ROSAS | O cuidado com as rosas é mais fácil do que você pensa! Qualquer pessoa pode cultivá-las com sucesso.
Siga estas dez regras essenciais para cultivar:
1.Escolha entre uma rosa já envasada ou uma muda
Cada tipo tem seus benefícios. Se você é um cultivador novato, as rosas de contêiner (já envasadas) são um ótimo caminho a percorrer, porque são fáceis de plantar e estabelecer rapidamente.
Elas também podem ser adquiridas em viveiros locais durante toda a estação de crescimento, permitindo plantá-las quando as condições climáticas forem ideais.
2. Não exagere
Existem inúmeras classes, variando de micro-miniaturas a grandifloras e de coberturas de solo a rosas de escalada, com algumas classes contendo centenas de variedades.
Embora possa ser tentador encher seu jardim delas com uma grande variedade, é provável que você acabe com uma variedade desordenada e muitas plantas para o espaço.
Algumas variedades bem escolhidas lhe darão muito mais satisfação do que dezenas de plantas incompatíveis que não funcionam em harmonia.
3. Encontre o lugar certo
Para o melhor show de flores e plantas mais saudáveis, as roseiras devem receber de seis a oito horas de luz solar diariamente. Em climas especialmente quentes, as rosas se saem melhor quando protegidas do sol quente da tarde.
Em climas frios, plantar uma roseira ao lado de uma cerca ou parede voltada para o sul ou oeste pode ajudar a minimizar os danos causados pelo inverno.
4. Hora certa
A melhor época para plantar rosas é na primavera, após a última geada ou no outono, pelo menos seis semanas antes da primeira geada média em sua região. Isso dá às raízes tempo suficiente para escavar no solo antes que as plantas fiquem adormecidas durante o inverno.
As mudas de rosas estão normalmente disponíveis apenas no início da primavera e devem ser plantadas logo depois de trazê-las para casa.
As rosas que crescem em recipientes oferecem mais flexibilidade no tempo de plantio e podem ser plantadas sempre que as condições climáticas forem agradáveis. Para obter melhores resultados, plante rosas em um dia calmo e nublado. Plantar em um dia quente e ensolarado ou durante uma onda de calor no verão pode estressar uma roseira ou qualquer tipo de planta.
5. Cavar fundo
O tamanho do buraco em que você planta suas rosas é um dos principais fatores para começar bem.
Seja para plantar em jardins ou em contêineres, é necessário cavar um buraco fundo o suficiente e largo o suficiente para acomodar as raízes da planta e permitir uma boa drenagem, pois as rosas não gostam de pés molhados.
Se você estiver plantando várias roseiras juntas, afaste-as a pelo menos um metro e meio para dar amplo espaço à planta à medida que amadurece.
6. Alimente frequentemente as Rosas
Para produzir uma impressionante mostra de flores, uma roseira precisa ser fertilizada regularmente. Os métodos orgânicos fornecem um suprimento lento e constante de nutrientes.
Aplicações mensais de composto, esterco compostado e outros fertilizantes orgânicos e naturais, como emulsão orgânica de peixe , funcionam bem. Alterações orgânicas também ajudam a incentivar micróbios benéficos do solo e um pH do solo bem equilibrado.
7. Água com sabedoria
As rosas se saem melhor quando a umidade do solo é mantida uniforme durante toda a estação de crescimento. A quantidade e a frequência da rega dependerão do seu tipo de solo e clima.
Crescem em solos arenosos precisarão de mais rega do que aquelas em solos argilosos mais pesados. Condições quentes, secas e com vento também as ressecam rapidamente. Como você rega é tão importante quanto a frequência. É recomendável usar uma mangueira de imersão para que você entregue água diretamente às raízes e evite as folhas.
8. Podar Rosas como um profissional
É quase impossível matar uma roseira por poda excessiva, mas se você seguir algumas regras simples, os resultados parecerão mais profissionais e resultarão em uma planta mais saudável.
As rosas modernas não precisam de tantas podas quanto a maioria das pessoas pensa. No entanto, uma roseira estabelecida aprecia uma poda básica no início da primavera.
Se você notar folhas secas e flores murchas, além de galhos tortos, secos ou mal formados, faça a poda. No entanto, evite podar no alto inverno para que os futuros brotos não queimem com a geada.
9. Mantenha-as Rosas saudáveis
A melhor maneira de prevenir doenças de rosas é escolher variedades resistentes a doenças. Elas são criadas e selecionadas para resistir às aflições mais comuns das rosas, incluindo oídio e manchas pretas.
Oídio geralmente aparece durante o verão, especialmente quando os dias são quentes e secos e as noites são frescas e úmidas. Os sinais reveladores incluem folhas que enrolam e torcem e o desenvolvimento de um pó branco nas folhas.
Para evitar oídio, regue no início da manhã, assim terá tempo suficiente para o excesso de água evaporar, uma vez que as folhas úmidas, especialmente durante a noite, proporcionam o ambiente de crescimento perfeito do oído.
A poda de uma roseira para permitir que o ar circule através da folhagem também ajuda.
10. Mostre-as
Obviamente, um dos maiores prazeres de plantar rosas de jardim é a colheita. Elas são premiadas há muito tempo por suas belas e perfumadas flores de corte, mas nenhuma delas é mais adorável do que as que são colhidas frescas em seu próprio jardim.
Que tal começar seu jardim? Deixe nos comentários suas experiências!
Entre em Contato ou Deixe um Comentário!
Conheça o Canal da NATURARTE NO YouTube