MULCHING: Conheça 6 Palhinhas Vegetais

Mulching: Conheça 6 Palhinhas Vegetais

Mulching | Cobertura traz benefícios para as plantas em vasos e também em canteiros, além de deixar o jardim muito mais bonito.

O vento, a chuva e o sol forte podem contribuir para diminuir a fertilidade do solo, porque ele vai ficar exposto a tudo isso. Essa técnica é conhecida como mulching que utiliza elementos vegetais, ou seja, é 100% orgânico e muitas dessas coberturas você não precisar nem gastar dinheiro pra fazer.

Mulching é a última palavra em economia de tempo de jardinagem, não importa se você está cuidando de canteiros de flores ou hortas . Quando feita de maneira adequada, a cobertura morta reduz o tempo que leva para regar, remover ervas daninhas e combater pragas. Em suma, isso contribui para frutas, vegetais e flores mais saudáveis.

Para um jardim mais frutífero, certifique-se de escolher a melhor cobertura morta para o trabalho. Mesmo que a maioria dos tipos de cobertura morta evite pragas e ervas daninhas , alguns atendem às necessidades de plantas, árvores ou outras culturas específicas. 

Antes de colocar qualquer cobertura morta, continue lendo para encontrar o tipo perfeito para o seu jardim, bem como dicas e truques sobre como distribuí-lo corretamente.

Diferentes tipos de cobertura morta para o seu jardim

Existem dois tipos básicos de cobertura morta: orgânica e inorgânica. Coberturas orgânicas incluem material que antes era vivo, como folhas cortadas, palha, aparas de grama, composto , aparas de madeira, casca de árvore picada , serragem, agulhas de pinheiro e até papel. Coberturas inorgânicas incluem plástico preto e geotêxtis.

Ambos os tipos de cobertura morta desencorajam ervas daninhas, mas cobertura orgânica também melhora o solo à medida que se decompõe. Coberturas inorgânicas não se degradam e enriquecem o solo, mas isso não significa necessariamente que não sejam uma opção inteligente para o seu jardim. 

Caso em questão: o plástico preto, um tipo popular de cobertura morta inorgânica, aquece o solo e irradia calor durante a noite, mantendo vegetais que gostam de calor, como berinjela e tomate cereja, aconchegantes e vigorosos.

Conheça aqui estão os seis tipos mais comuns de cobertura morta para escolher:

1. Palha vegetal

Se você estiver plantando uma horta, considere cobri-la com algum tipo de palha, pode ser de arroz carbonizada, palha do milho, fibra de coco, bagaço de cana, entre outras. Este tipo de cobertura retém a umidade do solo, previne ervas daninhas e adiciona matéria orgânica ao solo quando ele se decompõe. 

Apenas certifique-se de optar por uma palhinha livre de ervas daninhas e sementes e evite empilhá-la ao redor de troncos de vegetais ou árvores frutíferas para evitar danos por lesmas e roedores.

2. Lascas de madeira ou folhas desfiadas

Você pode comprar sacos de aparas de madeira decorativas ou casca de árvore picada em um centro de jardinagem local para cobrir o jardim de flores e as bordas dos arbustos. Para uma opção mais econômica, ligue para a empresa de manutenção de árvores ou concessionária local para ver se eles têm aparas de madeira extras em mãos. Ou se você está realmente planejando com antecedência, lasque sua árvore de Natal em vez de jogá-la no meio-fio.

Se você tiver árvores em sua propriedade, rasgar as folhas caídas cria uma cobertura morta rica em nutrientes sem nenhum custo adicional. Você também não precisa de uma máquina especial: um cortador de grama com um ensacador coleta as folhas e as corta no tamanho perfeito para cobertura morta.

Espalhe uma lasca de madeira ou cobertura morta de folhas desfiadas em qualquer lugar de sua propriedade, mas fica melhor em canteiros de flores, bordas de arbustos e caminhos de jardim. Claro, ele se sente em casa em um bosque ou jardim sombreado. Lembre-se de que lascas de madeira não são uma escolha inteligente para canteiros de vegetais e de flores anuais, pois podem atrapalhar quando você cava os canteiros a cada ano.

3. Grama cortada

Cortes de grama são outra cobertura morta prontamente disponível, embora seja uma boa ideia guardar uma parte deles para usar como fertilizante natural para gramados . Quando você tiver aparas de grama restantes, use-as como cobertura morta rica em nitrogênio em hortas .

4. Composto

Dê ao seu composto outro propósito: se você tiver sobra, use-o como cobertura morta. Vai enriquecer o solo e fazer as plantas felizes, mas tenha em mente que quando qualquer tipo de cobertura morta está seca, não é um lugar hospitaleiro para as raízes das plantas. Isso significa que você pode reservar o composto para espalhar como uma camada fina ao redor das plantas e cobri-lo com outra cobertura morta, como folhas picadas. Isso permite que o composto permaneça úmido e biologicamente ativo, proporcionando o máximo benefício para seus vegetais, frutas ou flores.

5. Plástico

Os plásticos de transmissão infravermelha (IRT) custam mais do que o plástico preto padrão, mas podem resultar em rendimentos ainda maiores. Esses plásticos aquecem o solo tão bem quanto o plástico transparente, mas também controlam as ervas daninhas de maneira tão eficaz quanto o plástico preto. Em jardins com canteiros elevados, coloque uma folha de plástico sobre toda a cama. Enterre-o nas bordas ou pise o plástico com pedras. Em seguida, faça furos com um plantador de bulbos e preencha com plantas ou sementes. Visto que a água não pode permear o plástico, você não pode contar com a água da chuva para hidratar adequadamente suas plantas. Em vez disso, coloque mangueiras de absorção ou gotejamento na superfície do solo antes de colocar o plástico.

Cobrir uma horta com folhas de filme plástico preto pode fazer maravilhas. Quando é bem espalhado sobre uma superfície lisa de solo, o plástico preto transmite o calor do sol para o solo abaixo, criando um microclima cerca de três graus mais quente do que um jardim sem cobertura. Como o filme plástico permanece quente e seco, ele protege os frutos das safras de vinha, como morangos, melões e pepinos, do apodrecimento. E, claro, a cobertura morta impede o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade do solo.

Tenha cuidado para não usar cobertura morta sob arbustos, especialmente porque o plástico destrói a saúde dos arbustos a longo prazo. Como a água e o ar não conseguem penetrar no plástico, as raízes crescem muito perto da superfície do solo – às vezes logo abaixo do plástico – em busca de umidade e oxigênio. As raízes superficiais sofrem com a falta de oxigênio e umidade, e mudanças extremas de temperatura. Com o tempo, as plantas diminuem e morrem.

6. Tecidos de jardinagem

Geotêxteis , também chamados de tecidos de paisagem, permitem que o ar e a água cheguem ao solo enquanto evitam o surgimento de ervas daninhas. Mesmo assim, existem algumas desvantagens: quando expostos à luz, os geotêxteis se degradam com o tempo. Para fazer com que durem mais, cubra-os com uma segunda cobertura morta (eles são feios, então você vai querer, de qualquer maneira).

Semelhante à cobertura morta de plástico, mantenha os geotêxteis longe dos arbustos. Raízes de arbustos e ervas daninhas crescem no tecido da paisagem, o que significa que você terá que rasgar o tecido da paisagem após sua remoção.

Como aplicar corretamente

Existem duas regras fundamentais para o uso de cobertura morta para combater ervas daninhas. Primeiro, coloque a cobertura morta no solo que já está sem ervas daninhas e, em segundo lugar, coloque uma camada espessa o suficiente para desencorajar novas ervas daninhas de surgirem por ela.

Uma camada de dez centímetros de cobertura morta desencoraja as ervas daninhas, embora uma camada de cinco centímetros seja geralmente suficiente em locais sombreados. Se você sabe que o canteiro de um jardim está cheio de sementes de ervas daninhas ou raízes perenes, tente uma técnica de cobertura morta dupla para evitar a explosão de ervas daninhas. Para isso, coloque as plantas no lugar, regue-as bem, espalhe o jornal e cubra com cobertura morta.

A cobertura morta que também retém a umidade (como lascas de madeira) pode retardar o aquecimento do solo. Na primavera, afaste a cobertura morta de plantas perenes e bulbos para um crescimento mais rápido. Uma cobertura úmida empilhada contra os caules de flores e vegetais pode fazer com que apodreçam; mantenha a cobertura morta cerca de 2,5 cm de distância das coroas e caules.

Palha empilhadas contra caules lenhosos de arbustos e árvores podem também causar apodrecimento e encoraja roedores (tais como ratazanas e ratos ). Mantenha a cobertura morta afastada cerca de 15 a 30 centímetros dos troncos.

mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching mulching

Conheça o Canal da NATURARTE NO

logo youtube 1 - 12 TIPOS DE SUCULENTAS Exóticas e Diferentes que Você Vai Amar!

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

whatsapp logo 1 - 12 TIPOS DE SUCULENTAS Exóticas e Diferentes que Você Vai Amar!

(11) 9 4210-7481

Ou Deixe Seu Comentário, que respondo com o maior prazer!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *