Mundo Naturarte

Como Cultivar Orquídeas – Guia Definitivo para Você

As orquídeas podem não ser tão difíceis ou frágeis como você foi levado a acreditar.
As orquídeas  são uma das famílias mais amadas de plantas

Como Cultivar Orquídeas | Você já se frustrou ao tentar cultivar orquídeas em casa ao ver que depois de algumas semanas aquela linda planta cheia de flores que você comprou acabou morrendo?

Todos nós já passamos por um momento assim em nossas vidas. Mas, não se preocupe, depois de ler este guia completo sobre como cuidar de orquídeas você poderá identificar o que estava dando errado e corrigir a tempo de salvar a sua planta ou mantê-la saudável e bonita.

As orquídeas são uma das famílias mais amadas de plantas com flores. No entanto, existem muitos conceitos errôneos, como por exemplo: as orquídeas são frágeis e difíceis de cuidar.

Uma orquídea pode exigir necessidades especiais, mas nada que seja impossível de fazer

Para os amantes de plantas comuns, isso pode fazê-los desistir das orquídeas .Obviamente, uma orquídea pode exigir necessidades especiais, como níveis de umidade, crescimento médio e outros fatores, mas elas podem não ser tão difíceis ou frágeis como você foi levado a acreditar. Por isso a partir de agora, com as dicas abaixo você saberá como cultivar orquídeas com eficiência.

Como definir uma Orquídea?

Exposição de Orquídeas no Jardim Botânico de São Paulo

Uma orquídea é um tipo de planta com flores que faz parte da família Orchidaceae . Elas estão em uma das maiores famílias de plantas com flores. Hoje, existem aproximadamente 28.000 espécies de orquídeas aceitas e reconhecidas. 

A variedade de cores e tonalidades as tornou muito populares entre os jardineiros e aqueles que gostam de ter plantas internas coloridas.

Conheça aqui as suas características

As orquídeas compartilham algumas características semelhantes entre as espécies. 

1.Flores

As flores são bilaterais e simétricas, o que significa que ambos os lados da flor são reflexos espelhados um do outro. Muitas dessas flores florescem de cabeça para baixo (resupinate).  

Bilaterais e simétricas

2.Sementes

As orquídeas também têm sementes muito pequenas alojadas em uma cápsula seca. Essas cápsulas contêm milhares de pequenas sementes e não possuem endosperma (que é um tecido vegetal que se encontra nas sementes).

Sementes bem pequenas

3.Tempo de vida

A maioria das orquídeas são epífitas( vivem sobre outras plantas, mas não possuem hábitos parasitas) e perenes, ou seja, duradouras, permanentes, crescendo ancoradas a árvores e arbustos. A maioria delas prefere climas tropicais e subtropicais.

São epífitas

Se orquídeas são perenes, então, porque a minha morreu?

O que há de errado com minha orquídea?

Vários fatores interferem na vida de uma orquídea. O primeiro deles que quero tratar aqui é o local onde ela é plantada. Um dos pontos principais de como cultivar orquídeas corretamente.

Onde elas crescem?

Uma das coisas mais interessantes sobre as orquídeas é que a maioria delas não cresce no solo em seu habitat natural. Então, se você cultivar orquídeas e tentar colocá-las no solo, provavelmente as matará, dependendo da espécie que você escolheu.

Isso ocorre porque as raízes das orquídeas são cobertas com uma substância branca que absorve a umidade que deve ser exposta ao ar. Elas crescem em galhos de árvores, por exemplo, em muitos casos ou se ligam a outras porções de outras plantas. 

Suas raízes

Porém existem orquídeas que vão bem no chão, jardineiras ou floreiras e não precisam de substrato especial para elas. Você pode plantá-las em uma mistura de uma parte de substrato para mudas com uma parte de areia para não encharcar e ficar bem drenável. Dê preferencia para vasos e floreiras com furos para escoar a água das regas.

Orquídeas terrestres

Por este motivo é muito importante você escolher a planta pensando no local onde você quer que ela fique.

Conheça 5 Orquídeas Terrestres

1: Orquídea-bambu

Orquídea-bambu

2: Sapatinho Paphiopedilum leeanum

Sapatinho

3: Sapatinho Paphiopedilum maudiae “Red”

Sapatinho Paphiopedilum maudiae “Red”

4: Orquídea-pipoca

Orquídea-pipoca

5: Cymbidium

Cymbidium

Essas orquídeas que crescem no solo geralmente são cultivadas em solo rico em húmus, o que significa a porção do solo composta principalmente por matéria orgânica que não possui estrutura.

A importância da umidade para a maioria das orquídeas

As plantas perdem uma porcentagem muito grande da água que recebem na evaporação do substrato ou mesmo na transpiração que acontece para proteger as plantas de superaquecerem. Essa porcentagem pode variar de acordo com o clima, se o dia está mais quente ou mais frio. Fato é que que quando o solo passa dos 60ºC pode torrar as raízes das orquídeas terrestres.

Para que as regas sejam eficientes e a água possa nutrir a planta, prefira regar no final do dia ou à noite porque assim as plantas ficarão úmidas por mais tempo. Ótima prática de como cultivar orquídeas da maneira certa.

Quando e quanto regar?

Quando e quanto regar

Dias de verão exigem que você regue mais a orquídea e dias de inverno, menos rega. Aprenda a “ler” a sua orquídea.

A sua planta dá os sinais para você entendê-la melhor. Por exemplo, se ela estiver recebendo pouca água ela tende a ficar murcha. Se as folhas tornarem-se moles e pretas é sinal de acúmulo de água.

Sabe qual é o melhor jeito de saber se deve regar ou não? Use o seu dedo. Você só precisa tocar o substrato, o esfagno ou a terra. Se estiver úmido, você irá sentir e seu dedo sairá sujo de terra. Então, adie a rega.

As raízes também sinalizam

Observe suas raízes.

1.Raízes verdes: estão recebendo a quantidade certa de água.

2.Raízes encharcadas e marrons: estão recebendo muita água.

3.Raízes que são cinza ou brancas: não estão recebendo água suficiente.

Luz

As orquídeas preferem mais sol ou menos sol?

Isso depende das espécies. Se você comprá-las em um viveiro, orquidário ou flora, faça perguntas sobre as espécies que você está comprando e obtenha instruções para cuidados com a luz. Existem orquídeas de pouca luz e aquelas que requerem mais luz.

Em geral, a luz solar direta e brilhante não é boa para as orquídeas. Isso pode realmente queimar as folhas e a planta. Orquídeas colocadas atrás de cortinas que deixam passar alguma luz, ou persianas que fazem o mesmo, são boas soluções para a maioria das espécies.

 Existem orquídeas de pouca luz e aquelas que requerem mais luz.

Como testar se a luz está certa

A maneira mais simples de medir a intensidade da luz é usar a mão.
Parece estranho, mas, no auge do dia, quando o sol está apontando pela janela com o brilho mais intenso (evite fazer este teste em um dia nublado), coloque a mão alguns centímetros acima das folhas da planta para que você faça uma sombra sobre a planta.

Se houver pouca ou nenhuma sombra, a intensidade da luz é muito baixa.

Sombra cinza claro suave, a intensidade da luz será perfeita.

E se a sombra é muito forte e escura, isso indica muita luz.

Pode colocar fertilizantes?

Prefira sempre a adubação orgânica ou um fertilizante natural e orgânico, pois quanto mais adubo mineral você colocar , maior será o consumo de água pela orquídea. Pesquise nos centros de jardinagem. Mas, se você optar por adubação natural feita em casa, você pode conferir aqui no site o artigo ADUBO NATURAL/Como fazer.

Se sua opção for o adubo ou fertilizante mineral, atenção a esses sinais:

Com que freqüência as orquídeas precisam de poda?

Quando a orquídea atinge seu período de floração, suas novas flores duram até 12 semanas. Após esse período, elas podem desaparecer ou cair dos caules.

Depois que elas fizerem isso, você precisará determinar como podar a orquídea. Primeiro, verifique se a haste está saudável ou em mau estado.

Hastes saudáveis ​​são verdes e firmes ao toque.

As hastes não saudáveis ​​são de cor marrom / amarela e moles ao tocar.

Confira as dicas de poda logo abaixo.

Dicas de poda de orquídeas

Dicas de poda

Cortar uma orquídea pela primeira vez pode parecer assustador. No entanto, seguindo os próximas passos, você pode esperar que a orquídea produza suas lindas flores para o próximo ciclo de floração (desde que todas as outras instruções de cuidados de como cultivar orquídeas sejam seguidas, é claro!).

Condições da planta para a poda

Se o seu caule é saudável e esta é a primeira poda, apare a haste logo acima do entalhe / nó da haste onde a primeira flor floresceu.

Isso permitirá que uma nova sessão surja.

Se o seu caule não estiver saudável ou você já tiver podado a orquídea uma vez, é melhor cortar 2,5 cm acima da base do caule.

Isso permite que a orquídea concentre sua energia na produção de novas folhas e raízes fortes.

Para finalizar, confira as 7 perguntas mais frequentes sobre como Cultivar Orquídeas

Como cultivar Orquídeas

1. Por que minha orquídea não está florescendo?

Muitas vezes as pessoas pensam que, porque não há flores, uma orquídea já passou do seu melhor. Não se preocupe, se as folhas estiverem saudáveis, continue. Frequentemente, a luz insuficiente faz com que as orquídeas concentrem sua energia em outro lugar. Se a orquídea já floresceu, tente podá-las.

2. Minha orquídea está perdendo muitas folhas, está certo?

Alguma perda de folhas para uma orquídea é natural, desde que nem todas caiam de uma só vez. A perda excessiva de folhas geralmente indica que a planta é mantida muito fria ou está com excesso de água. Deixe a planta secar e remova a folhagem morta.

3. O que é um material pegajoso nas folhas abaixo da flor da orquídea?

Este é o néctar da orquídea, criado para atrair insetos para polinizá-lo. Se você notar isso em excesso nas folhas, limpe-o com um pano úmido.

4. Minhas folhas de orquídea estão enrugadas, tudo bem?

Quando as folhas novas crescem a partir de uma orquídea, elas tendem a grudar umas nas outras se o ambiente estiver muito seco . Se você perceber isso, aumente a umidade usando um pulverizador.

5. Minha orquídea tem muitas raízes aéreas, isso é normal?

As orquídeas geralmente crescem em árvores com suas raízes expostas a uma atmosfera úmida da floresta tropical, então isso é normal. Muitas raízes aéreas são um grande sinal de que a orquídea é feliz em seu ambiente. 

6. As folhas da orquídea estão ficando amarelas, o que estou fazendo de errado?

Folhas amarelas são um sinal de muita água ou pouca luz. Verifique se suas raízes não estão marrons e encharcadas. Se estiverem, retire a água e deixe a planta secar. Se suas raízes estão saudáveis, coloque a planta em outro local para obter mais luz. 

7. Cuidei bem da minha orquídea e mesmo assim ela morreu, o que aconteceu?

Embora as orquídeas possam ficar inativas, elas também podem morrer simplesmente porque as plantas têm um ciclo de vida e também morrem em algum momento. Não se sinta culpado e não desista de cultivar suas plantinhas!

Orquídeas

Gostou das dicas de como cultivar orquídeas?

Agora você já pode trazer mais cor, beleza e vida ao seu quintal, cultivando essas famosas e tão amadas plantas.

E você gostou deste Guia? Deixe nos comentários!

Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE no Youtube

Sair da versão mobile