Mundo Naturarte

Terrário Fechado: Conheça 13 Plantas Para Fazer o Seu

Terrários Como Fazer.
Terrário

Terrários fechados criam um ecossistema bonito e fascinante que ficará fantástico em sua casa. Eles são bastante fáceis de fazer e manter – desde que você escolha as plantas certas. Este artigo irá ajudá-lo a escolher as plantas de terrário fechado.

Confira Dicas de Com Fazer o Seu Terrario neste Vídeo do Youtube

Que tipo de plantas são adequadas para um terrário fechado?

Um terrário fechado cria um microambiente auto-suficiente que é consistentemente quente e úmido, então selecione plantas que adoram calor e umidade. Para um terrário fechado de baixa manutenção, escolha plantas de crescimento mais lento que permanecerão pequenas e com requisitos de iluminação semelhantes.

As plantas destacadas aqui são principalmente plantas que prosperam na luz solar indireta média a brilhante; portanto, se você agrupar plantas que compartilham preferências semelhantes de iluminação, poderá colocar seu terrário em um local que receba a iluminação certa para essas plantas. Em um terrário fechado adequadamente montado, você não precisará regar as plantas com muita frequência, pois a umidade circula constantemente pelo sistema fechado.

É importante reconhecer que alguns artigos que recomendam plantas para esses terrários, geralmente listam plantas, como suculentas, adequadas para recipientes abertos, sem mencionar que essas plantas não se saem bem em recipientes fechados.

Quais são as melhores plantas de terrário fechado? Essas 13 plantas são ideais para um terrário fechado;

1.Peperomias

Peperômia

O gênero Peperomia contém principalmente plantas pequenas e compactas que crescem em madeira apodrecida em seus habitats naturais, geralmente ganhando uma altura não superior a 30 cm. São encontrados principalmente em áreas tropicais e subtropicais da América Central e do Sul.

Embora variem amplamente em tamanho, forma e padrões de cores, as folhas de peperomia geralmente são grossas, carnudas e lisas. Como a maioria das plantas de chão de floresta tropical, elas prosperam em condições de iluminação que variam de sombra total a luz solar indireta.

Talvez a espécie mais popular de peperomia para terrários fechados seja a peperomia esmeralda ( Peperomia caperata ) , uma vez que só crescerá a uma altura de 8 a 15 cm. 

peperomia de folha oval ( Peperomia obtusifolia ) é outra excelente opção para um terrário fechado. Crescendo um pouco mais do que a esmeralda, esta planta faz jus ao seu nome com suas folhas em forma de concha em forma oval.

2.Pileas

Pileas

Pileas é um gênero de planta tropical da família Urticaceae (urtiga), e existem várias espécies que são cultivadas como plantas domésticas que também são perfeitas para terrários fechados devido ao seu tamanho pequeno, à necessidade de alta umidade e à sua elegante folhagem, com sua versatilidade em relação às condições de iluminação e facilidade de manutenção.

Como na maioria das outras plantas de terrário, as interessantes cores e texturas das folhas superam muito as flores, além do fato de que as plantas raramente florescem em ambientes internos, aqui no caso, terrário fechado. É uma planta compacta que cresce até um máximo de apenas 15 cm de altura.

3.Planta nervosa ( Fittonia albivensis )

Fitônia

As plantas nervosas ( Fittonia albivensis ) são plantas muito coloridas que são encontradas no chão de florestas tropicais no Peru e na Colômbia, e desfrutam de temperaturas quentes, alta umidade e sombra parcial a total. As cultivares ( espécies de plantas que foram melhoradas devido à alteração ou introdução, pelo homem, de uma característica que antes não possuíam) são seleções populares para terrários fechados, onde servem como pontos focais impressionantes.

Fitônias com nomes comuns, como a planta nervo , bem como planta mosaico e folha líquida pintada pode ter folhagem verde escuro com veias cor de rosa, vermelhas ou intensas brilhantes, ou sua coloração pode ser invertida, de modo que as folhas são vermelho, rosa ou lavanda com veias de verde escuro.

4.Musgos (Bryophytas)

Musgos

Os musgos (briófitas) são plantas não vasculares (ou seja, não possuem tecidos especializados para fornecer água e nutrientes que a maioria das plantas possui) e não cultivam raízes.

Devido a essas características únicas, os musgos absorvem água principalmente através de suas folhas, que geralmente consistem em apenas uma única camada de células. Isso significa que essas pequenas plantas precisam estar constantemente em contato com a umidade.

Os musgos são frequentemente usados ​​para cobertura do solo em terrários fechados, porque prosperam em ambientes úmidos, não ocupam muito espaço vertical devido ao seu baixo perfil e falta de sistemas radiculares, e são produtores muito lentos. Além disso, como os musgos preferem sombra total, eles não se importam em serem bloqueados por uma folhagem de plantas maiores de um terrário.

Os tipos comuns de musgo vendidos para terrários incluem esfagno vivo, lençol, almofada, tapete . Com essa variedade disponível, você pode até criar um terrário fechado cativante, preenchido exclusivamente com diferentes tipos de musgos, que você pode colocá-lo em um local que receba menos luz do que seria necessário para a maioria dos outros tipos de plantas.

5.Musgos de espiga (Selaginelas)

Selaginelas

Os musgos de espiga (selaginellas) não são realmente musgos; mas, como os musgos, são plantas que amam a umidade e funcionam muito bem como plantas de terrário fechadas, principalmente como cobertura do solo. São plantas pequenas e muito duráveis, disponíveis em uma ampla variedade de cores, padrões e texturas.

Parecendo muito com pequenas samambaias, tanto em estrutura quanto em virtude de produzir esporos, são encontrados no chão da floresta tropical; portanto, se dão melhor em sombra parcial a total.

6.Pequenas samambaias

Botão de limão

Por falar em samambaias , essas plantas plumosas são adequadas para o ambiente quente e úmido de um terrário fechado, e existem várias variedades pequenas que fazem excelentes adições a esse tipo de estufa em miniatura.

As melhores samambaias a serem usadas nesses compartimentos são as variedades de crescimento lento que atingem entre 15 e 30 cm na maturidade. Ocasionalmente, podando um novo crescimento, você pode manter as samambaias e outras plantas arrumadas e incentivá-las a crescer mais, em vez de se tornarem indisciplinadas ou alongadas.

Uma das samambaias pequenas mais populares para terrários fechados, bem como para uso doméstico, é a samambaia de botão de limão fácil de cultivar Nephrolepis cordifolia ) . Esta pequena planta adorável é o menor tipo de samambaia de Boston e possui hastes arqueadas com pequenos folhetos redondos e alternados. As samambaias de botão de limão preferem luz solar filtrada média a brilhante.

7.Hera inglesa diminuta ( Hedera helix )

Hera Inglesa

A hera inglesa ( Hedera helix ) , ou hera comum, pode não parecer a princípio uma boa opção de planta de terrário fechada, mas a versão em miniatura dessa videira resistente é uma planta pequena e fácil de cultivar, que absorve o calor, a umidade, ambiente de um recipiente fechado com facilidade – desde que não receba muita luz.

Ele oferece uma aparência mais familiar do que as plantas tropicais exóticas que normalmente são encontradas nesses jardins fechados. Além disso, você pode se surpreender ao saber que a hera comum cresce menos vigorosamente do que outros tipos de hera .

8.Lágrimas de bebê ( Soleirolia soleirolii ) 

Lágrimas de bebê

Outro membro da família Urticaceae (urtiga), nativo da região do Mediterrâneo na Itália, as lágrimas de bebê ( Soleirolia soleirolii ) são uma planta de cobertura do solo que adora calor, umidade e luz solar indireta média a brilhante. Outros nomes comuns para esta planta incluem lágrimas de anjo, planta da amizade, trepadeira da Córsega, helxina, mãe de milhares e a peruca de Paddy .

As folhas pequenas, de aparência delicada, amareladas a verdes brilhantes das lágrimas de bebê trazem um charme a qualquer arranjo de terrário. No entanto, é uma planta de crescimento mais rápido e também é capaz de propagação vegetativa, o que significa que tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente usando uma parte da planta existente. Se você decidir usar as lágrimas do bebê nesse tipo de ambiente, esteja preparado para gerenciá-lo por poda, para que não ultrapasse o espaço limitado dentro do seu terrário.

9.Figo rastejante ( Ficus pumila )

Figo

figo rastejante ( Ficus pumila ) é um pequeno ficus (também conhecido como planta de figo), oriundo do leste da Ásia tropical e que vive em ambientes quentes e úmidos. Cresce como uma densa cobertura do solo ou como uma trepadeira, com raízes aéreas que secretam uma cola de látex que permite que a planta se agarre aos seus suportes.

O figo rastejante pode servir como uma alternativa à hera inglesa em miniatura, se você preferir ter uma planta mais delicada.

Embora esta pequena planta resistente cresça rapidamente, procure variedades de Ficus pumila , como a Bellus, que possui folhas com bordas brancas, bem como figos rastejados e encaracolados que têm uma taxa de crescimento média, tornando-as plantas de terrário fechado mais adequadas .

10.Planta confete (Hypoestes phyllostachya)

Planta confete

Adicione um toque de alegria ao seu terrário fechado com a planta confete (Hypoestes phyllostachya) , uma planta pequena e delicada que apresenta folhas bonitas, manchadas de rosa, roxa, vermelha ou branca nas folhas verdes. Esta planta que adora calor e umidade prefere iluminação indireta média e ficará pernuda e enfraquecida se não receber luz suficiente. Outro sinal de que não está recebendo luz suficiente é a perda de suas manchinhas.

Assim como no pothos dourado, as plantas confetes tendem a ser produtoras vigorosas, então você provavelmente precisará reprimir o novo crescimento para incentivar a planta a permanecer mais cheia e compacta.

11.Pothos dourado ( Epipremnum aureum )

Pothos

pothos dourado ( Epipremnum aureum ) é uma planta trepadora ou rastejante que se parece muito com um pequeno filodendro, com suas hastes e folhas em forma de coração.

Nomes comuns alternativos para Epipremnum aureum incluem hera do diabo , hera arum , hera da Ilha Salomão e simplesmente pothos .

O pothos dourado é uma planta de casa muito popular porque é quase indestrutível e, de fato, a maior preocupação que você provavelmente terá com esta planta em um terrário fechado é mantê-la podada para que não se torne muito irregular.

Embora as condições de cultivo preferidas desta planta sejam temperaturas quentes, umidade moderada a alta e iluminação indireta média, o pothos dourado é uma planta extraordinariamente versátil que tolerará uma variedade de condições de cultivo.

12.Orquídeas em miniatura Phalaenopsis

Mini orquídea

Com flores deslumbrantes que duram meses, as orquídeas phalaenopsis são uma excelente opção para adicionar um pouco de beleza floral a um terrário fechado. Preferindo pouca luz e alta umidade, elas são a escolha perfeita para o microclima em um terrário fechado.

Dependendo do tamanho do seu terrário, é provável que as variedades em miniatura sejam as mais adequadas e há uma infinidade de cores de flores para escolher.

Cuidar de orquídeas phalaenopsis é notavelmente fácil, desde que você evite regá-las demais. 

13.Planta aranha ( Chlorophytum comosum )

Planta aranha

Com suas longas e estreitas folhas verdes e brancas listradas e sua capacidade de cultivar novas plântulas no final de longas hastes conhecidas como inflorescências, a planta aranha ( Chlorophytum comosum ) completa nossa lista das melhores plantas para terrários fechados devido ao seu amor à alta umidade e natureza fácil de cuidar.

É outra planta de casa popular que é adaptável a uma variedade de condições de crescimento. Portanto, embora a planta aranha prefira luz indireta brilhante, ela tolera pouca iluminação. E embora goste de ser regada quando seu solo estiver quase, mas não completamente seco, ela pode lidar com a umidade do solo mais consistente, desde que o solo tenha uma boa drenagem e não permaneça encharcado – uma condição essencial para todas as plantas em um terrário fechado para evitar a podridão das raízes.

A espécie Variegatum é uma versão menor e, portanto, o tipo mais adequado de planta aranha para cultivo em terrário fechado . Possui folhas atraentes de verde médio a escuro com faixas brancas nas margens. 

Você precisa ficar de olho nas pequenas plântulas e removê-las do terrário antes que elas assumam o controle. E então, você sempre pode plantá-las em vasos e decorar o resto da sua casa ou presentear seus amigos!

Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE NO YOUTUBE

Saiba Tudo Sobre a Nova Queridinha do Brasil! A Pilea Peperomioides!
Sair da versão mobile