Como fazer um Jardim: 10 Passos para Iniciantes
Quer aprender como fazer um jardim, mas não sabe por onde começar?
Neste artigo você vai encontrar dicas valiosas para você cultivar seu jardim com confiança e se divertir fazendo isso.
Aqui estão as dez etapas de Como Fazer um Jardim
1. DECIDA O QUE VOCÊ GOSTARIA DE CULTIVAR NO JARDIM DE SUA CASA
Certifique-se de que as suas escolhas principais fazem sentido para a sua área. Se possível, converse com jardineiros em sua área para descobrir quais plantas crescem bem e quais não, levando-se em conta o clima da região.
Informe-se também sobre as condições de cultivo e se elas podem afetar os planos do seu jardim. E assim, escolha as plantas que melhor se adaptarão ao local do plantio.
2.ESCOLHA UM LOCAL PARA COMEÇAR SEU JARDIM
A maioria das plantas precisa de sol pleno, com um mínimo de cinco horas de luz solar direta por dia para frutificar e florir . Verduras, ervas e vegetais de raiz crescerão em sombra parcial.
Pense em como você terá acesso ao jardim para colher, regar e cuidar de suas plantas.
Cuidado com a vida selvagem, danos a animais de estimação e áreas de recreação infantil. Quando o cachorro da família terá acesso para correr pelo jardim, isso será muito difícil para novas mudas.
3.PLANEJE OS CANTEIROS DO JARDIM
Depois de saber onde quer seu jardim, decida o tipo e o tamanho do (s) canteiro (s). Canteiros elevados são atraentes e podem facilitar o trabalho no jardim, mas também secam mais rapidamente. Em áreas muito secas, canteiros mais profundos podem ser usadas para coletar a umidade disponível.
Pense em plantar seu jardim em blocos ou canteiros de plantas em vez de fileiras simples. Os canteiros também precisam ser estreitos o suficiente para que você possa alcançar o centro deles de qualquer lado. Devem ter cerca de 3 metros de comprimento ou menos.
Dentro dos canteiros do jardim, coloque as plantas em linhas ou um padrão de grade. O objetivo é minimizar calçadas e maximizar o espaço de cultivo. Escolha plantas companheiras para atrair insetos benéficos e melhorar a produção.
Comece pequeno e certifique-se de dar a cada planta espaço suficiente para crescer. As sementes são minúsculas, mas as plantas crescidas podem ficar enormes. Plantas que crescem muito apertadas junto de outras têm dificuldade de prosperar. Um jardim pequeno e bem cuidado pode produzir tanto ou mais do que um jardim grande e mal cuidado.
Canteiros retangulares ou quadrados são os mais comuns, mas você pode usar a sua imaginação e habilidades para criação. Você também pode plantar seu jardim em itens encontrados, como containers, baldes, bacias e até canos de PVC.
4.INVISTA EM FERRAMENTAS BÁSICAS DE JARDIM
As ferramentas certas tornam o trabalho no seu jardim um prazer em vez de uma tarefa árdua. O equipamento básico de jardinagem inclui:
- Enxada de jardinagem
- Enxada
- Ancinho de sujeira
- Ancinho da folha
- Pá de jardim ou pá de cabo D
- Ferramentas de mão
Boas ferramentas economizarão tempo e esforço, e o mais importante, sua coluna.
5.TESTE O SEU SOLO
Antes de começar a construir ou plantar seu jardim, você precisa saber algo sobre o solo do seu jardim.
Seu solo é ácido, alcalino ou pH neutro? Você tem areia, argila, rochas ou uma mistura de todos?Possui uma boa quantidade de nutrientes básicos?
Algumas dessas características podem ser determinadas apenas olhando para o solo ou o manuseando. Outros podem exigir testes caseiros ou testes de laboratório profissionais, que não são caros como parecem ser.
A maioria das culturas de jardim prefere solo com um pH em torno de 7 (neutro), embora algumas condições semelhantes sejam ligeiramente ácidas ou ligeiramente alcalinas. Níveis equilibrados de nutrientes também são importantes, assim como a presença de matéria orgânica.
6 – CONSTRUA SEU SOLO
A maioria das plantas prefere um solo profundo, bem drenado e fértil, rico em matéria orgânica. As raízes das plantas precisam de um bom solo de jardim para produzir bons vegetais e frutas.
Depois de começar um jardim, você terá uma nova apreciação do solo saudável, à medida que ele melhora ano após ano. Solo saudável e vibrante oferece plantas saudáveis e vibrantes com resistência incorporada a doenças e pragas e mais nutrição.
7 – ESCOLHA AS SEMENTES OU MUDAS CORRETOS
Para saber quais plantas crescem melhor semeadas diretamente no jardim e quais plantas são melhores como mudas, pesquise o calendário inicial de sementes . Se você deseja cultivar variedades específicas, especialmente variedades antigas, provavelmente precisará cultivar seus próprias mudas a partir de sementes. Começar seus próprias mudas também é uma ótima maneira de economizar dinheiro. No entanto, começar com mudas é a melhor opção para iniciantes, porque já tem meio caminho andado.
E aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar as melhores mudas no viveiro:
- Procure vasos que tenham aproximadamente o mesmo tamanho da planta. Plantas grandes em vasos minúsculos têm maior probabilidade de ficarem presas às raízes (com raízes emaranhadas e crescendo em círculos dentro do vaso) e sofrem choque quando plantadas no jardim.
- Fique atento a sinais de estresse, como danos causados por insetos ou folhas amarelas. Muitas lojas agora realizam vendas sazonais de plantas em seus estacionamentos. Mesmo com regas frequentes, as mudas podem sofrer por causa do calor.
- Pergunte se suas plantas ou sementes foram tratadas ou pulverizadas com produtos químicos potencialmente prejudiciais, como pesticidas neonicotinoides. Os polinizadores são essenciais para a frutificação no jardim, portanto, você não quer comprar plantas que possam prejudicá-los.
8.PLANTE COM CUIDADO
A maioria dos pacotes de sementes e recipientes de mudas vêm com instruções básicas de plantio. Depois de fazer o trabalho de base (literalmente), você só precisa pular e plantar. Experimente e você aprenderá o resto no decorrer do tempo.
Regras básicas para plantar em seu jardim:
- Plante as sementes com cerca de 3 vezes mais profundidade do que o diâmetro da semente, a menos que indicado de outra forma na embalagem. Algumas sementes requerem luz para germinar.
- Para mudas- a maioria das mudas é plantada na mesma profundidade em que estavam crescendo no vaso. A exceção são os tomates, que podem ser plantados mais profundamente ou em trincheiras.
- Espere até que o perigo do inverno forte passe para plantar plantas que gostam de calor, como tomate, pimentão, pepino, quiabo, etc.
- As plantas jovens são mais fáceis de danificar do que as plantas mais velhas, por isso podem precisar de proteção quando plantadas ao ar livre.
9.CUIDE DO SEU JARDIM
Há um velho ditado que diz: “O melhor fertilizante é a sombra do jardineiro”. Se você não está preparado para reservar um tempo em sua programação para cuidar de suas plantas, é melhor optar por itens de manutenção extremamente baixa, como brotos ou ervas. Dependendo do tamanho de suas plantações, os requisitos de tempo podem variar de alguns minutos por dia a um trabalho em tempo integral.
Arranque as ervas daninhas ainda quando elas são pequenas. Pode ser com as mãos ou com uma enxada.
Uma regra para regar é que as plantas precisam de cerca de 2,5 cm de água por semana durante a estação de crescimento. Se as chuvas falharem, você precisará regar seu jardim.
Irrigar demais é tão ruim quanto não irrigar , por isso sempre verifique o solo antes regar seu jardim. Solo muito úmido pode causar o apodrecimento de sementes e raízes. Alimentos foliares, como chá composto, podem ser adicionados para fornecer às plantas nutrição extra e uma dose de micróbios saudáveis durante a rega.
Os insetos são mais atraídos por plantas estressadas ou de alguma forma deficientes. Se você tem plantas saudáveis e bem nutridas, seus problemas de pragas devem ser mínimos. Se você tiver um problema, é provável que haja uma solução orgânica.
10 – APROVEITE A SUA COLHEITA
Se você optar por cultivar plantas comestíveis também, conforme as safras amadurecem, certifique-se de colher prontamente para obter a melhor qualidade. As folhas verdes como a alface são normalmente “cortadas e voltam”, o que significa que você pode cortar as folhas e elas crescerão para outra colheita.
Colha feijão e ervilha a cada dois ou três dias, o milho doce quando as espigas estiverem bem preenchidas e colha tomates e pimentões verdes ou deixe-os amadurecer e ficar com doçura e sabor completos.
O sabor está normalmente em um pico quando o orvalho da manhã clareia, mas antes do calor da tarde se instalar. Experimente e decida o que é melhor para você.
Uma das razões pelas quais a jardinagem é apaixonante é porque se as coisas não derem certo da primeira vez, sempre haverá o próximo ano. Existem dezenas de maneiras diferentes de fazer quase tudo, mas você não saberá o que funciona melhor para você e seu jardim até tentar. Se uma planta, flor ou vegetal tiver um mau desempenho na primeira vez que você plantar, tente novamente.
Jardinar também faz bem à saúde. Pode combater a depressão, reduzir o estresse e melhorar sua dieta.
E aí, o que você achou dessas dicas? Você acha que te ajudaram? Deixe nos comentários!
Que achou destas dicas? Deixe sua opinião e dúvidas nos comentários!
Entre em Contato ou Deixe um Comentário!
Conheça o Canal da NATURARTE NO Youtube
Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim Como Fazer um Jardim