7 Maiores Erros na Jardinagem: Não percebe que comete!
Erros na Jardinagem | Por mais simples que seja a planta escolhida para seu jardim, sempre há algo novo para aprender, independente se você é iniciante ou já experiente no assunto.
Selecionamos aqui 7 erros que podem estar atrapalhando o seu sucesso no cultivo de jardins. Mas, não se preocupe. Para cada erro tem sempre uma solução e é o que você vai encontrar neste artigo. Além do mais, as plantas são generosas e seu jardim pode se recuperar com o tempo. E cometer erros faz parte do processo de aprendizado de cada dia!
Veja a seguir os 7 Erros na Jardinagem mais comuns:
1.Colocar as plantas no lugar errado
Uma linda planta que ama sombra pode parecer perfeita na sua porta da frente, mas não vai durar muito se em algum momento do dia ela receber raios diretos do sol por horas. O mesmo vale para as que amam o sol e você as deixa na sombra porque elas não vão florescer ou prosperar. Este é um dos erros na jardinagem mais comuns.
Solução: Coloque a planta certa no lugar certo. Leia sobre a planta, atente à descrição de suas características e necessidades antes de comprá-la. Tenha em mente um local apropriado para ela. Lembrando que, sol pleno significa mais de 6 horas de luz solar direta, meia sombra significa cerca da metade disso e sombra total significa que não há sol direto.
Mas, atenção: Sombra não é o mesmo que falta de luz. Toda planta necessita de muita luz, claridade e luminosidade.
2.Não plantar flores para atrair polinizadores
As plantas precisam de polinização para produzir flores, frutas e sementes. Algumas plantas são autopolinizadas, mas muitas plantas comestíveis (incluindo maçãs, tomates, abóboras e melancia) precisam de abelhas, moscas, besouros, vespas e borboletas para transportar o pólen de planta em planta .
Solução: facilite para esses trabalhadores alados encontrarem um jardim repleto de variedades de plantas favoráveis a eles, como hortelã, bálsamo de abelha, lavanda e ervas como tomilho, erva-doce, endro e orégano.
3.Plantar muito profundamente no buraco
Você pode não associar como foi plantada com o declínio da planta algum tempo depois. Esse erro é provavelmente um dos motivos mais comuns pelas quais as plantas morrem com o passar do tempo.
Solução: Cavar um buraco com cerca de 2 a 3 vezes a largura do recipiente, mas coloque a planta no mesmo nível que estava no recipiente ou no saquinho de mudas. Atenção especial às árvores: o alargamento das raízes , onde a base se alarga um pouco, deve estar acima do solo.
4.Colocar plantas muito próximas
As plantas precisam de ar circulando ao redor delas e espaço para espalhar seus galhos e raízes. Espremer tudo demais é um convite à doença e também reduz o seu crescimento.
Solução: Leia o rótulo da semente ou a etiqueta da planta e a descrição da distância entre a planta e siga os intervalos de espaçamento recomendados.
5.Subestimar o tamanho de uma planta adulta
Aquela pequena planta ou uma árvore bebê depois que crescem viram um pesadelo! Geralmente se tornam um incômodo na hora da manutenção ou atrapalham a passagem de pedestres.
Solução: Antes de plantar pesquise qual é o tamanho maduro da planta. Você consegue essa informação na descrição da planta ou pode perguntar em centros de jardinagem e floras onde você compra suas plantas. Informação prévia é tudo! Calcule o tamanho com o espaço que você tem e planeje adequadamente.
6.Adicionando o solo de envasamento ao buraco de plantio
A prática da velha escola de adicionar terra para vasos – ou turfa – não é mais recomendada, pois vários estudos demonstraram que não é útil. De fato, pode causar problemas de drenagem e incentivar as raízes da planta a permanecerem no buraco, em vez de se espalharem pelo solo ao redor, como deveriam. O resultado é uma árvore ou arbusto fraco.
Solução: Ao plantar, cavar o buraco 2 a 3 vezes mais, mas apenas a profundidade do recipiente. Em seguida, coloque a planta no buraco e encha com apenas o solo que você removeu ao cavar o buraco. Não coloque a terra dos vasos, musgo de turfa ou outros elementos. Sua planta precisa crescer no solo nativo.
7.Podar arbustos muito agressivamente ou muito cedo
Alguns arbustos florescem em galhos velhos do crescimento do ano passado, e alguns florescem em galhos novos, o que significa o crescimento do ano atual. Se você podar cedo demais, poderá cortar as flores deste ano. Isso pode ocorrer com arbustos como forsítia e alguns tipos de hortênsias.
Solução: Seja paciente! Se você sabe que uma planta floresce nos galhos novos do ano, não há problema em podar levemente no início da primavera. Mas, se você não tiver certeza de que tipo de planta você tem, espere até que os arbustos floresçam e modele conforme desejar, assim que as flores desbotarem. Sempre pratique esses bons hábitos para evitar erros na jardinagem.
Conte suas experiências em cultivar jardins aqui nos comentários!
Entre em Contato ou Deixe um Comentário!
Conheça o Canal da NATURARTE no Youtube
erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem erros na jardinagem