12 IDEIAS: Projeto de Jardim para Área de Piscina
12 Ideias de projeto de jardim para uma área de piscina | O paisagismo de uma área de piscina é um desafio diferente para todos, assim como o desenho de cada casa e jardim é único.
Mas, quando se trata de escolher plantas de paisagismo para piscinas, existem algumas considerações universais: fácil manutenção, privacidade, segurança, o tamanho certo e o cheiro.
Muitos proprietários de piscinas não sabem ao certo por onde começar a criar o visual desejado, seja um oásis tropical ou um retiro moderno e minimalista. Aqui, respondemos a algumas perguntas para ajudá-lo a começar sua jornada no paisagismo de piscinas.
1 – Qual é o primeiro passo a dar ao fazer o paisagismo de uma área de piscina, focando em um Projeto de Jardim?
O design é o ponto de partida. Escolha um tema de plantio, como moderno ou tropical e, claro, tenha em mente a paisagem existente e a arquitetura de sua casa para que todos os elementos se complementem.
A área da sua piscina ainda requer a consideração de elementos básicos do projeto do jardim de escala, proporção, equilíbrio, cor e textura.
2 – Quais são as melhores plantas paisagísticas de piscina de baixa manutenção?
As plantas tropicais são adequadas para uma área de piscina em um clima quente, por exemplo.
Suculentas são uma boa escolha de design; elas permanecem verdes o ano todo e não derrubam folhas na água.
Escolha plantas que mantenham as folhas durante todo o ano para que você não tenha uma bagunça de folhas. Escolha também plantas parecidas com grama perenes, como lomandra, phormium e liriope, que não precisam ser cortadas.
Evite plantas bagunçadas que deixam cair folhas, frutas ou nozes. Um objetivo principal deve ser minimizar a quantidade de restos de folhas. Não apenas certas flores finas como papel e pequenas (murta crepe, buganvílias, azaléia) obstruem os filtros da piscina, mas frutas e bagas das árvores podem cair e manchar a paisagem da piscina.
3 – Quais são as melhores plantas para paisagens de piscinas para privacidade?
Considere a área do perímetro do seu espaço e esteja ciente de quaisquer vistas expostas. Relaxar em seu maiô à vista dos vizinhos é como nadar em um aquário.
Comece na linha da cerca e ajude seu caminho para dentro, incorporando diferentes camadas e alturas e estando atento às árvores decíduas que no inverno podem repentinamente abrir uma visão indesejada.
4 – Que questões de segurança devo considerar ao escolher plantas paisagísticas para piscinas?
Apesar de meu apoio aos polinizadores, sugiro evitar plantas adoradas pelas abelhas para minimizar picadas acidentais.
Além disso, como mencionado acima, evite qualquer planta com espinhos ou lâminas afiadas que possam cair na piscina. Outro ponto a lembrar: qualquer cobertura de solo plantada ao redor da piscina não deve atrair nossos amigos agitados.
5 – Quais são os tamanhos de plantas mais adequados para a área de uma piscina?
Descubra até onde o sistema radicular de uma determinada planta viaja para que você não crie raízes em seus canos de água ou rachaduras em sua paisagem.
Além disso, considere a altura de uma planta na maturidade para que a planta escolhida não ultrapasse o espaço da piscina ou se torne um intruso que fica pendurado na beira da água.
Relacionado, certifique-se de que as passarelas e a área de descanso não estejam cheias de plantas. Existe uma linha tênue entre um oásis tropical e uma selva coberta de vegetação.
6 – Quais plantas perfumadas são melhores para uma área de piscina?
Nada tem um cheiro mais lindo do que o perfume da própria natureza, então certifique-se de adicionar algumas plantas perfumadas perto da piscina, spa ou pátio.
Considere também flores com perfume noturno: seus mergulhos após o expediente podem ser realçados por flores que liberam sua doçura à noite e adicionam um brilho luminoso.
Agora vamos falar sobre as plantas. Os ambientes de piscina são notoriamente agressivos para as plantas. Uma piscina aquecida aumentará os níveis de umidade próximos. A superfície reflexiva da água também intensifica a luz solar, e o cloro ou produtos químicos (de respingos) podem ser uma preocupação.
Para plantas que vão sobreviver e prosperar ao redor de uma piscina em qualquer clima, use plantas tropicais, suculentas, arbustos, trepadeiras e coberturas do solo – como ponto de partida.
7 – Plantas Tropicais
Bananeira
Com suas folhas enormes, as bananeiras criam instantaneamente um oásis. Essas belezas gigantes crescem rapidamente e preferem um local ensolarado, mas protegido, perto de uma parede ou intercalado com outras plantas para proteção (porque suas folhas exuberantes se rasgam facilmente com o vento).
As bananas também são ávidas por água e adoram um bom composto como fertilizante.
Filodendro
Para uma paleta tropical-moderna, considere juntar os filodendros. ‘Xanadu’ é uma planta perenifólia densa (mas tenra), que se espalha pelo tamanho e mede cerca de um metro de altura por um metro e meio de largura. Possui folhas verdes brilhantes pesadamente dissecadas e aprecia uma mancha sombreada. A variedade maior, Philodendron selloum, se transforma em um enorme arbusto e tolera mais sol.
Ave-do-paraíso
Strelitzia nicolai é uma escolha inteligente devido ao crescimento rápido em forma de fonte e às folhas que podem atingir uma altura impressionante de 1,5 a 3 metros. Assim como a bananeira, a Ave-do-paraíso gigante aprecia um local ensolarado, mas também se protege de ventos fortes para evitar o efeito de desfiamento das folhas.
Posicione esta planta tropical onde ela possa atingir sua altura máxima e se espalhar por 5 metros de largura. Uma versão muito menor da Ave-do-paraíso e de crescimento mais lento, Strelitzia reginae é uma opção valorizada por suas grandes flores laranjas e azuis semelhantes a pássaros e folhas perenes ousadas. Com apenas um metro e meio de altura, também é ótimo em contêineres.
Palmeiras
Como as bananeiras e as gigantescas Aves-do-paraíso, as palmeiras criam um forte elemento vertical e adicionam privacidade. Uma coisa a se considerar, porém, é a escala do seu jardim, porque algumas palmeiras podem crescer a alturas colossais.
Estas são algumas palmeiras de porte pequeno
- Palmeira Guaricanga-de-Bengala (Geonoma Elegans)
- Palmeira Areca-bambu
- Cica
- Palmeira Fênix
- Palmeira-rabo-de-peixe (Caryota mitis)
- Palmeira-cascata (Chamaedorea cataractarum)
8 – Suculentas
Para um visual mais moderno ao redor de sua piscina, considere incorporar suculentas fáceis e sem abrigo com sua natureza escultural.
Aloé
Baixa manutenção, as aloés não soltam folhagem e gostam do calor; elas prosperam em pleno sol.
Agave Attenuata
Uma das suculentas favoritas ao redor de uma piscina … ou em qualquer lugar, é Agave attenuata. Requerendo pouca água e cuidados, esta beleza ousada pode atingir uma altura de um metro e meio, fornece um sotaque forte e parece especialmente atraente cercada por suculentas adicionais, como aeoniums e sedums de baixo crescimento.
Dica: Ao usar suculentas ao redor de uma piscina, evite aquelas com espinhos ou pontas afiadas, pois há perigos óbvios de machucar a pele.
9 – Arbustos
Evônio
Golden euonymus (Euonymus japonicus ‘Aureomarginatus’) é um arbusto colorido de folhas verdes e douradas. Versátil, requer cuidados mínimos e pode atingir 1,80 m de altura.
Lírio da quinzena/ Moréia
Quase sempre florescendo, as flores brancas exóticas do lírio da quinzena (Dietes iridioides) brotam de lâminas duras de folha perene com 60 a 90 centímetros de altura.
Hydrangea paniculata ‘Hortensia arbustiva’
Sobrevivendo a invernos rigorosos e pleno sol de verão, este arbusto incrivelmente resistente oferece até quatro cores diferentes ao longo da temporada. Esta beleza de 2,5 metros de altura generosa também produz flores cor de pistache no meio do verão.
10 – Coberturas de solo
Musgo escocês
Uma cobertura de solo perene excelente para entre os pavimentos da piscina, o musgo escocês tolera ser pisado. Enquanto floresce, os botões são pequenos demais para serem notados pelas abelhas.
Grama artificial
Outra ideia é considerar a instalação de grama artificial de manutenção zero como borda da piscina, simplesmente porque a área diretamente próxima a uma piscina é extremamente complicada devido ao tráfego de pedestres e respingos de produtos químicos.
11 – Trepadeiras
Trepadeiras bem comportadas podem adicionar privacidade quando treinadas em uma treliça. As trepadeiras tolerantes ao cloro incluem Jasmim-confederado ou Jasmim-estrela (também pode ser uma ótima cobertura para o solo quando contido de maneira adequada).
A Jessamina de flor amarela brilhante e o Figo escalador que dá uma boa cobertura em paredes e é resistente fixando-se com gavinhas auto-aderentes, também são boas opções.
E o que dizer do maravilhosamente perfumado Jasmim chileno (Mandevilla laxa)? É uma trepadeira descontraída que produz flores brancas com uma fragrância inebriante semelhante à Gardênia.
12 – Plantas tropicais a serem evitadas:
Bambu
Embora eu ame sua versatilidade e adore como os caules altos balançam na brisa mais sutil, as folhas de papel e raízes agressivas podem ser um pesadelo completo em uma paisagem ao redor de uma piscina. Plante apenas Bambuzinho-de-jardim – Bambusa textilis gracilis e certifique-se de que esteja a uma boa distância de qualquer piscina para ser seguro.
projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim projeto de jardim
Agora que você já sabe por onde começar, ficou mais fácil planejar sua área para piscina.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481