Mundo Naturarte

10 Suculentas Mais Raras Do Mundo pra Você se Apaixonar

10 Suculentas Mais Raras Do Mundo| Nos últimos anos,  cultivar suculentas tornou-se cada vez mais popular em todo o mundo. Infelizmente, este interesse renovado na grande variedade de plantas teve um impacto negativo em várias espécies suculentas na natureza. 
Certifique-se de que qualquer uma de sua coleção tenha origem ética.

10 Suculentas Mais Raras Do Mundo | Nos últimos anos, cultivar suculentas tornou-se cada vez mais popular em todo o mundo. Infelizmente, este interesse renovado na grande variedade de plantas teve um impacto negativo em várias espécies suculentas na natureza. 

Muitas suculentas, incluindo as raras nesta lista, são coletadas ilegalmente na natureza. Isso fez com que várias suculentas se tornassem criticamente ameaçadas de extinção em seus habitats selvagens e algumas das suculentas nesta lista estão muito próximas da extinção. 

Portanto, embora seja bom admirar essas suculentas raras, certifique-se de que qualquer uma de sua coleção tenha origem ética.

Conheça a lista abaixo:

10 Suculentas Mais Raras Do Mundo

1. Saião/ Nome científico: Aeonium gorgoneum

Aeonium gorgoneum

Aeonium gorgoneum , que é denominado Saião pela população local das ilhas de Cabo Verde, é uma suculenta rara e vulnerável à colheita excessiva. O saião é frequentemente usado na medicina tradicional para tratar a tosse e também outros problemas médicos. Existem menos de 1.000 plantas Saião restantes na natureza.

Essa suculenta se desenvolve em três das ilhas de Cabo Verde: Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Algumas das áreas de cada ilha onde o Saião cresce estão em terras protegidas (Parque Natural de Moroços, Parque Natural Cova / Paul / Ribeira da Torre e Parque Natural de Monte Verde), mas a colheita do Saião ainda não está sendo bem administrada.

2. Cacto dólar de areia/ Nome científico: Astrophytum asterias

Astrophytum asterias

O número estimado atual é cerca de 2.000 Cactos Dólar de areia. Também chamado de cacto ouriço-do-mar, cacto-estrela ou peiote-estrela é um raro cacto sem espinhos que é nativo de partes do Texas e do México. Este pequeno cacto é amplamente cultivado por colecionadores de suculentas e cactos. O cacto Dólar de areia tem sido ornamental e popular desde que foi coletado pela primeira vez em meados do século XIX .

No entanto, essa popularidade torna o cacto Dólar de areia vulnerável na natureza e pesquisadores relatam que pessoas de todo o mundo frequentemente removem ilegalmente o cacto da natureza e os levam para casa. 

A última atualização, de 2015, sobre os números da população selvagem do Dólar de areia estimou que havia apenas cerca de 2.000 plantas individuais restantes . Os conservacionistas desencorajam as pessoas a tirar esse cacto da natureza porque é muito fácil cultivá-lo a partir de sementes e mudas.

3. Vahondrandra /Nome científico: Aloe helenae

 Aloe helenae

Aloe helenae , também chamada de Vahondrandra é uma suculenta nativa ameaçada de extinção do sul de Madagascar. Estima-se que existam cerca de 200 – 500 Vahondrandras na natureza e que sua população pode estar diminuindo. A maior ameaça à sobrevivência de Vahondrandra é a destruição de seu habitat, que está sendo desmatado para agricultura e mineração.

Embora as Vahondrandas possam não sobreviver na natureza por muito mais tempo, existem algumas plantas vivas em jardins botânicos ao redor do mundo. Além disso, Vahondradra é ocasionalmente vendido para cultivo privado , mas ainda é bastante rara em seu habitat natural e em outras partes do mundo.

4. Pelotilla de Chinamada / Nome científico: Monanthes wildpretii

Pelotilla de Chinamada

A Pelotilla de Chinamada é uma rara suculenta que só cresce na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias da Espanha. Cada Pelotilla de Chinamada conhecida cresce em uma área que tem apenas cerca de 1 km² de tamanho. Em 2009, a contagem da população de Pelotilla de Chinamada foi relatada como 593 delas e 504 dessas eram plantas maduras.

Pelotilla de Chinamada cresce tende a crescer em fissuras e fendas. Também costuma crescer perto de outras suculentas do gênero Monanthes . A já pequena população de Pelotilla de Chinamada foi afetada negativamente por sua proximidade a uma estrada frequentemente utilizada. Isso fez com que o habitat da Pelotila de Chinamada se degradasse e a suculenta também se tornasse vulnerável a ser coletada e vendida como planta rara.

5. Cacto Rosa Pincushion /Nome científico: Mammillaria zeilmanniana

Cacto Rosa Pincushion

Embora o cacto Rose Pincushion seja amplamente cultivado por causa de sua bela coroa de flores rosa, essa suculenta é rara e está criticamente ameaçada de extinção em seu habitat natural . A coleta ilegal é um dos principais motivos do declínio da população de Cactos Rosa Pincushion.

Para piorar as coisas, o cacto Rose Pincushion só cresce em uma área extremamente pequena 1 km² em San Miguel de Allende em Cañada Virgen, México. Existem menos de 250 Cactos Pincushion Rose selvagens.

6. Estevesia alex-bragae /Nome científico: Estevesia alex-bragae

Estevesia alex-bragae

A Estevesia alex-bragae é a única espécie conhecida de suculenta em seu gênero. Seu habitat natural fica em Góias, Brasil. Não se sabe muito sobre este cacto com flor muito rara e só recentemente foi descrito em 2009. Infelizmente, esta suculenta rara está criticamente ameaçada de extinção e acredita-se que não haja mais do que 200 plantas individuais restantes.

Quando o Estevesia alex-bragae foi estudado em 2009, os pesquisadores descobriram que a apenas 30 km de distância a terra havia sido desmatada para a produção de soja. Estima-se que até 90% da população restante da Estevesia alex-bragae pode ser exterminada se as terras próximas continuarem a ser usadas para a produção de soja.

7. Aichryson dumosum / Nome científico: Aichryson dumosum

Aichryson dumosum

Aichryson dumosum , que não tem um nome comum porque é muito raro, é uma suculenta nativa de uma área da Madeira, Portugal. Atualmente, estima-se que existam cerca de 50 a 250 plantas Aichryson dumosum remanescentes na natureza e seu número continua diminuindo. A área em que vive o Aichryson dumosum é de apenas 100 m² e é uma região protegida.

Embora o habitat do Aichryson dumosum seja protegido, a suculenta ainda está ameaçada por espécies invasoras, atropelamentos, incêndios, secas e deslizamentos de terra. Devido ao seu baixo tamanho populacional, o Aichryson dumosum é considerado criticamente ameaçado. Algumas das ações de conservação recomendadas são para aumentar a consciência pública sobre Aichryson dumosum.

8. Árvore de Quiver Gigante /Nome científico: Aloidendron pillansii (anteriormente Aloe pillansii)

Árvore de Quiver Gigante

Número estimado atual: menos de 200
Localização (Alcance): Ritchersveld, Cape Province, South Africa; e possivelmente tão ao norte quanto Brandberg, Namíbia
Embora a Quiver Tree gigante possa não se parecer com a maioria das suculentas, é uma das três árvores de aloe nativas do sul da África – todas as plantas de aloe são suculentas. Das três árvores de aloés africanas, a Quiver Tree gigante ou Aloidendron pillansii é a mais rara e pode haver menos de 200 árvores individuais de Quiver Gigante remanescentes na natureza.

A Giant Quiver Tree e as outras árvores de aloe costumavam ser classificadas como aloés, mas um novo gênero, Aloidendron , foi criado para essas árvores suculentas únicas. Como o próprio nome indica, a Quiver Tree gigante pode crescer muito, atingindo uma altura máxima de cerca de 10 m . 

Algumas das maiores ameaças à Quiver Tree gigante são sua população naturalmente pequena, coleta ilegal, baixo recrutamento natural e perda de habitat por meio da mineração e criação de gado.

9. Parodia rechensis /Nome científico: Parodia rechensis

Parodia rechensis

Número estimado atual: cerca de 70
Localização (Faixa): Rio Grande do Sul
Como muitas das suculentas desta lista, a Parodia rechensis é rara porque é difícil de crescer e seu habitat natural está ameaçado. Embora a paródia , também conhecida como Notocactus rechensis , esteja listada como criticamente ameaçada de extinção na lista de espécies ameaçadas do Rio Grande do Sul, a área onde a suculenta cresce naturalmente não está protegida.

Em 2012, uma extensa pesquisa sobre o status da Parodia rechensis foi realizada. Os cientistas descobriram que a Parodia rechensis está perto da extinção na natureza e que existem apenas duas populações sobreviventes da suculenta. Na época, os cientistas encontraram apenas cerca de 42 Parodia rechensis e de acordo com os pesquisadores pode haver apenas cerca de 70 ou mais plantas hoje.

10. Discocactus subterraneo-proliferans /Nome científico: Discocactus subterraneo-proliferans

Discocactus subterraneo-proliferans

Não se sabe muito sobre o Discocactus subterraneo-proliferans , que realmente não tem um nome comum, a não ser que pode estar extinto na natureza. Ela está listada como criticamente ameaçada de extinção e acredita-se que possa haver menos de 50 plantas sendo cultivadas privadamente por pessoas em todo o mundo. Isso torna o Discocactus subterraneo-proliferans a suculenta mais rara do mundo.

Este Discocactus em particular é nativo de uma região do Brasil em Britania, Goiás. Está quase extinto porque seu habitat natural foi desmatado e arado para agricultura de pequena escala e pecuária. Enquanto todas as espécies de Discocactus são bastante raras porque são difíceis de cultivar, o Discocactus subterraneo-proliferans é o mais raro. Existem entusiastas suculentos nos Estados Unidos e no Reino Unido que estão cultivando o Discocactus subterraneo-proliferans .

Então, você gostou de conhecer estas 10 Suculentas Mais Raras do Mundo? Se sim, não deixe de dar seu Comentário!

Conheça o Canal da NATURARTE NO

SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

(11) 9 4210-748

10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo 10 Suculentas Mais Raras Do Mundo

Sair da versão mobile