Mundo Naturarte

Calathea: 7 Passos Infalíveis para Cultivo

7 Passos Para Cultivar Calathea

7 passos infalíveis para cultivo de Calathea | Calatheas são lindas plantas domésticas cultivadas por sua folhagem deslumbrante. Os lados superiores das folhas parecem ter sido pintados com belas pinceladas – muitas vezes apresentam padrões intrincados, em muitos tons de verde. A parte inferior das folhas geralmente é vermelha bordô.

Esta folhagem impressionante ganhou vários apelidos, incluindo a planta pavão, planta da janela da catedral, planta zebra e planta cascavel. Calatheas também são chamadas de planta de oração, pois estão intimamente relacionadas com a planta maranta , também conhecida como planta de oração. porque elas fecham suas folhas à noite, como mãos em oração, antes de abri-las novamente ao amanhecer. Esse movimento diário é conhecido como nictinastia e é fascinante de se testemunhar. No entanto, ao contrário das marantas, as calatheas não fecham as folhas à noite. 

Muitas variedades de calathea foram recentemente movidas para o gênero Goeppertia , então agora você pode encontrá-las sendo vendidas com esse nome.

Calatheas vêm do chão de florestas tropicais, o que dá muitas pistas sobre seus cuidados – elas lidam bem com baixos níveis de luz, mas precisam de muita umidade para prosperar. Você pode notar sua calathea movendo suas folhas ao longo do dia enquanto se orienta para a luz – algo que evoluiu para fazer em seu ambiente nativo.

1. Como cultivar

Calatheas precisam de cuidados específicos para prosperar. Elas precisam de um local consistentemente quente e luz brilhante, mas indireta – mantenha-as longe da luz solar direta. 

Mantenha o solo úmido da primavera ao outono e forneça um pouco de umidade borrifando as folhas diariamente ou colocando-as sobre uma bandeja de seixos úmidos. Calatheas precisam ser regadas com água filtrada ou destilada, ou água da chuva – não água da torneira.

As calatheas se dão melhor com luz indireta e brilhante, porém toleram um pouco de sombra. A luz solar direta queimará as folhas. Importante que você mantenha a planta longe de correntes de ar. 

Forneça uma temperatura mínima de 15°C e evite divisões com flutuações regulares de temperatura. Os banheiros são ideais para calatheas, pois adoram um ambiente úmido.

2. Como plantar

Plante sua calathea em composto que é uma mistura 2:1 de composto à base de solo e perlita( 2 partes de substrato e 1 parte de perlita). Replante na primavera, a cada dois anos, em um vaso um pouco maior.

3. Como cuidar de uma calathea

Mantenha o solo uniformemente úmido (mas não encharcado) o tempo todo, da primavera ao outono – regar pouco, mas com frequência, é o ideal. Use água destilada, água filtrada ou água da chuva, pois as calatheas são sensíveis aos produtos químicos da água da torneira. 

Certifique-se de que o excesso de água foi drenado. Regue menos no inverno, mantendo o solo apenas úmido.

Borrife as folhas diariamente com água morna ou deixe o vaso em uma bandeja de cascalho ou seixos que seja enchido com água.

No entanto, no inverno , se sua casa tiver aquecimento, o ar na casa costuma ficar muito seco, e isso pode fazer com que suas folhas fiquem marrons ou murchas, principalmente nas bordas e pontas. Essa falta de umidade também favorece as infestações de ácaros vermelhos , que se alimentam da seiva, deixando manchas amarelas nas folhas e enfraquecendo a planta.

A maioria das plantas de interior sofre com o ar seco, mas as espécies com folhas finas correm maior risco. Se você cultiva samambaias internas, como a avenca ( Adiantum raddianum ), palmeiras como Chamaedorea elegans ou plantas de oração ( Calathea , Maranta ), verifique-as regularmente durante o inverno e siga essas dicas para mantê-las saudáveis.

4. Como propagar

A melhor maneira de propagar um calathea é dividindo-o. Ao replantar a planta na primavera, separe delicadamente a raiz com os dedos – você deve descobrir que uma touceira na lateral sai naturalmente. Verifique se cada touceira tem uma parte do sistema radicular. 

Replante ambas as plantas em composto fresco, em vasos um pouco maiores do que a nova raiz. Se um caroço não sair naturalmente, você pode cortar a raiz com uma faca limpa e afiada.

5. Como resolver os problemas

As folhas que estão enroladas para dentro são um sinal de falta de rega. Sua planta deve se recuperar rapidamente depois de regá-la. Certifique-se de que qualquer excesso de água escorra depois.

Folhas amareladas ou murchas também podem ser causadas por excesso de água. As calatheas sofrem com o substrato encharcado, pois faz com que as raízes apodreçam. Você pode notar que a base da planta está enegrecida, por causa disso. Deixe o substrato secar antes de regar novamente e sempre deixe o excesso de água escorrer.

Manchas marrons podem ser causadas por queimaduras solares. Mova sua planta para longe da luz solar direta.

Folhas desbotadas significam que a planta está recebendo muita luz – vá para um local mais sombreado.

Pequenas manchas marrons nas folhas, cercadas por um halo amarelo, podem ser manchas foliares. Isso pode ser um problema se a água espirrar nas folhas. Remova todas as folhas afetadas para impedir que o problema se espalhe. Evite usar água da torneira.

As bordas marrons nas folhas ou as pontas marrons podem ser causadas pelo ar seco – portanto, aumente a umidade ao redor da planta, borrifando ou colocando-o em uma bandeja de seixos úmidos. Você também pode ter superalimentado sua planta ou regado com água “dura” (está relacionada à presença de sais de metais alcalino terrosos).

O ácaro vermelho pode afetar calatheas. As folhas e caules da planta serão cobertos por uma teia fina e a superfície superior da folha ficará manchada. Se você olhar com cuidado, usando uma lupa, verá ácaros e ovos na parte inferior das folhas. Melhore a circulação de ar e aumente a umidade. Como alternativa, use sprays contendo ácidos graxos ou óleos vegetais.

6. Conselhos para comprar calatheas

Calatheas estão disponíveis em centros de jardinagem e viveiros, bem como em viveiros especializados em plantas domésticas. Tenha em mente que você pode ter mais opções se comprar sua calathea de um viveiro especializado.

Certifique-se de ter as condições certas para o cultivo de calatheas – lembre-se de que elas se desenvolvem melhor em um ambiente úmido sob luz solar brilhante, mas indireta

Verifique sua calathea antes de comprar. Certifique-se de que as folhas estejam saudáveis ​​e carnudas e que não haja sinais de doenças.

7. Calathea: variedades para cultivar

Não há dúvida que as Calathea conquistaram já o coração dos amantes de plantas por todo o mundo. Existem imensas variedades, cada uma com padrões únicos e coloridos nas suas folhas. O aspecto exuberante e o facto de se darem muito bem em apartamentos, tem feito destas plantas verdadeiras estrelas. Estão também entre as plantas de interior seguras para animais.

Veja abaixo algumas variedades:

Planta ornamental muito usada no paisagismo e principalmente em ambientes internos com boa luminosidade. Uma tendência na decoração, ideal para quem quer montar uma floresta em casa ou apenas enfeitar um ambiente com estilo.

Conheça o Canal da NATURARTE NO

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

(11) 9 4210-7481

Sair da versão mobile