Mundo Naturarte

Como Cuidar de Mini Cactos e seus 15 Tipos

Como Cuidar de Mini Cactos e seus 15 Tipos| Vamos mostrar como cuidar de mini cactos que estão com tudo e vão dar um charme extra em qualquer cantinho. Por sua facilidade de cuidado e manutenção, os cactos têm sido os escolhidos da vez pelos moradores de grandes cidades, com vidas corridas, para dar um toque de verde e trazer a natureza para dentro de casa. E mesmo para quem mora em pequenos espaços, é possível apostar nesta tendência.

Como Cuidar de Mini Cactos
Mini Cactos

Mantê-las Sob o sol

A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana.
Muita gente costuma colocar seus mini cactos no banheiro. O problema de como cuidar de mini cactos nesse ambiente, é que normalmente não há incidência de sol direto, o que é prejudicial para as plantinhas.

Mini Cactos sob o Sol

Flores de Mini Cactos

Alguns mini cactos vêm com florzinhas coloridas acopladas. Elas são lindas, sim, porém são de mentira! E acredite: são muito prejudiciais aos cactos. Para colocar essas flores, é preciso furá-los com uma agulha ou alfinete. Se você tem um desse em casa, o ideal é tirar a flor para que a planta cicatrize essa região e continue crescendo normalmente. Mas não pense que nunca verá uma flor no seu mini cactos – eles podem dar flores de verdade! Geralmente elas duram poucos dias, de 3 a 4, e são bem fininhas e delicadas.

Flores de Mini Cactos

Como o Crescimento se dá

Se você alimentar o seu mini cactos com substrato, tomar todos os cuidados, e colocar em vasos maiores, ele pode crescer (e deixar de ser mini). Às vezes, ele pode crescer desordenadamente por falta de luz. Pode começar a ficar torto, ou mais fino. Para mantê-lo num tamanho mais enxuto, é preciso deixá-lo em vasinhos menores com pouca terra e pouco substrato.

O crescimento varia de espécies

Rega dos mini cactos

Em um vaso com furo embaixo, a rega deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Caso ele fique no sol direto, a água vai evaporar mais rápido e esse intervalo precisará ser menor. Mas a dica é checar quando a terra estiver seca: aí sim seus cactos estão precisando de água. É um ponto primordial de como cuidar de mini cactos com excelência!

Atenção a rega dos mini cactos

Como Cuidar de Mini Cactos e Criar Lindos Arranjos

Para combinar com outras plantas em um arranjo, é preciso escolher espécies de ambientes parecidos (que precisam de sol e de pouca água). O mais comum é combinar cactos com outros tipos de Suculentas. Desta forma tem como Cuidar de Mini Cactos e criar um arranjo lindíssimo!

Arranjos de Mini Cactos com Suculentas

Alguns Tipos de Cactos

1. Almofada de alfinetes

Almofada de alfinetes

2. Cacto macarrão

Cacto macarrão

3. Flor de outubro

Flor de outubro

4. Cacto amendoim

Cacto amendoim

5. Cacto orquídea

Cacto orquídea

6. Flor de maio

Flor de maio

7. Cadeira de sogra

Cadeira de sogra

8. Cacto botão

Cacto botão

9. Rabo de raposa

Rabo de raposa

10. Língua do diabo

Língua do diabo

11. Mil cores

Mil cores

12. Rhipsalis de flor amarela

Rhipsalis de flor amarela

13. Capuz de monge

Capuz de monge

14. Barba de velho

Barba de velho

15. Cacto ouriço

Cacto ouriço

Curiosidade

O menor cacto do mundo é a espécie Blossfeldia liliputana. Também conhecido como “cacto-pigmeu”, este pequeno cacto é nativo das regiões áridas da Argentina. Ele tem um tamanho médio de apenas 1 centímetro de diâmetro, o que o torna uma das plantas mais compactas do reino vegetal.

O Blossfeldia liliputana possui um crescimento lento e geralmente é encontrado em grupos densos, formando pequenos tufos esféricos. Suas diminutas estruturas espinhosas e sua capacidade de sobreviver em condições de extrema seca são adaptações às áreas onde cresce, onde a disponibilidade de água é limitada.

Devido ao seu tamanho minúsculo e à sua aparência única, o Blossfeldia liliputana é altamente valorizado por colecionadores de cactos e suculentas. Sua pequenez o torna uma planta fascinante e desafiadora de cultivar, exigindo cuidados especiais para fornecer as condições adequadas de crescimento.

Em resumo, o Blossfeldia liliputana é reconhecido como o menor cacto do mundo, com um diâmetro médio de apenas 1 centímetro. Sua aparência encantadora e suas adaptações ao ambiente árido o tornam uma adição especial a qualquer coleção de cactos.

Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE NO YOUTUBE

Sair da versão mobile