Flores únicas para o seu jardim
Existem muitas plantas que exibem beleza floral, mas para se qualificar como tendo flores únicas, uma planta deve ir além: suas flores devem ser incomuns de uma maneira ou de outra. Em alguns casos, terá flores bicolores; em outros, as flores serão extraordinariamente grandes ou de formato diferente.
Apresento-lhes a Bonina
A Bonina, também conhecida como Margarida-inglesa dobrada, é uma dessas plantas. Seu nome científico é Bellis perennis e sua origem vem da Europa e região mediterrânea. Costuma ser chamada também de ‘Margarida dos prados” porque é esse muitas vezes seu habitat natural.
Parece um pompom que a faz ser uma flor encantadora. Ela é da família das margaridas, sendo a menor delas. Com caule macio, ela produz flores delicadas, coloridas e conta com um ciclo de vida longo. Apesar de seu tamanho, ela é mundialmente conhecida por suas propriedades medicinais e ornamentais.
Suas cores
Folhas: Suas folhas são verde em forma de espátulas, o que a deixa ainda mais bela e alegre.
Flores: As flores são pétalas em tons de rosa, branco ou vermelho e o centro amarelo brilhante.
Florescimento: Quando acontece?
O florescimento acontece durante todo o ano, conforme a época do seu plantio, e fica maravilhosa em arranjos ou buquês. A planta é versátil, comestível e medicinal, utilizada na forma de cataplasma e infusões das flores e folhas.
O cultivo é prático, multiplica-se por sementes e divisão dos estolhos. Para que ela fique sempre bonita é preciso mantê-la entre meia sombra e sol. Ela se adapta a todos os climas, porém não tolera geada forte.
Curiosidades: A planta é boa em atrair abelhas e borboletas, que se encantam com sua beleza e doçura.
As folhas jovens são comestíveis cozidas ou cruas. Suas flores são utilizadas na decoração de pratos. É indicada para eczemas, queimaduras e inflamações da pele, por exemplo.
Podemos cultivá-la em vasos?
Sim, desde que você tenha o cuidado de fazer uma boa camada de drenagem utilizando argila expandida ou brita no fundo do recipiente. A Bonina não é muito exigente quanto ao tipo de solo, mas prefere locais férteis. Para o acabamento e evitar a chegada de ervas daninhas, adicione casca de árvores.
E você? Gostou de conhecer essa plantinha? Deixe seu comentário
Entre em Contato ou Deixe um Comentário!
Conheça o Canal da NATURARTE NO