Mundo Naturarte

Aloe Vera: Como CULTIVAR a Famosa BABOSA

Aloe Vera
Aloe Vera

Aloe Vera | As pessoas cultivam plantas de aloe vera ( Aloe barbadensis ) há literalmente milhares de anos. É uma das plantas medicinais mais amplamente usadas no planeta. Se você está se perguntando: “Como posso cultivar uma planta de aloe?” Estou aqui para lhe dizer que é fácil cuidar de uma planta de aloe em sua casa. Continue lendo para saber mais sobre como cuidar de uma planta de aloe vera.

Aloe Vera (Aloe barbadensis) é uma planta medicinal popular. Pertence à família liliaceae. É uma planta perene, crescendo até a altura de 1½ – 2½ pés. Suas folhas são longas e grossas, suculentas com uma roda como a filotaxia. Os dois lados das folhas têm estrutura espinhosa com uma ponta espinhosa. A substância interna das folhas é gelatinosa, com mau odor e sabor amargo. O comprimento das folhas varia de 25 a 30 cm, enquanto a largura varia de 3 a 5 cm. Normalmente floresce entre outubro e janeiro e a inflorescência longa tem um grande número de pequenas flores rosa ao redor. Os frutos são desenvolvidos de fevereiro a abril.

Aloe Vera normalmente não é propagado através de sementes. A propagação vegetativa é fácil e conveniente. Ultimamente, devido ao preço vertiginoso dos medicamentos alopáticos com seus efeitos colaterais conhecidos, plantas medicinais e medicamentos ayurvédicos estão se tornando populares. O comércio mundial no valor de cerca de 80 milhões de dólares já existe e é provável que aumente entre 35 e 40% em cinco anos. Os EUA dominam o mercado (65%), enquanto a Índia e a China têm uma participação de 10% cada, o que poderia ser aprimorado pelo seu cultivo comercial. 

O solo e o clima 

O Aloe Vera cresce em condições quentes e úmidas e com alta pluviosidade. É cultivada em todos os tipos de solos, mas o solo bem drenado e com alta matéria orgânica é o mais adequado. Cresce bem sob luz solar intensa. Condições sombrias resultam em infestação de doenças e são altamente sensíveis à estagnação da água. Portanto, terras altas e bem drenadas devem ser selecionadas para seu cultivo. Uma precipitação variando de 1000 – 1200 mm é ideal para o cultivo de Aloe Vera. 

Como plantar Aloe Vera 

Como plantar

Saiba quando transplantar

As plantas de aloe têm raízes relativamente curtas e folhas pesadas; portanto, elas geralmente são movidas para um vaso mais pesado quando se tornam mais pesadas e tombam. Se o Aloe Vera ficar sem espaço para as raízes crescerem, ele poderá começar a produzir “filhotes” que podem ser movidos para sua própria panela. Se você está mais interessado no crescimento da planta adulta do que na produção de novas plantas, transplante-a para um vaso maior antes que as raízes comecem a circular nas paredes do recipiente. 

Dê à planta luz solar e calor adequados 

As plantas de Aloe Vera preferem 8 a 10 horas de luz solar por dia. Enquanto crescem melhor em temperaturas quentes ou quentes, eles são capazes de sobreviver a estações mais frias em um estado mais inativo. No entanto, eles podem sofrer danos se expostos a temperaturas abaixo de -4ºC.  

Plante o Aloe Vera em solo bem drenado

Solo bem drenado

As plantas de Aloe Vera são adaptadas para sobreviver em condições secas e podem apodrecer se plantadas em solo que coleta água parada. Use uma mistura de envasamento de cacto ou crie sua própria mistura usando partes iguais de solo, areia e cascalho. Ao plantar Aloe Vera em um recipiente, verifique se o recipiente possui um orifício na base para a drenagem da água.  

Cubra a bola de raiz ao plantar, mas não deixe as folhas tocarem o solo 

Coloque a raiz do Aloe Vera logo abaixo da superfície do solo. Se qualquer uma das folhas grossas e verdes estiver parcialmente enterrada ou tocar o solo, elas podem apodrecer. 

Cubra a superfície do solo com cascalho ou seixos (opcional)

Coloque uma camada de pequenas pedras ao redor da base da planta aloe para manter o solo no lugar e reduzir a evaporação. Isso não é necessário para a sua planta de aloe prosperar; portanto, você pode deixar o solo exposto, se preferir a aparência. Pedras brancas refletem o calor do sol para a base da planta, o que pode ser uma boa idéia se você não vive em um clima quente.  

Não regue a Aloe Vera nos primeiros dias após o plantio

Antes de começar a regar, dê alguns dias à planta aloe para reparar qualquer raiz que possa ter sido danificada durante o plantio. Regar raízes danificadas aumenta a chance de podridão das raízes. As plantas de Aloe armazenam bastante água em suas folhas e não devem ser prejudicadas pela falta de água durante esse período. Dê uma rega leve nas primeiras uma ou duas vezes que você regar, se quiser ser mais seguro.  

Fornecendo cuidados diários e solução de problemas à Aloe Vera

Regue sempre que o solo estiver seco durante a estação de crescimento. Durante o verão, ou a qualquer momento em que o clima estiver quente e ensolarado, as plantas de aloe crescerão mais rapidamente com rega regular. No entanto, é muito mais fácil regar demais as plantas de aloe do que secá-las. Portanto, não regue até que o solo tenha secado a uma profundidade de 7,5 cm. 

Água com pouca frequência durante a estação fria  

As plantas de aloe geralmente ficam adormecidas durante o inverno ou quando o tempo está frio por um período prolongado de tempo. A menos que você os mantenha em uma sala aquecida durante todo o ano, você deve regá-los apenas uma ou duas vezes por mês durante esse período. 

Fertilizar uma vez por ano ou nunca

Saiba como fertilizar

As plantas de aloe não precisam de fertilizantes, e o uso excessivo pode prejudicar a planta ou fazer com que ela cresça de maneira prejudicial. Se você deseja incentivar o crescimento, use fertilizantes com baixo teor de nitrogênio, alto teor de fósforo e baixo teor de potássio, como 10:40:10 ou 15:30:15. Aplique uma vez por ano no final da primavera, no início da estação de crescimento. 

Limpar ervas daninhas com cuidado da Aloe Vera

O solo ao redor da planta aloe deve estar livre de grama e ervas daninhas. Remova-os regularmente se a planta estiver ao ar livre, mas faça-o com cuidado. Como um bom solo de aloe é solto e arenoso, é fácil danificar as raízes com um vigoroso arranque de ervas daninhas. 

Aumente a luz solar se as folhas parecerem planas e baixas

Se as folhas estiverem planas e baixas, aumente a luz do sol. As folhas de Aloe Vera devem crescer para cima ou para fora em ângulo, em direção à luz do sol. Se estiverem baixas no chão ou crescerem para fora, provavelmente a planta não está recebendo sol o suficiente. Mova-o para uma área mais ensolarada. Se estiver dentro de casa, considere mantê-lo ao ar livre durante o dia. 

Diminuir a luz solar se as folhas ficarem marrons

Se as folhas ficarem marrons, diminua a luz do sol. Embora o aloés seja mais duro que a maioria das plantas quando se trata de exposição ao sol, ainda é possível queimar as folhas. Se a planta do aloe ficar marrom, mova-a para uma área que receba sombra durante o início da tarde. 

Aumentar a água se as folhas parecerem finas / onduladas

Sempre de olho na quantidade de água

Se as folhas estiverem finas e onduladas, aumente a água. As folhas grossas e carnudas armazenam a água que a planta usa em tempos de seca. Se as folhas estiverem finas ou onduladas, regue a planta com babosa com mais frequência. Cuidado para não compensar demais: a água deve escorrer rapidamente pelo solo para evitar a podridão das raízes, o que é difícil de parar. 

Pare de regar se as folhas da Aloe Ver ficarem amarelas ou desmoronarem

Folhas amareladas ou “derretidas” estão sofrendo devido ao excesso de água. Pare de regar completamente durante a próxima semana (ou duas semanas durante a estação adormecida) e regue com menos frequência depois de retomar. Você pode remover as folhas descoloridas da planta sem muita chance de causar danos, embora seja melhor usar uma faca desinfetada. 

Que tal começar seu jardim? Deixe nos comentários suas experiências!

Entre em Contato

Conheça o Canal da NATURARTE NO

Sair da versão mobile