Mundo Naturarte

Como cuidar de violetas: Dicas Básicas

Flores muito bonitas e  bastante populares
Violetas africanas

Como cuidar de violetas. Violetas são flores muito bonitas, bastante populares, mas que precisam de alguns cuidados especiais em seu cultivo para que cresçam fortes e exibam sua beleza. Estes cuidados incluem o replantio, com a troca do substrato e a adubação.

Se a planta está sem flores, folhas fracas e sem vida, isso acontece porque provavelmente o substrato já se esgotou de nutrientes e o sistema radicular precisa de novas raízes para nutrir a planta. Para devolver o viço de plantas cansadas siga estas dicas:

Com os cuidados certos ficam lindas

Compre substrato próprio

Existe um substrato próprio para violetas que você pode encontrar em floras ou lojas especializadas em jardinagem.

Outra opção é plantar as violetas diretamente em terra vegetal. Aqui no blog você pode conferir um artigo sobre terra vegetal.

Preocupe-se em enterrar o caule que se formou com a queda das folhas velhas. Deste caule surgirão novas raízes que melhorarão a captação de nutrientes pela planta.

Substrato próprio para violetas

Não faça esse procedimento no inverno

A manipulação da planta durante o período de dormência pode acarretar em apodrecimento.

Apodrecendo

Fique de olho até que saiam as primeiras folhas

Depois do transplante quando começarem a sair as primeiras folhas você pode adubar sem medo. Adquira fertilizantes próprios para violetas e siga sempre a recomendação do fabricante quanto à dosagem do produto.

Novas folhas

O vaso ideal para violetas
Apesar de os vasinhos de plásticos serem charmosos, as violetas se dão bem mesmo nos vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes.

Cuidados com a água
Não molhe as folhas, pois elas apodrecem. Se você costuma colocar água apenas no pratinho, faça uma rega na terra uma vez por mês, para diminuir a concentração de sais minerais. Outro detalhe: as violetas detestam cloro. Para eliminá-lo, ferva a água e deixe-a esfriar antes de regar, ou use água mineral. No verão, regue duas vezes por semana. No inverno, apenas uma.

Luz na medida para violetas
A violeta precisa de luz, mas não suporta o sol direto. O ambiente ideal é um local com temperatura em torno de 25º C, onde os raios solares sejam filtrados pelo vidro de uma janela, por exemplo.

Entre em Contato

Conheça o Canal da NATURARTE NO

Sair da versão mobile