Mundo Naturarte

ROSA DO DESERTO Como Cuidar e Muito Mais sobre ela!

ROSA DO DESERTO COMO CUIDAR.
Adenium Obesum

ROSA DO DESERTO COMO CUIDAR | Popularmente chamada de Rosa do deserto a Adenium Obesum é uma espécie de planta pertencente à família Apocynaceae ( uma família botânica da ordem Gentianales que inclui cerca de 5 000 espécies).

Gosta de muito sol e solo bem drenante. Ela cresce bem devagar, característica típica de plantas que vivem em habitat natural com solo pobre em nutrientes.

É nativa das regiões do Sahel, ao sul do Saara (da Mauritânia e Senegal ao Sudão), e da África tropical e oriental e subtropical do sul e da Arábia.

Suas características

Em vaso

É um arbusto suculento sempre-verde ou seco-decíduo (que também pode perder suas folhas durante períodos de frio, ou de acordo com a subespécie ou cultivar). Pode crescer de um a cinco metros de altura, cáudice basal inchado e robusto, ou seja tendo uma forma encurtada, espessada e perene podendo estar tanto no subsolo como no nível do solo.

Caule trabalhado

Para ter aquele caule grosso e sinuoso digno de exposição, é preciso fazer podas, replantes e cortar as raízes da planta periodicamente. Sabe a técnica do bonsai? É isso que será necessário trabalhar em sua Rosa do deserto. Além disso deve-se ter todo o cuidado para evitar o surgimento de fungos e outras pragas. Portanto, se você não tem tanta prática assim, prefira as mudas jovens com o caule já bem formado e deixe a planta crescer no seu ritmo natural.

Suas folhas

Rosa do Deserto Como Cuidar: As folhas são dispostas em espiral, agrupadas em direção às pontas dos ramos, de forma simples, com textura de couro, com 5 a 15 cm de comprimento e 1 a 8 cm de largura.

Suas flores

As flores são tubulares, com a parte externa com cinco pétalas, semelhantes aos de outros gêneros relacionados, como Plumeria e Nerium. As flores tendem a vermelho e rosa, muitas vezes com um rubor esbranquiçado para fora da garganta. Quanto mais sol a planta tomar mais flores ela terá. Então, se você quer ter a plantinha dentro de casa, não se esqueça de deixá-la ao lado de uma janela para tomar sol. A Rosa do deserto costuma dar flor entre um e dois anos.

Substrato ideal

O substrato ideal

Cresce bem em solo seco, bem-drenado, clima quente e seco não tolerando geada ou congelamento. Misture uma parte de areia grossa no substrato e não deixe empoçar água. Só regue a planta quando o substrato estiver totalmente seco. E quando regar, seja generoso e dê à planta uma boa quantidade de água. No entanto, se você regar com muita frequência a planta pode apodrecer.

As sementes

Suas sementes são cilíndricas, longas e estreitas, com dez a catorze milímetros de comprimento, de cor castanho, com longos tufos de pelo branco de cor castanho dourado nas duas extremidades.

Usos para Rosa do Deserto

A Rosa do deserto produz uma seiva em suas raízes e caules que contém 30 glicosídeos cardíacos semelhantes ao encontrado na Digitalis. Esta seiva é usada como veneno em flechas para caçar grandes animais em grande parte da África e como uma toxina para pesca de peixes.

Essa seiva é tóxica portanto se você tem animais domésticos e crianças em casa, deixe a sua planta fora do alcance deles.

Essa planta é importante na medicina tradicional. No Sahel, Somália e No norte do Quênia suas raízes, casca e o látex são muito utilizados.

Pragas que podem atacar a Rosa do deserto como cuidar

Rosa do Deserto Como Cuidar: Cochonilhas, ácaros e mosca branca. Assim fique atento para não deixar que vire uma infestação, pois não terá como salvar a planta. Isole a planta doente para não contaminar as outras plantas e use receitas caseiras para o combate.

Contra cochonilha por exemplo, coloque cascas de ovo trituradas no substrato da planta, que além de combater essa praga ainda contém um importante nutriente, o cálcio, para plantas que tomam bastante sol.

Espécies de Rosa do deserto

O gênero Adenium possui 5 espécies reconhecidas atualmente.

1.Adenium boehmianum 

Adenium boehmianum 

2.Adenium multiflorum 

Adenium multiflorum 

3.Adenium obesum 

Adenium obesum

4.Adenium oleifolium 

Adenium oleifolium 

5.Adenium swazicum 

Adenium swazicum 

Conte suas experiências em cultivar jardins aqui nos comentários!

Entre em Contato

Conheça o Canal da NATURARTE NO

Sair da versão mobile