SUCULENTAS COLORIDAS | Como CULTIVAR e Fazer MUDAR de COR

Suculentas Coloridas

Suculentas Coloridas | Pode parecer um processo perigoso para a planta. Muita gente tem medo do procedimento.

Mas a verdade passa longe disso. Colorir suculentas não só é totalmente seguro como pode deixa-las ainda mais saudáveis. Afinal, o processo é uma adaptação natural das suculentas.

Como ter suculentas coloridas de maneira natural

Suculentas Coloridas.

Importa muito pensar que colorir suculentas não é nada de outro mundo. Sendo as plantas que são, suas cores também apresentam-se como fatores adaptativos.

Ocorre que o que dá cor à suculenta é sua composição química. As reações, acontecendo dentro de seus tecidos, definem sua aparência atual.

E isso não é exclusividade das suculentas. Muitas outras plantas perdem ou ganham cores, quando em condições propícias.

O caso é: sabendo o que fazer e como fazer do jeito certo, é fácil colorir suculentas. Só não é rápido.

Temos, assim, que transformar o ato de colorir suculentas em uma cerimônia. Respeito e paciência serão os fatores litúrgicos, que seguiremos.

Todavia, ao final do processo, os resultados são de cair o queixo. Toda a espera passa a valer a pena.

Como colorir suculentas aproveitado o sol

Aproveitando o sol. Suculentas Coloridas.

De todos os métodos possíveis, usar o sol para colorir suculentas é o mais saudável. Afinal, não estamos inserindo nada nelas que venha de fora. Estamos usando a natureza a nosso favor.

Ocorre que suculentas são plantas extremamente resistentes. E essa resistência vem justamente de sua história evolutiva.

Assim, quando encontram uma adversidade, elas sobrevivem quando outras morreriam. E, neste caso, faremos exatamente isso. E o melhor: sem afetar sua saúde em nada, em absoluto!

Colorir suculentas com o sol, então, passa pela alteração gradual do ambiente. Ela, com certeza, já está habituada ao local em que habita. Por isso, mudaremos um pouco o jogo.

Quando a suculenta está frequentemente no sol, ela tende a possuir cores características. Amarelo, vermelho e roxo tornam-se mais frequentes.

Por outro lado, quando mantidas em locais sem sol, elas adotam o verde, acinzentado e anil. Não é verdade?

O que acontece é que ela já sabe como sobreviver naquelas condições. Quando alteramo-las, a mudança vem com o tempo.

Plantas internas devem ser levadas para fora por períodos curtos, que crescem. As externas, devem ir para dentro da mesma forma. Sempre de modo gradual, com calma.

E essa paciência é determinante. Pois é pela exposição gradual que a mudança ocorrerá sem ataques aos tecidos.

Assim, colocar uma suculenta adaptada a interiores no sol pleno pode matá-la! E o mesmo vale para o caso contrário. Fungos e parasitas podem fazer a festa, em casos assim.

Com a alteração ambiental gradual e progressiva, você verá alterações em semanas. Tudo isso mantendo suas suculentas saudáveis, vivas e viçosas.

Como ter suculentas coloridas por estresse hídrico

Estresse Hídrico. Suculentas Coloridas.

A palavra estresse assusta. Eu sei que sim. Afinal, em nós, seres humanos, o estresse é uma doença grave.

Porém, falando das suculentas, o estresse hídrico não é tão terrível quanto o termo. Seu potencial adaptativo garante que continuem bem mesmo em condições diferentes.

No estresse hídrico, buscamos que a suculenta tenha menos água do que gostaria. Isso, claro, sem que seque ou sofra. Basta atentar-se a seu estado para não cometer um pecado, aqui.

Essa pequena alteração de hidratação pode colorir suculentas para vermelho e roxo facilmente. E a mudança é reversível de forma rápida, com a reinserção de água.

Mas nunca água em abundância, tudo bem? Suculentas odeiam, quando as encharcam.

O estresse hídrico pode ser feito por certos períodos do ano. Ele garantirá mudança tonal enquanto se mantiver a prática.

Todavia atenção: acompanhe de perto o estado dos tecidos da suculenta. Ela não pode nunca murchar, enrugar ou amolecer demais, tudo bem?

Todas essas alterações indicam declínio da saúde. O pulgão e a cochonilha adoram plantas doentes, que possam exterminar.

Utilizando químicos para colorir suculentas

Suculentas Coloridas.

Além dos métodos naturais, podemos inserir químicos externos para colorir suculentas. Não é o ideal, de todo modo, mas funciona.

Aqui, é importante ter consciência da alteração não natural que estamos fazendo. E, ao primeiro sinal de prejuízo, deve-se interromper o processo imediatamente.

Fazendo-o com sobriedade, não há com o que se preocupar. Não demais. Basta, também, acompanhar o desenrolar da planta, seus tecidos e afins.

Fazendo uso do sal amargo

O sal amargo é amplamente utilizado para colorir suculentas. Trata-se de sulfato de magnésio, utilizado como laxante e vendido em farmácias.

Sua aplicação faz-se mediante diluição. Para um litro d’água, adiciona-se uma colher de sopa da substância. Isso feito, transfere-se a fórmula para um borrifador.

Deve-se aplicar, com ajuda do borrifador, a substância sobre os tecidos da planta. Exageros não se fazem necessários, tudo bem?

Ocorrerá, assim, a absorção, pela planta, do sulfato de magnésio. Uma vez em seu organismo, ele a motivará a trocar sua coloração.

Mas lembre-se: para colorir suculentas de modo saudável, jamais aplique em horários de sol. Prefira, assim, os fins de tarde e noites. Caso contrário, as reações químicas a queimarão.

Preze pela saúde de suas plantas mesmo quando colorir suculentas, combinado?

O magnésio quelato

Como colorir suculentas com magnésio quelato? É, possível adquiri-lo em farmácias. Nos humanos, este produto serve como relaxante muscular.

O princípio é idêntico ao da aplicação do sal amargo. Deve-se evitar o sol, borrifar sobre os tecidos e esperar.

A única diferença dá-se na diluição. Para 5 litros d’água, utiliza-se meia colher de chá de magnésio.

As aplicações de ambos devem ser espaçadas em alguns dias, tudo bem? Não aplique mais de duas vezes por semana, para não prejudicar sua suculenta.

Suculentas coloridas com corante alimentar

Quando se pretende colorir suculentas em tons específicos, o corante alimentar pode ajudar. Afinal, você definirá a tonalidade principal que sua suculenta tomará.

Para isso, dilui-se uma colher de chá de corante alimentar em 250ml d’água. Isso feito, basta despejar o líquido sobre o substrato, como em rega.

Após um ou dois dias, a planta terá absorvido o corante alimentar enquanto sugava a água. Assim, com a substância em seu organismo, sofrerá a coloração.

E então? Qual método vai utilizar para colorir suculentas? Isso fica a seu critério. Apenas nunca se esqueça de garantir que sua planta está saudável, tudo bem?

Suculentas Coloridas! Que achou destas dicas? Deixe sua opinião e dúvidas nos comentários!

Entre em Contato ou Deixe um Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE NO Youtube

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *