FLOR DE LÓTUS: 8 Curiosidades Desta Planta Aquática Muito Especial
Flor de Lótus | Conhecida popularmente como lótus, flor-de-lótus, loto-índico e lótus-índico, seu nome científico é Nelumbo nucifera.
É uma planta aquática do gênero Nelumbo, cultivada como planta ornamental em jardins aquáticos de todo o mundo.
Trata-se de uma planta nativa da Ásia, habitante de cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma (caule) vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos (estipes).
O valor nutricional do lótus é tão importante quanto o valor farmacêutico. Atualmente, diferentes partes da lótus são consumidas como alimentos funcionais. Assim, a flor de lótus pode ser considerada uma fonte nutracêutica potencial. Nutracêutica resulta da combinação dos termos “nutrição” e “farmacêutica”.
A seguir você vai conhecer suas características e curiosidades.
1.Sua história
Três países homenagearam esta bela planta aquática com flores: China, Índia e Egito. A representação desta flor pode ser vista na arte de todas as culturas desses países, simbolizando perfeição, pureza e beleza.
A história revela que no período antigo, os egípcios tinham diferentes partes do lótus representadas em seu projeto arquitetônico.
A iniciação da horticultura de lótus na Europa Ocidental foi introduzida por Sir Joseph Banks durante 1787, enquanto atualmente está difundida em quase todos os jardins modernos de ervas. As plantas de lótus são populares principalmente na Austrália do Pacífico, China, Índia, Coréia e Japão.
2. As Características da Flor de Lótus
A Flor de lótus é uma espécie de pequeno porte, atingindo uma altura média de 50 (cinquenta) centímetros acima do nível da água onde a planta é cultivada. Sua principal característica é que o caule e a raiz dessa espécie vegetal ficam embaixo d’água, enquanto as flores ficam “flutuando”.
As folhas se destacam por conseguirem se auto limparem, isto é, elas possuem a capacidade de repelir a poeira e os micro-organismos sozinhas. As folhas apresentam formato circular, sendo bastante similar a pétalas.
3.Suas flores
As flores chegam a 25 centímetros de diâmetro, e são solitárias. Geralmente essa planta floresce na época da primavera, e a flor fica aberta durante 02 dias. Depois a flor perde todas as pétalas e com isso o fruto da Flor da Lótus fica exposto.
O perfume da flor é muito agradável e suave, e pode ser utilizada na confecção de arranjos de flores. O desabrochar geralmente acontece nos meses de Dezembro e Janeiro, trazendo grande beleza aos locais onde a planta é cultivada.
As flores geralmente são de cores branca, rosa e brancas com a borda em tons de rosa, mas também encontra-se flores de cores azul e vermelha. O fruto é meramente decorativo, e quando se encontra maduro, ele apresenta em suas cavidades, sementes que são comestíveis.
É uma planta que necessita de sol durante o maior período do dia, sendo bastante sensível ao frio e à geadas.
4.A Germinação da Flor de Lótus
É bastante interessante a germinação das sementes. Importante saber que elas não conseguem crescer quando são cultivadas em um solo que seja seco. Por isso, precisam ser plantadas em local úmido (na lama).
Para que a semente se desenvolva é necessário que a água penetre no caroço, por isso é necessário que antes de colocar a semente na terra úmida ou na lama seja feito um buraco nessa semente para que a água consiga penetrar.
Colocando a semente furada na terra úmida ou na lama, ela irá brotar em um período de 04 a 05 dias, se tornando uma pequenina Flor de Lótus. A partir do momento em que a semente brota, a Flor de Lótus cresce bem rápido.
O solo ideal para a semente brotar e germinar é uma mistura que contem terra vegetal e húmus de minhoca, terra grossa e água.
5.O Cultivo
A Flor de Lótus deve ser cultivada em um lugar que tenha terra ao fundo e água na parte de cima. Você pode cultivá-la em um pote, por exemplo.
Mas, atenção! Deve-se tomar muito cuidado para que a água não se torne um local propicio para a proliferação de insetos, como por exemplo o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela.
Essa espécie vegetal é facilmente cultivada em lagos, tanques e em espelhos de água que tenham grande exposição ao sol.
Caso nesses locais existam peixes, é melhor evitar adubações em grandes quantidades. Se a planta precisar de mais nutrientes, faz-se apenas uma adubação de grau leve.
Depois que a semente brota e consegue germinar, a Flor de Lótus não exige maiores cuidados da parte de quem a cultiva. Por ser aquática, ela não exige regas.
6.A Multiplicação da Flor de Lótus
A Flor de Lótus se multiplica de 02 maneiras: pela dispersão de suas sementes e pela divisão dos rizomas (tubérculos).
6.1.A multiplicação por dispersão das sementes é uma das formas mais simples, no entanto, como já foi falado no bloco 4, para que a semente brote e germine, é necessário que elas sejam furadas para que a água penetre na semente. Caso contrário, poderá levar muitos anos para brotar, ou talvez nunca brote.
6.2.A multiplicação por divisão dos rizomas é similar às demais espécies vegetais. É necessário separar os rizomas(caules)de maneira adequada e coloca-los em locais apropriados para o cultivo.
7.Suas curiosidades
A Flor de lótus é a única planta que controla a própria temperatura, mantendo-se por volta de 35°.
Durante a noite as suas pétalas se fecham e a flor submerge. Com os primeiros raios de sol, a flor de lótus reaparece sobre a água e abre as suas pétalas novamente.
O significado da Flor de lótus está na capacidade dessa planta de atravessar a lama para dar origem a flor.
No inverno, a flor de lótus não ficará à vista.
A Flor de lótus é dotada de grandes níveis de carboidratos, cálcio, potássio, zinco, óleos essenciais, proteínas, sais, tanino, nelumbina, betacaroteno e magnésio.
É dotada das propriedades medicinais antifebrífuga, antitussígena, estomacal, antidiarréica e emoliente catarral.
8.Usos da Flor de Lótus
A Flor de Lótus está ganhando popularidade devido à sua importância nutracêutica e histórica.
Realizar e documentar as pesquisas baseadas em evidências para revelar o possível mecanismo de ação em relação a seus efeitos se faz necessário. Além disso, se puder ser desenvolvido como alimento funcional terá um grande valor econômico.
Suas folhas na Ásia são utilizadas para embrulhar comida e usam suas pétalas como enfeites.
O rizoma desta espécie de lótus são de uso comum em sopas e frituras.
Pétalas, folhas, e rizomas podem também ser comidos crus, mas com risco de transmissão de parasitas como Fasciolopsis buski (um parasita intestinal). Portanto, é recomendado que sejam cozidas antes de serem consumidas.
Ideias de Jardinagem! Gostou das Dicas? Se tiver Dúvidas Entre em Contato
Conheça o Canal da NATURARTE NO