10 Dicas para Você Criar Belos Jardins
Belos Jardins | Você quer criar um lindo jardim? Não importa o tamanho do seu espaço, existem princípios de design que você pode aplicar para embelezar sua varanda, terraço ou quintal.
Belos jardins apelam aos nossos sentidos. As cores e a imensa diversidade de combinações de design, fragrâncias, sabores, sons de pássaros e insetos atraídos pelas plantas e variedade de texturas.
Dê um passeio pelo seu bairro e observe os jardins que chamam sua atenção ou, da próxima vez que você visitar o jardim de um amigo, seja observador e fique atento ao que você adora nele . Sem dúvida, eles aplicarão alguns princípios e elementos de design, sejam eles usados em arte, gráficos, construção, design de interiores ou jardim.
Conceitos simples podem fazer uma diferença enorme para a processo do seu espaço de jardim e principalmente quando se trata de um micro-jardim . Os designers usam esses princípios em todo o mundo para fazer os espaços realmente se destacarem e serem visualmente bonitos. Na verdade, menos pode ser mais, se você souber como.
Veja a seguir as 10 dicas para belos jardins em pequenos espaços
1. Adicione flores ou plantas com flores
Salpicos de cor quebram o verde, fornecem variedade, contraste e pontos focais. Experimente semear flores anuais e perenes. por exemplo , cosmos , hortênsias , girassóis e malmequeres.
No entanto, você não precisa plantar flores especificamente. Uma grande variedade de ervas e vegetais também tem lindas flores. Estes incluem: cebolinha (roxa), cebolinha (branco), endro (amarelo), tomilho (rosa claro a roxo), manjericão(branco ou roxo), sálvia (vermelho), alecrim (roxo), rúcula (branco), bem como todos os vegetais e frutas com flores.
Insetos benéficos também serão atraídos para o seu jardim e polinizarão e limparão qualquer praga para você.
As flores têm uma capacidade incrível de embelezar qualquer espaço – basta escolher o seu tema de cor favorito.
“As flores são os belos hieróglifos da natureza com os quais ela indica o quanto nos ama. ” – Goethe
2. Controle de ervas daninhas
Remova as ervas daninhas antes que elas gerem sementes.
Faça compostagem de plantas que competem com o que você realmente deseja em seu jardim. Por que desperdiçar dinheiro compartilhando alimentos e nutrientes vegetais com aproveitadores? Adicionar um mulch (palhinhas protetoras) atraente e prático impedirá que as ervas daninhas deem sementes.
3. Agrupe plantas em torno de um tema
Crie uma coleção de plantas com a mesma folhagem ou cor de flor para maior impacto. Definir o tema de uma área de seu jardim com o uso inteligente da cor é um truque fácil de usar.
Afaste-se e dê uma olhada nas cores do seu jardim agora. Você poderia movê-los para um efeito melhor?
Por exemplo, colocar uma composição de quatro ou seis flores da mesma cor em um recipiente para o plantio em massa tem um efeito maior do que apenas adicionar uma flor. Envolvê-los com outra cor contrastante irá ‘enquadrar’ a imagem.
Este princípio simples adiciona equilíbrio e usa outro truque de design – a repetição .
Você também pode obter essa técnica simples plantando ao longo da borda de um canteiro de jardim com uma planta de borda. Ou destaque a forma e a cor do recipiente com plantações repetidas. Branco, prata ou cinza e azul funcionam bem quando combinados com a maioria das outras cores.
4. Adicione alguma arte de jardim
A arte do jardim pode ser qualquer ornamento, coleção, achado precioso ou algo que você faça. Quando você adiciona itens decorativos ao seu jardim, isso reflete sua personalidade e adiciona exclusividade ao seu pequeno espaço.
Afaste-se e veja o que o espaço precisa. Talvez uma panela pudesse ser aprimorada com um pequeno enfeite.
Você tem uma parede nua que precisa esconder? Você está alugando e não consegue pintar as paredes externas? Nesse caso, tente pendurar uma cortina de bambu como pano de fundo para suas plantas. Ou grampeie um pouco de tecido em uma moldura de madeira leve em uma cor contrastante e, em seguida, posicione seus vasos e móveis na frente.
Esta é uma decoração portátil e pode realmente ajudá-lo a aproveitar o seu espaço ao ar livre por um custo muito baixo. Você também pode usar esse conceito dentro de casa.
5. Use potes coloridos ou recipientes alternativos
Você pode optar em reutilizar latas velhas que, de outra forma, seriam jogadas fora. Uma lata de alimento simples pode ser atualizada de forma rápida e fácil com um pouco de tinta.
Algo que todo mundo tem em sua casa, um bule de chá pode fornecer uma grande variedade de usos inteligentes quando se trata de plantas. Quer você opte por usá-lo como regador ou colocar plantas menores em xícaras de chá, é uma forma sustentável de fazer uso de algo do seu armário da cozinha, em vez de comprar um novo.
Embora nem todo mundo possa ter uma pia velha para usar, eles fazem plantadores brilhantes devido à sua grande quantidade de espaço e profundidade. Coloque-o no jardim com terra e preencha com suas flores e plantas favoritas.
Os plantadores, como jardineiras, podem ajudar a chamar a atenção para uma planta ou área focal. Um plantador com um toque de cor é um exemplo simples de ‘menos é mais’.
Você tem um vaso pesado ou com uma bela árvore frutífera ou planta favorita? Você pode usar novamente as técnicas de design para fazer esse elemento parecer mais importante.
Ao contrastar o tamanho das plantas ou potes que o rodeiam , você pode criar o domínio com o pote que você deseja destacar como o elemento-chave. Certifique-se de que os que você colocar ao redor sejam menores do que o pote focal. Isso ajuda a criar unidade, já que o olho se concentra no vaso de elementos e, em seguida, em torno do resto do jardim circundante.
6. Use ervas e flores comestíveis multifuncionais
As ervas fornecem ingredientes frescos para a cozinha, têm flores comestíveis, formam bordas atraentes e aromas agradáveis.
As pessoas usam ervas por suas propriedades culinárias e curativas há séculos. Hoje, as ervas continuam tão populares como sempre.
Os cozinheiros adoram os sabores únicos que as ervas emprestam a todos os tipos de comida e bebida. Os fitoterapeutas valorizam as qualidades curativas de certas flores, folhas e raízes. Os artesãos de ervas preservam a beleza e a fragrância das flores e folhas em potpourri, grinaldas, sachês e arranjos secos.
E, claro, os jardineiros valorizam as ervas por todas as suas excelentes qualidades, incluindo seu vigor, baixa manutenção e resistência natural a pragas.
Escolha ervas como salsa de folhas crespas, cebolinha, montinhos de tomilho-limão e manjericão, malmequeres e violetas. . Eles não só fornecem variação de cor, mas também adicionam beleza, sabor e estrutura.
7. Crie unidade e diversidade
Obtenha um belo jardim repetindo uma cor fornecida por uma variedade de plantas diferentes .
Temas de cores são um truque de design muito eficaz para adicionar beleza. Aqui estão algumas idéias de combinações para começar:
- Amarelo / Laranja : por exemplo, pimentão amarelo; malmequeres laranja; calêndula; variedades de tomate cereja como ‘pera amarela; acelga; laranja; cosmos ; e pimentões amarelos.
- Roxo : por exemplo, manjericão roxo ; Tomilho; Berinjela; beterraba; acelga arco-íris; Ruibarbo; flores de alecrim e cebolinha; algumas variedades de alface; lavanda; gerânio; violeta e petúnia.
- Branco, Cinza e Azul – essas cores combinam com tudo: por exemplo, alho-poró azul / verde; sálvias ornamentais que têm flores azuis ; sálvia para culinária; couve-flor; e alguns repolhos.
8. Escolha um recurso
Por exemplo, pode ser uma planta, estátua, peça de arte de jardim ou até mesmo mobília de jardim . O que quer que seja especial para você, destaque-o chamando a atenção . Algumas maneiras de fazer isso são:
- Escolha uma planta em foco, como uma árvore cítrica produtiva em um vaso, centralizando-a em sua sacada ou varanda. Assim que você sair pela porta, ela deve chamar sua atenção imediatamente.
Use um pote ou recipiente que seja de uma cor diferente dos outros, de modo que faça uma declaração . Sub-plante ao redor da base da árvore com algumas plantas anuais coloridas ou cobertura do solo.
Posicione as plantas mais abaixo em cada lado do vaso, de modo que o olho vá primeiro para a árvore como o ponto mais alto.
- A arte ao ar livre pode assumir muitas formas e ser feita a partir de uma ampla variedade de materiais. De peças que ficam em vasos, mesas ou móveis até molduras e coleções fixadas na parede, elas podem ser um ponto de discussão e foco, ou ajudar a criar um tema para seu ambiente externo.
Figuras humanas feitas de vasos de terracota e plantas para ‘cabelo’ adicionam uma sensação de diversão. Seja criativo!
- Arte comestível – com um pouco de imaginação, potes e recipientes com uma horta altamente produtiva também podem ser uma característica a destacar.
Uma combinação que funciona bem é usar o princípio da proporção, colocando uma planta mais alta, como a cebolinha, no centro de uma panela redonda e cercando-a com vegetais para salada e ervas de menor crescimento.
Selecione plantas com diferentes texturas e cores , para que você possa chegar a uma combinação marcante. Diferentes cores, padrões e formas de folhas podem ficar lindos juntos.
- Móveis -Se uma mesa e cadeiras são o ponto central do seu jardim, adicione um pouco de cor à mesa com um arranjo de vida. Você terá um ambiente aconchegante em um pequeno jardim pitoresco cercado de vasos.
Pode ser uma verdadeira atração para os olhos. Escolha flores e ervas aromáticas para envolver ainda mais os sentidos. Experimente ervas que você pode usar como guarnição recém-colhida quando comer ao ar livre, como salsa, coentro e cebolinha. Eles fornecem enzimas digestivas maravilhosas também
9. Belos jardins evitam a desordem
Isso pode ser um desafio se você tiver um espaço muito pequeno e quiser cultivar muitas plantas! No entanto, a superlotação apenas tornará o acesso difícil e o uso geral do espaço desafiador.
Tente equilibrar superfícies duras com as plantas que você selecionar e evite usar muitos materiais diferentes .
Considere o cultivo de algumas plantas dentro de casa e espalhe-as em áreas da casa onde sejam adequadas às condições de luz. As samambaias, por exemplo, adoram a umidade e as condições de pouca luz em muitos banheiros, ao passo que ao ar livre elas podem ocupar muito espaço pessoal valioso que poderia ser melhor usado para outras plantas ou móveis.
Use espaços verticais como paredes, grades, contêineres e cestos suspensos para liberar espaço em um pequeno terraço ou varanda.
Embora não se limitem a pequenos espaços, os jardins verticais são ideais para áreas pequenas ou limitadas porque oferecem a capacidade de maximizar o espaço de forma artística e eficiente.
Também é essencial levar em consideração as condições de cultivo ao escolher as espécies de plantas.
10. Escolha Folha Variegada
Em algumas circunstâncias em que você pode ter reduzido a luz do sol, você pode não ter muitas opções para cultivar plantas com flores. Você ainda pode adicionar cor e estrutura escolhendo as plantas com cuidado.
Plantas variegadas são todas aquelas com folhas verdes manchadas em suas extremidades de branco, creme ou outras cores, que atualmente fazem muito sucesso nos jardins.
Segundo o dicionário, a palavra variegada significa “ocorrência numa planta de outras cores além do verde”. Ou seja, aquelas espécies normalmente com folhas verde-escuras, que apresentam manchas irregulares verde-claro, creme ou outra cor.
A variegação pode ocorrer também nas pétalas das flores. Os Hibiscos e algumas orquídeas são bons exemplos disso.
Outra opção é incluir folhagem variegada que normalmente tem uma cor no interior e uma segunda cor ao redor da borda da folhagem. Algumas variedades ornamentais são Cordylines, Dracenas, Mandevilla, Tradescantia spathacea e Sanseveria. Muitas variedades impressionantes também podem ser cultivadas em ambientes internos para realçar a beleza interna e melhorar a qualidade do ar.
E você? Como adicionou beleza ao seu jardim?
Sinta-se livre para compartilhar aqui nos comentários suas dicas sobre o que você ama sobre o seu jardim ou ideais de design, ideais de recipiente e temas para jardins.
belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins belos jardins
Conheça o Canal da NATURARTE NO
SE TIVER ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!
(11) 9 4210-7481