Tempo de leitura: 3 minutos

Pássaros no Jardim | Um jardim que atrai a natureza pode ser um lugar maravilhoso – não um santuário selvagem e cheio de pragas, mas um belo jardim que você e seus visitantes podem desfrutar. Atrair pássaros para o seu jardim é bastante simples e incentiva os pássaros a um ambiente em que são naturalmente encontrados.
Com os pássaros diminuindo em número, tornar o seu jardim amigável também ajudará a reverter essa estatística – encorajando a criação e o ninho. Trazer mais pássaros para o seu jardim também trará horas de entretenimento enquanto você os observa.
Índice de Conteúdo
Confira os 5 Passos para atrair logo abaixo:
1. Plante árvores

Existem muitos tipos de plantas que você pode cultivar em seu jardim que fornecerão comida, água e abrigo para os pássaros. As plantas também podem fornecer locais ou materiais de nidificação e ajudar os pássaros a escapar dos predadores. Se você não quiser mudar drasticamente o seu jardim, poderá dedicar uma parte do seu jardim a ter plantas que respeitem os pássaros – como uma árvore frutífera e um canteiro de flores que foram plantadas.
2. Arbustos de plantas

As árvores levam muito tempo para crescer, mas sebes e arbustos são rápidos e fáceis de cultivar. Eles fornecem locais de ninho e abrigo, e são boas alternativas para jardins pequenos demais para uma árvore frutífera. Os pássaros adoram morar em cercos de espinheiro ou privet, e os Leylandii também fornecem abrigo com sua densa folhagem, mas fique atento para que eles não assumam o seu jardim. Se o espaço é mínimo, hera, clematis e madressilva crescem nas paredes e são ótimas para pássaros.
3. Cultive flores

As flores também atraem os pássaros, sendo os favoritos plantas com sementes, como girassóis e dedaleiras. As mamães alimentam seus filhotes com lagartas, então plantar prímulas e buddéia ajudará esses pássaros a alimentar seus filhotes e florescer seu jardim. Uma abordagem descontraída à jardinagem – evitar sprays químicos, deixar as plantas morrerem naturalmente, deixar folhas e frutos caídos e deixar as flores caírem em sementes – pode estar indo contra os instintos de um jardineiro afiado, mas todas essas coisas são úteis para a vida selvagem dos jardins, especialmente pássaros. Basta deixar os pássaros para livrar o jardim de pragas para você!
4. Mantenha um belo gramado

Manter o gramado regado incentiva os vermes à superfície o que será um atrativo para os pássaros virem se alimentar deles. Pica-paus verdes comem formigas; portanto, se você tiver um ninho no seu jardim – não o perturbe. As formigas também são úteis para limpar o jardim de detritos naturais, mas tome cuidado para não deixá-las aninhar muito perto de sua casa, onde podem se tornar um problema de pragas.
5. Forneça comida e água


Embora você já esteja fornecendo alimento para seus pássaros através de sua escolha de plantas, eles geralmente precisam de um impulso com os alimentadores e mesas de pássaros. Colocar esses itens perto de sua casa permitirá que você veja os pássaros enquanto eles se alimentam – mas verifique se eles ainda estão perto de algumas plantas, como arbustos mistos, plantas herbáceas ou um jardim de ervas. Experimente diferentes tipos de comida de pássaros em diferentes épocas do ano e adicione um banho de pássaros ao seu jardim para que os pássaros tenham um lugar para beber e tomar banho.
Embora isso pareça muito e uma mudança drástica para alguns jardins, a acomodação de apenas alguns desses recursos tornará o seu jardim ainda mais atraente para os pássaros e em breve deverá ser preenchido com alguns visitantes regulares.
Que tal começar seu jardim? Deixe nos comentários suas experiências!
Conheça o Canal da NATURARTE NO