PEPERÔMIAS: GUIA COMPLETO nº 1 sobre essas Plantas
PEPERÔMIAS: GUIA COMPLETO sobre a planta | A planta Peperômia é fácil de cultivar e pode ser uma opção muito boa se você tiver um espaço pequeno em sua casa ou escritório.
Elas tendem a ter a reputação de que precisam de níveis muito altos de umidade para prosperar, o que pode desanimar as pessoas, embora na verdade este requisito de cuidado se aplique apenas a um número muito pequeno de Peperomia.
Na verdade, contanto que você possa mantê-las em um local aconchegante, a maioria dos Peperomias se dá perfeitamente bem no dia a dia de casas e escritórios.
Freqüentemente, essas plantas são consideradas muito adequadas para jardins em garrafas ou terrários fechados, pois crescem lentamente. Elas também podem lidar razoavelmente bem com altos níveis de umidade que, juntos, os tornam candidatas adequadas para esse jardins em vidros fechados.
De longe, seu maior traço positivo é o grande número de Peperomias de aparência diferente que você pode encontrar. Tem para todos os gostos.
Se você é um fã de seu tamanho e natureza fácil de lidar em comparação com outras plantas domésticas, a diversidade na aparência significa que você tem uma ampla escolha para escolher, então é quase certo que você encontrará algo único que se encaixa perfeitamente com o seu estilo.
Em termos de aparência, Peperomia tem vários visuais diferentes, desde ser compacta e quase delicada até algo muito mais ousado com folhas grossas e vibrantes. As folhas podem vir em diferentes cores, formas e texturas. Até mesmo o hábito de crescimento pode ser diferente de pequenas variedades compactas arredondadas para tipos eretos mais altos até uma série de Peperomia pendente.
Toda essa diversidade significa que o número de variedades diferentes de Peperomia que você pode comprar é vasto e incrivelmente variado , tanto que se colocadas lado a lado você pode pensar que está realmente olhando para plantas completamente diferentes!
Embora haja muitos para escolher, existem alguns pontos a observar que você provavelmente encontrará enquanto faz compras.
As muito populares P. argyreia e P. sandersii ( Peperômia Melância ) têm manchas brancas prateadas e verdes nas folhas que se assemelham a uma melância novamente com uma forma compacta.
Conheça mais varieades de Peperomias logo abaixo:
A forma compacta e espessa. P. magnoliifolia ( Desert Privet ) tem folhas grossas carnudas que lhe conferem uma aparência forte e suculenta. Ela tende a crescer mais alto e há uma variedade com matizes amarelos / verdes que adiciona um belo atrativo.
P. caperata ( Peperômia com folhas enrugadas ) é a planta com folhas enrugadas roxas escuras ou verdes. P. albovittata é semelhante, exceto que as folhas têm uma aparência desbotada, tem veios roxos profundos que são muito marcantes contra as folhas cinzentas.
P. scandens ( Peperômia Cupido) é uma das variedades mais comumente vendidas, muitas vezes vendida em uma forma variegada e as folhas têm o formato de coração.
Por fim, a estrela em ascensão no momento é Peperômia ‘Hope’ , que é uma variedade pendente fácil de lidar e de crescimento razoavelmente rápido que tem botões grossos como folhas.
Como cuidar das Peperômias
Luz
Em sua maioria, as peperômias são plantas de interior de crescimento lento e são razoavelmente adaptáveis ao nível de luz que você acaba fornecendo.
Porém, se você está procurando a situação ideal, será uma em que os níveis de luz sejam brilhantes, mas sem luz solar direta. Muita luz vai queimar e manchar as folhas, ao passo que pouca luz acabará resultando em um crescimento irregular, fino e desordenado.
As peperomias também são uma das poucas plantas de casa que se saem muito bem com luz fluorescente, por isso podem ser cultivadas com sucesso permanentemente em quartos sem janelas (desde que a luz do quarto esteja acesa durante boa parte do dia, é claro!).
Rega
Tenha cuidado ao regar essas plantas, pois é muito fácil exagerar e criar a situação ideal para o apodrecimento. Você deve observar e esperar até que o solo seque um pouco antes de regar novamente .
Não mantenha o solo constantemente úmido nem deixe que ele fique saturado. Igualmente, no entanto, peperomias não são cactos do deserto, então não se esqueça de revisar a situação regularmente e fornecer água quando for necessário.
No inverno, a planta precisará de muito pouco, a menos que seja particularmente quente e brilhante.
Umidade
Algumas Peperômias precisam de níveis bastante elevados de umidade para manter sua aparência original. No entanto, a maioria das peperômias que você pode comprar como planta de casa fica bem sem nenhum aumento artificial na umidade do ambiente.
As folhas delicadas podem ser difíceis de limpar, então fique à vontade para borrifar as folhas quando estiver quente para ajudar a mantê-las livres de poeira.
Adubação
Plantas pequenas que crescem lentamente não precisam de muito fertilizante e isso é perfeitamente verdade aqui. Simplesmente alimente sua planta com um fertilizante de uso geral duas vezes por ano, uma vez na primavera e novamente no verão.
Temperatura
As peperomias não gostam muito de frio e correntes de ar, então podem ser um desafio para manter a aparência dela no inverno se você não escolher um local legal em sua casa.
Facilite as coisas para você, mantendo-as em suas áreas de estar frequentemente usadas e longe de quartos sobressalentes sem aquecimento.
O ideal é que não seja inferior a 15 ° C e, para um bom crescimento durante as estações de cultivo, tente posicioná-las em um local onde a temperatura durante o dia seja igual ou superior a 21 ° C.
Troca de vasos
As raízes também são muito frágeis e delicadas, portanto, podem ser facilmente danificadas por um repoteamento (troca de vaso) regular. Você só deve precisar replantar a cada dois ou três anos, no máximo, e quando fizer isso, use apenas composto de envasamento padrão ou uma mistura para planta de casa.
Propagação
Se você está procurando propagar, é comum colher mudas de plantas de Peperômia durante a primavera até o final do verão e, felizmente, a taxa de sucesso normalmente é alta.
Se você tem um tipo Peperômia alto, ereto ou pendente, pegue estacas de caule . Este é simplesmente um pedaço de caule com uma ou duas folhas presas. O caule então vai para um vaso com substrato que você mantém úmido e aquecido.
Em mais ou menos um mês, se tudo estiver bem, as raízes terão se formado e novas folhas deverão começar a brotar.
Se, em vez disso, você tiver uma peperômia mais espessa, não é prático tirar mudas do caule, pois elas tendem a ser muito macias e apodrecem. Portanto, você pega cortes de folhas e propaga da mesma forma que faz com as violetas africanas .
Suas características
Velocidade de Crescimento
Todos os tipos de Peperômia são plantas de interior de crescimento lento e levarão muitos anos para encher o local que você escolheu para sua planta, caso seja em canteiros ou até mesmo em jardineiras ou vasos.
Altura de crescimento
Existem muitos tipos diferentes de Peperômia que têm padrões de crescimento diferentes, no entanto, é incomum que o Peperômia típica cresça acima de 25cm ou mais largo que 20cm.
Como mencionado, esta é uma planta de casa que leva tempo para crescer até sua altura máxima e se espalhar, então não espere que isso aconteça rapidamente, mesmo se as condições que você está oferecendo forem perfeitas.
Flores
As Peperômias são plantas de casa fáceis de usar e se você atender aos requisitos de cuidados básicos, conforme descrito acima, elas florescerão com bastante frequência. Depende do tipo que você tem de quando florescerão durante o ano, mas é mais comum que apareçam no verão e no outono.
As flores não cheiram e não são particularmente chamativas , em vez disso, elas serão mais comumente descritas, talvez, como “peculiares”, com caules que crescem verticalmente alguns centímetros acima da folhagem abaixo.
Os caules rosados tendem a ter uma ligeira dobra e isso, junto com as flores minúsculas que aparecem, dá uma aparência que lembra a cauda de um rato. Não têm muito valor ornamental, mas pelo menos se estas flores aparecerem irá provar que você está tratando bem a sua Peperomia!
As Peperômias são venenosas?
As Peperômias não são tóxicas para gatos, cães ou pessoas.
Resumo de como cuidar
- Bons níveis de luz. Forneça a ela um ponto brilhante sem luz solar direta
- Rega leve a moderada. Porque elas estão propensas a apodrecer por excesso de água, é melhor regar levemente. Regar uma vez por semana ou menos provavelmente será suficiente para sua planta.
- Temperaturas quentes. Essas plantas gostam de calor, então um lugar que fica acima de 21 ° C durante o dia é perfeito.
- Adubação baixa. Alimente duas ou três vezes por ano.
- Esta não é uma planta que perdoa quando se trata de regar em excesso, então tome cuidado.
- Eles gostam de calor e odeiam correntes de ar frio.
Problemas com plantas de peperômia
1.As folhas têm pontas e bordas marrons
Isso geralmente é causado por uma queda repentina na temperatura ou exposição a correntes de ar. Remova as folhas danificadas se estiverem muito feias e lembre-se de manter sua planta longe de áreas frias.
2.As folhas murcharam e há presença de podridão
Como mencionado no problema anterior, folhas murchas podem ser o primeiro sinal de excesso de água em uma Peperomia, mas se também houver podridão, é normalmente um sinal de superaquecimento combinado com temperaturas baixas.
Tudo o que você pode fazer é remover as folhas podres (elas devem sair facilmente com um pequeno puxão) e ir com cuidado em futuras regas. Se o dano for muito ruim, veja se você pode salvar quaisquer seções saudáveis para propagação .
3.Folhas com bolhas na minha planta Peperômia
Novamente, isso é típico de excesso de água, mas por um longo período. Reduza o volume de irrigação que você está fornecendo e deixe o solo secar por períodos mais longos daqui para frente.
As bolhas também podem ser causadas por muita luz solar. Em ambos os casos, se o dano for significativo e arruinar a aparência da planta, remova as folhas afetadas.
4.Folhas pálidas desbotadas e desbotadas
Provavelmente causado pelo fornecimento de muita luz durante um longo período – mova para um local mais sombreado. Se você não acha que esse é o problema, também pode ser um sintoma de alimentação insuficiente e uma indicação de que você precisa fornecer alimento(adubo).
Gostou de saber mais sobre as Peperômias? Se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário que eu respondo.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481