Costela de Adão – Conheça Tudo Sobre a Planta Monstera Deliciosa | O nome científico desta planta é Monstera Deliciosa e pode crescer até 18 metros em estado selvagem! Ela tem esse nome porque produz a fruta pão. Suas folhas maciças têm buracos característicos, também chamados de fenestração.
Costela de Adão, é uma planta de casa popular por causa de suas folhas maciças e incrivelmente bonitas e sua tolerância às condições de luz interna. Conhecida também como Costela-de-Adão, Abacaxi-do-reino, Banana-do-mato, Ceriman, entre outros, pertence à família das Aráceas e é nativa da América Central, sendo hoje cultivada em quase todas as regiões do mundo.
Se você está pensando em cultivar uma em sua casa, aqui está o que você precisa saber!
Cuidando dela da maneira certa, com um substrato rico em matéria orgânica, regas regulares e à meia-sombra é uma planta perene e que se mantém sempre linda e saudável. A Costela-de-Adão é uma ótima opção para projetos paisagísticos porque ela é versátil, rústica e se adapta a várias situações tanto plantada diretamente no solo quanto em vasos.
Cores e formatos das folhas da Costela de Adão
Geralmente com folhas verde-escuras grandes e brilhantes, a Costela de Adão é inconfundível, porém, existem variedades diferentes dessa planta, tanto em formato, como em cor. A verde clássica é a mais comum aqui no Brasil, onde também é possível encontrar algumas espécies com detalhes em amarelo ou branco.
As folhas, quando novas, são em forma de coração, e na medida em que se desenvolvem e crescem começam a aparecer os detalhes arredondados e os buracos nas folhas. Folhas fenestradas requerem muita energia para se dividirem. Quanto mais luz a planta receber, mais ela se dividirá. Menos luz produz folhas menores e menos vistosas.
As folhas adultas podem atingir um diâmetro de até um metro.
Ela é muito resistente e pode ser utilizada em jardins pequenos, varandas, sacadas e ambientes fechados.
Onde comprar uma Planta Costela de Adão
Costela de Adão não são muito comuns em grandes cadeias de lojas. Mas, um produtor local pode tê-las. Também floras e garden centers comercializam a planta. Você tem a opção de comprar mudas de tamanhos variados, de acordo com seu espaço em casa. Outra forma de comprar uma Planta Costela de Adão é em lojas online de vendedores respeitáveis.
Suprimentos que você vai precisar
Pote com furos de drenagem
As plantas Costela de Adão precisam de vasos com orifícios de drenagem para que suas raízes não fiquem na água. Escolha um vaso bem fundo que seja alguns centímetros mais largo que a raiz da sua planta.
Tutor
Plantas Costela de Adão gostam de escalar, então sua planta apreciará um tutor de musgo, treliça ou qualquer outra coisa que possa agarrar à medida que cresce.
Você pode comprar treliças prontas ou tutores em lojas de ferragens, centros de jardinagem ou online.
Como cuidar de sua planta
Solo
Essas plantas gostam de solo argiloso com um pouco de turfa, portanto, certifique-se de comprar uma mistura de turfa ou apenas adicione um pouco de musgo de turfa extra à mistura de envasamento para mudas.
Replantio
Espere uma semana ou duas para replantar sua Costela de Adão depois de trazê-la para casa para dar tempo de se ajustar ao novo lar.
Para envasar, adicione um pouco da mistura de solo ao fundo do vaso. Em seguida, incline a planta de lado e remova cuidadosamente o vaso do cultivador. Não arranque a planta do vaso. Coloque cuidadosamente a planta no centro do vaso e preencha as lacunas ao redor com sua mistura de solo. Regue bem até que a água comece a escorrer pelo fundo do vaso.
Quando sua planta é jovem, replante todos os anos em um vaso um pouco maior. Uma vez que é tão grande quanto você quer, você pode parar de replantá-la.
Luz
As plantas Costela de Adão são plantas da floresta tropical, por isso gostam de luz solar direta e indireta. Coloque em um local perto de uma janela , mas não tão perto da janela para que a luz do sol brilhe diretamente nas folhas.
Água
Elas gostam de ser bastante úmidas, mas não encharcadas. Quando os primeiros centímetros do solo estiverem secos ao toque, adicione água ao solo até que um pouco comece a escorrer pelo furos de drenagem.
Fertilizante
Plantas Costela de Adão precisam dos nutrientes certos para terem aquelas folhas lindas, verdes e fenestradas e caules fortes para segurá-las! Escolha um bom fertilizante líquido com uma proporção de 5-2-3 NPK e siga as instruções do rótulo.
Dica bônus: espere um mês após o transplante antes de fertilizar sua planta. As raízes ficam mais sensíveis após o replantio, para você não correr o risco de queimaduras químicas.
Técnicas úteis
Poda
A poda ajuda a manter sua planta em um tamanho gerenciável, ou remove folhas danificadas para manter toda a planta saudável. Certifique-se de usar tesouras de poda afiadas ao fazer seus cortes. Apare as raízes aéreas se elas ficarem muito indisciplinadas para o espaço, embora seja preferível colocá-las de volta no vaso. Ao contrário de algumas outras plantas de casa, suas raízes não danificam as superfícies. Caules e folhas respondem bem ao corte e cocê também pode propagar as estacas que você podar da sua planta.
Como propagar a Costela de Adão
Existem algumas maneiras diferentes de propagar a planta costela de adão. A maneira mais fácil é cortar, mas você também pode propagar com separação de talos e mudas ou até mesmo cultivar novas plantas a partir de sementes.
O método que você escolher dependerá do tamanho e da idade da sua planta e de suas preferências pessoais. Algumas pessoas realmente gostam de cultivar plantas a partir de sementes, enquanto outras preferem usar estacas ou separação de talos.
Existem práticas recomendadas para cada método e truques diferentes para aumentar suas chances de produzir uma planta saudável a partir de seus esforços de propagação (porque a propagação nunca é uma certeza). É importante considerar o tempo e tomar medidas para proteger sua planta vulnerável de choque e infecção após cortar ou separar.
Uma vez que você sabe o que fazer, propagar é realmente muito divertido e gratificante!
A planta Costela de Adão tem várias raízes externas que saem de seus talos. Esses raízes crescem perto dos nós, portanto, você precisará cortar um talo abaixo de uma dessas raízes. Isso dará à sua planta uma vantagem inicial no crescimento de novas raízes. Depois é só plantar essa muda normalmente. Na planta mãe, onde você cortar o talo vai nascer um novo talo e novas folhas, ela se recupera facilmente.
Quando tirar estacas de Costela de Adão
A melhor época para tirar um corte de sua costela de adão para propagar é na primavera e no verão, quando sua planta provavelmente está crescendo. Quando você tem uma folha jovem e saudável com um nó por perto, é hora de fazer um corte!
Semente
Embora seja possível propagar uma planta monstera a partir de sementes, você só pode colher as sementes de uma planta frutífera.
Monstera Deliciosa produz a fruta-pão, que é comestível, realmente muito boa (lembra o sabor de banana combinada com abacaxi), e as sementes são realmente incorporadas na fruta. Se você encontrar uma planta frutífera ao ar livre, pegue essas sementes!
Mas atenção, existem cerca de 22 espécies de plantas Costela de Adão originárias da América tropical, portanto, apesar de – como escrevemos acima – a Costela de Adão ser referida como Monstera Deliciosa no Brasil, nem todas as variações dessa planta produzem frutos comestíveis. Além disso, muitas dessas espécies produzem um pendão que pode ser venenoso, portanto não se aventure a prová-las, a menos que você esteja certo de que está experimentando da variação certa. Mesmo os frutos das espécies comestíveis exigem um tempo de maturação antes de serem consumidos.
Problemas Comuns
1. Limpar a poeira ou detritos das folhas com uma esponja úmida ou toalha de papel manterá a planta limpa e evitará pragas. No entanto, pragas comuns que podem invadir a planta incluem cochonilhas, pulgões, tripes e ácaros. Se algum for encontrado na folhagem, pulverize a planta com um jato de água direto. As folhas também podem ser lavadas com sabão inseticida.
2. Folhas amareladas é uma indicação de solo seco. As folhas mais velhas da planta ficarão amarelas primeiro. Remova as folhas afetadas. Verifique o solo e se estiver seco, regue bem.
3. Se você vir folhas murchas, também há um problema de irrigação. A planta está com excesso de água ou submersa. Se for regada em excesso, a planta pode estar sofrendo de podridão radicular. Experimente tirar a planta do vaso para avaliar as raízes. Limpe as raízes, retire as partes moles e replante em solo novo.
4. Se houver um círculo amarelo ao redor das manchas ou pontas marrons, isso significa que sua planta contraiu um fungo. O fungo provavelmente chegou lá por causa do excesso de água ou por manter a planta em solo excessivamente úmido por muito tempo. Remova as folhas afetadas e deixe a planta secar um pouco antes de regar.
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481