas variadas de verdes e roxas que podem ficar especialmente brilhantes ao ar livre, e outras têm folhas que são aveludadas ao toque. Essas plantas rasteiras são perfeitas para exibir em suportes de macramê , mas você também pode mantê-las em recipientes regulares.
Tradescantias se dão melhor com bastante água, portanto, certifique-se de que o solo esteja úmido o tempo todo. Se o vaso da planta parece leve quando você o pega, geralmente é um bom indicador de que ele precisa de água.
Uma maneira fácil de regar é colocá-lo na pia ou encher uma bacia com alguns centímetros de água. Então, a planta pode absorvê-la por baixo, o que pode ser mais fácil do que tentar derramar água por cima. Uma dica valiosa com uma dessas plantas difíceis de cuidar.
4. Orelha de elefante
Esta planta tropical é conhecida por suas folhas de aparência exótica e capacidade de se desenvolver em áreas úmidas. A orelha de elefante torna muito fácil saber quando ela precisa de um bom gole de água – os talos irão cair rapidamente.
Cada talo que segura uma folha grande na ponta é na verdade como um canudo cheio de água. Se o talo não estiver cheio de água, a folha ficará pesada demais para ele e pode começar a amarelar. Geralmente, ele se recupera logo após você regá-lo, mas certifique-se de manter o solo dessa planta úmido para que tenha uma aparência melhor.
5. Ficus lyrata
Uma das árvores de interior mais populares, é um tipo de ficus que tem folhas grandes em forma de remo. Sua folhagem dramática prefere luz indireta filtrada, por isso terá melhor desempenho próximo a uma janela.
Limite a rega a uma vez por semana e não regue se o solo ainda estiver úmido ao toque. Se essas plantas receberem muita água, as folhas podem começar a amarelar ou ficar marrons, portanto, reduza a irrigação se observar esses sintomas.
No entanto, se as folhas parecerem caídas, vá em frente e dê um pouco de água à sua planta. Mantenha a umidade alta ao redor dela também.
6. Samambaia de ninho de pássaro
As folhas verdes brilhantes dessa variedade de samambaia (Asplênio) têm uma borda delicada e encaracolada que adiciona uma textura divertida ao seu jardim interno.
O truque para manter o crescimento da samambaia de ninho de pássaro é a abundância de umidade no ar. Quando esta planta fica muito seca, suas folhas começam a dourar nas bordas .
Regue a cada dois dias, certificando-se de que o excesso seja drenado pelo fundo do vaso, e borrife as folhas diariamente para manter os níveis de umidade elevados. Você também pode tentar colocar o vaso em um prato ou bandeja de plástico coberto com uma camada de pedras.
Encha o prato com água, mas não deixe tocar no fundo do vaso para que as raízes não molhem muito. À medida que a água evapora, ela cria um microclima úmido ao redor da samambaia. Ou você pode agrupá-lo com outras plantas para ajudar a manter a umidade mais alta ao seu redor.
7. Samambaia Boston
Uma grande samambaia Boston completa em um vaso suspenso adiciona dimensão e textura a qualquer canto da sua casa. Geralmente são baratas, então você não tem muito a perder dando uma chance a elas.
Manter a umidade consistente é a chave para o sucesso com esta samambaia. Mantenha-a perto de um umidificador ou dê uma borrifada de água na folhagem todos os dias.
Suas folhas também podem queimar quando recebem muita luz solar direta, portanto, evite colocá-la perto de lugares onde haja sol direto em alguma hora do dia. Não se assuste se sua samambaia tiver mudanças ao movê-la para uma área com menos luz – elas não gostam de mudanças ambientais, mas acabarão se adaptando à nova área.
Você pode cortar todas as folhas amarelas ou crocantes, e logo um novo crescimento as substituirá.
Gostou de conhecer essas 7 plantas difíceis de cuidar que precisam de um pouco mais de atenção para crescerem bem? Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões!
Conheça o Canal da NATURARTE NO